TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA RELIGIOSA A ÉTICA CRISTÃ

Por:   •  14/9/2020  •  Dissertação  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

CULTURA RELIGIOSA

Tendo em vista o significado etimológico Ética Religiosa Cristã, onde Ética vem do Grego ethos, que significa “caráter moral” e cristã vem do Latim christianus, que quer dizer “seguidor da doutrina de Cristo”, podemos dizer que esse seguimento da ética está sustentada nos ensinamentos de cristo, os quais em sua maioria estão descritos na bíblia. Abordando dessa forma o sistema de valores morais estabelecidos e considerados pela Igreja Católica, associados com o Cristianismo histórico e que é utilizado para a sustentação teológica e filosófica dos seus princípios.

A ética cristã é composta por princípios, os quais possuem como finalidade fazer com que os ensinamentos da Igreja Católica se tornem padrões de ação na sociedade, ou seja, mandamentos, diretrizes. Ao contrário dos costumes, flexíveis e variáveis, a ética cristã é normativa, pois tem como base as normas estabelecidas pelo Criador.

A fonte e os princípios da ética religiosa cristã são extraídos das Escrituras Sagradas, pois são inspiradoras e possuem autoridade plena, para ensinar, corrigir e direcionar o ser humana para que viva em plenitude e de acordo com a vontade de Deus.

Ao abordamos a religiosidade da cristã à ética não podemos fugir da centralidade de sua fé, Jesus Cristo, Dessa forma os princípios da ética religiosa cristã está intimamente ligada aos mandamentos de Cristo, que devemos ter como norma não somente para o ensino, mas também como das práticas cristãs.

Dessa forma podemos dizer que a ética religiosa cristã tem como valores fundamentais a vontade de Deus para a vida do ser humano no mundo terreno, cuja expressão mais conhecida e aplicada é a expressa nos Dez Mandamentos revelados na Bíblia. Tais mandamentos, também são chamados de princípios, de forma a orientar a conduta de todos os seres humanos.

Conforme o livro de Cultura Religiosa, elaborado pela instituição há diferentes formas de relacionar os mandamentos, dentre a qual temos a da tradição cristã luterana, que tomaremos como fonte por ser pertinente ao tema e de melhor entendimento. Lutero traz os mandamentos divididos em dois grupos, sendo o primeiro relacionado a Deus e o segundo ao próximo.

No primeiro grupo, Amar a Deus, guarda as mais expressas formas de obediência e amor a Deus, como Amar a Deus sobre todas as coisas, visto que não podemos colocar outros deuses acima de Deus e devemos confiar e ser firmes na fé; e não tomar seu santo nome em vão, ou seja, não podemos em nome de Deus desejar o mal das pessoas, como amaldiçoar, jurar, praticar a feitiçaria, mentir ou enganar, mas sim invocá-lo em todas as necessidades, orar, louvar e agradecer. E finalizando o primeiro grupo temos que Santificar o dia do descanso, ouvindo e estudar a santa palavra de Deus.

O segundo grupo, um pouco mais extenso, temos os princípios relacionados ao Amor do próximo, ou seja, do nosso irmão em cristo, são eles: Honrarás a teu pai e a tua mãe, sempre com dedicação, amor e respeito; Não matarás, ou seja, não fazer qualquer mal físico aos nossos irmãos em cristo, de forma a não violar contra a sua vida; Não cometerás adultério, honrar sempre os nossos esposos ou esposas; Não furtaras, pois apoderar-se de bens alheios vai contra os ensinamentos de cristo; Não dirás falso testemunho contra o teu próximo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com