TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura teológica

Seminário: Cultura teológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Seminário  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 5

Durante as aulas de Cultura Teológica, podemos definir Teologia como a ciência de Deus e das coisas divinas baseada na revelação feita ao homem por meio de Jesus Cristo e sistematizada em seus vários aspectos no âmbito da igreja. A teologia como ciência tem como principal objeto de estudo o Sr. Deus. Ela parte do princípio de que o conhecimento a respeito do Supremo Ser já tenha revelado. Esta revelação é o fundamento de todas as afirmações e pronunciamentos teológicos. O que não foi revelado não pode ser conhecido, estudado ou explicado. A teologia é a mais elevada reflexão acerca de Deus quando é biblicamente conservadora.

Ao longo da história a palavra teologia possuiu um determinado sentido. Um primeiro paradoxo é que a palavra teologia que no ocidente se vinculou á tradição bíblico-cristã, não encontra na Bíblia seu nascimento semântico. Foi no mundo grego que o termo teologia lançou suas raízes, pois nos teatros gregos havia acima do palco um lugar chamado “theologeion” onde apareciam os deuses. Esse verbo “theologêo” significava o discursar sobre os deuses. Teologia exprimia a ciência das coisas divinas. A teologia foi aceita como ciência de Deus pelo cristianismo, “assumindo assim a acepção cristã de discurso sobre Deus e Cristo”, a partir do século IV pela Patrística Grega isso contou com o auxílio de Orígenes e Eusébio. Teologia define-se como reflexão crítica, sistemática sobre a intelecção de fé. E a fé termina em Deus e não nos enunciados a respeito de Deus. A fé é fundamental para o estudo da teologia, pois não há teologia sem o dado da crença em um Deus que se revela e liberta o seu povo (Ex 3,7), enfim, sem fé não se faz teologia.

A religião e a ciência são construções humanas, que variam com o tempo. Dentro de qualquer religião há uma variedade de posicionamentos, ramificações, segundo as diversas interpretações que fazem das escrituras que consideram sagradas, inspiradas por deus ou deuses, e geralmente tidas como revelações diretas ao homem. Há uma multiplicidade muito grande de pareceres teológicos dentro de cada religião, acompanhando assim a variedade de formas com que o ser humano vê as questões que envolvem os deuses e o homem. Alguns cientistas entendem a ciência como instrumento para se achegar a Verdade Absoluta, outros a vêem limitada e restrita às limitações racionais e experimentais humanas.

Há vários modos de se ver o mundo. O ato de ver ou perceber o mundo depende do interesse e da cultura de cada um. O olhar humano é seletivo. Dentre os diversos olhares, pode-se escolher olhar o mundo a partir do binômio SAGRADO e PROFANO.

O sagrado é uma experiência da presença de uma potência ou de uma força sobrenatural que habita algum ser – planta, animal, humano, coisas etc. É a experiência simbólica da diferença entre os seres. Sagrado (Santo, em hebraico, é KADOSH) é aquilo que foi “santificado” pelo Ser Divino, que foi marcado com o selo divino. Não é o homem que determina o sagrado, mas essa determinação é feita pelo próprio ser divino. Em contraposição ao Sagrado está o Profano, que é tudo aquilo que rodeia o sagrado. Profano é todo o espaço ao redor do sagrado. Os seres e objetos que não foram sacralizadas pela divindade são considerados profanos. Ser profano não significa algo negativo, como o senso comum pensa. Para o senso comum “sagrado” é algo do bem e “profano” é algo do mal. Isso, para a Ciência da Religião, não é verdadeiro. O sagrado se manifesta ao ser humano, é algo totalmente diferente do profano. Para o Islamismo Meca é a cidade mais sagrada do Islamismo, ali se encontra a caaba (uma pedra preta que acreditam que tenha sido enviada dos céus), pelo menos uma vez na vida todo islâmico deve ir a Meca e dar sete voltas no sentido anti-horário ao redor da caaba. Para o Cristianismo a Igreja de São Pedro, na cidade e no país do Vaticano. É o maior santuário da cristandade. “Pedro, discípulo de Jesus Cristo, chegou à Roma para dirigir a Igreja”. Para o Judaísmo o Muro das Lamentações, hoje judeus fazem suas preces e depositam pequenos papéis com pedidos e preces nos vãos das pedras.

ÉTICA

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. Moral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com