TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ITQ - METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO - AUTOATIVIDADES 1 A 5

Por:   •  26/12/2016  •  Exam  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  40.689 Visualizações

Página 1 de 6

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 1.

Nome: Data de Entrega: 19/12/2016

1. De acordo com o exposto no capítulo, escreva com suas próprias palavras uma definição para ciência.

Ciência significa conhecimento prático e sistemático, adquirido por meio de pesquisas metodológicas.

2. .Escolha e apresente três tipos de conhecimento.

Conhecimento Popular: é o que chamamos também de conhecimento empírico, são opiniões de pessoas, suas experiências e vivencias. Conhecimento Cientifico: é o conhecimento que resulta de uma investigação metódica e sistemática dos fatos, fomentando uma análise apurada das causas pelas quais aquele determinado fato acontece, através da prática de demonstração ou experimentação. Conhecimento Religioso: é também conhecido como conhecimento teológico, partindo do princípio de que as verdades compreendidas são infalíveis, pois se tratam de revelações divinas.

3. Explique por que razões um pesquisador deve possuir um espírito cientifico e possuir ética?

Para produzir uma pesquisa séria e ética, o pesquisador também precisa ter estas características, ou sua pesquisa não terá credibilidade. Ter um espírito científico significa ter atitude científica, que libera a orientação criativa que possibilita a descoberta. Na prática, o espírito científico se raduz por uma mente crpitica, objetiva e racional.

4. Escolha e apresente as características de um tipo de raciocínio metodológico que pode ser adotado para desenvolver uma pesquisa:

Indutivo: parte de fatos particulares para conclusões genéricas, ou seja, do mínimo pra o todo; parte de fatos singulares para se chegar a uma conclusão ampla; vai do específico para o geral.

AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 2.

1. Qual a diferença entre pesquisa simples e pesquisa aplicada:

A pesquisa simples ou básica tem como objetivo gerar conhecimentos novos que sejam úteis para o avanço da ciência; a pesquisa aplicada tem como objetivo gerar conhecimentos para o avanço da ciência, em assuntos e problemas especificamente práticos.

2. Descreva como as pesquisas podem ser classificadas quanto aos objetivos:

Exploratória: explora onde há dados limitados, desenvolve hipóteses; Descritiva: tenta descobrir que, o que, onde, quando, ou quando; Explicativa: pretende saber o porquê dos fenômenos.

3. Descreva como as pesquisas podem ser classificadas quanto aos procedimentos:

Documentação direta: os dados são extraídos do local onde ocorrem os fenômenos/fatos (pesquisa de campo, pesquisa de laboratório) ; Documentação indireta: os dados são extraídos de fontes levantadas por outras pessoas (pesquisa documental, pesquisa bibliográfica).

4. O que é planejamento de pesquisa e como pode ser realizado?

É a estratégia paraum estudo e o plano através do qual a estratégia deve ser desenvolvida,pode ser dividido em duas atividades: o pré-projeto e o projeto.

5. Seguindo os passos apresentados para o pré-projeto, elabore um pré-projeto contendo: o tema, a problematização (ao menos 5 perguntas com respostas), a delimitação (a escolha de uma pergunta), a hipótese. [RESPOSTA PESSOAL]

Tema: desistindo de frequentar a igreja; Problematização: 1.O que faz as pessoas desistiremde ir à igreja? Decepções com as pessoas e interesses no que é oferecido fora da mesma, 2.Por que pessoas se desviam? Falta de firmeza na fé, 3.Oque fazer para atrair de volta pessoas desviadas? Falar mais sobre a Palavra de Deus, a Salvação e sua importância, 4. Como convencer pessoas a permanecerem na igreja? Não se pode convencer verdadeiramente ninguém a ter fé, é algo pessoal, só o Espírito Santo tem este poder,podemos apenas apresentar a Palavra e deixar que as pessoas decidam, 5. Por que insistir naquelas pessoas que desistem da igreja? Porque é nosso papel de cristão desejar que todos sejam salvos; Delimitação: Por que insistir nas pessoas que desistem da igreja?; Hipótese: Se lermos a Bíblia, compreenderemos que amar ao próximo é um dos mandamentos divinos e se abandonarmos aqueles que um dia foram nosssos irmãos na fé, não estaremos cumprindo este mandamento.

6. Descreva o que são anotações e como um pesquisador deve fazê-las.

Recolher as ideias importantes do autor, elementos constantes em um texto ou uma situação. Deve selecionar leituras referentes ao assunto estudado , analisar cuidadosamente o texto, e depois anotar por meio de resumos as informações constantes no texto.

AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 3.

1. Escolha e descreva um trabalho científico longo.

Tese: é uma condiçao básica para se obter um grau acadêmico tanto de doutor como de livre docente, assume o papel de um trabalho de conclusão para o doutorado e pode ser desenvolvida no formato ou de monografica ou de relatório cientifico.

2. Qual é a diferença entre o artigo científico e o paper?

Artigos são pequenos estudos resultantes de pesquisa realizadas, não sãolongos ou complexos, publicados em revistas ou jornais ou periódicos especializados. Paper é destinado inicialmente a comunicação oral em cursos, congressos, simposios, reuniões e outros meios cientificos, publicados nas atas e anais dos eventos cientificos onde foi apresentado.

3. Quais são as caracteristicas [conceito e estrutura] da resenha bibliográfica?

Resenha é um texto que apresneta depois de cuidadoso exame o resumo do conteúdo de obras prontas. Não contém a avaliação do autor. Estrutura: identificação da obra, credenciais do autor, estrutura da obra, conteudo, conclusoes, identificação do resenhista.

4. Quais são as caracteristicas [conceito e estrutura] da resenha crítica?

é um texto que apresneta depois de cuidadoso exame o resumo do conteúdo de obras prontas, Contém a avaliação do autor. Estrutura: identificação da obra, credenciais do autor, estrutura da obra, conteudo, conclusoes, analise crítica, recomendação da obra, identificação do resenhista.

5. Escolha uma bíblia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com