TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deus É Quem Dá O Arrependimento E A Fé Para A Salvação Ou É O Homem Que Deve Se Arrepender E Crer?

Por:   •  25/8/2016  •  Artigo  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  1.142 Visualizações

Página 1 de 8

Deus É Quem Dá O Arrependimento E A Fé Para A Salvação Ou É O Homem Que Deve Se Arrepender E Crer?

Estarei abordando aqui assuntos relevantes no que diz respeito a Fé, o Arrependimento, e a Salvação. Entretanto, farei uma alusão de duas perspectivas Teológicas distintas que é o Arminianismo Classico e o Calvinismo Classico também.

O Arminismo Classico diz que é o homem quem deve se arrepender e crer através do livre arbitrio, o qual Deus lhe deu para que fize-se escolhas por si próprio, uma vez que quem depende e necessita de ser salvo é o homem.

Por outro lado o Calvinismo Classico diz que é Deus quem decide, é Deus quem predestina o homem para que ele venha se arrepender, ou seja, é Deus quem faz a obra para que o homem se arrependa e reconheça que dEle provem todas as coisas, inclusive o ato de se arrepender por intermédio da Graça irresistivel.

Entretanto, o Arminianismo Classico não nega que todas as coisas provem de Deus, mas sim diz que tudo provem dEle e que não há nenhum bem ou força que possa surgir de outro lugar se não for dEle. Porém, é de responsábilidade do homem se arrepeder, é o homem quem deve reagir, isto é, ou ele aceita ou ele pode resistir. Portanto, entende-se pela visão Arminiana que cabe ao homem responder a Deus no que diz respeito ao arrependimento, seja positivamento ou negativamente.

Já o Calvinismo Classico diz que o arrependimento e a fé, juntamente com dois elementos excenciais da conversão que vem depois da regeneração são prioritariamente dons de Deus, ou seja, se Deus não lhes der esses dons o homem não tem capacidade nenhuma de se arrepender e de crer, entretanto, isso não significa que o ser humano é uma espécie de marionéte, porque o Calvinismo Classico entende que o ser humano é responsável pelos seus atos, portanto, é de responsábilidade do homem se arrepender e crer, porque não é Deus que se rrepende no lugar do homem muito menos crer no lugar do homem, mas sim é de responsábilidade do homem crer e também é de responsábilidade do homem se arrepender, porém, o ser humano só é apto a se arrepender e crer se Deus o capacitar a fazer tal coisa. E é exatamente ai que está a grande questão da divergencia dessas duas linhas teológicas, porque o Calvinismo Classico diz que quando é Deus mesmo de fato que faz tal realização o ser humano não consegue resistir, na teologia Calvinista isso é chamado de “Graça Irresistivel.”

De acordo com:

Mateus 4:17. Daquele momento em diante Jesus passou a pregar e dizer: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus!”

Marcos 1:14,15. E depois que João foi levado à prisão, Jesus partiu para a Galiléia, pregando a todos as boas novas de Deus: “Cumpriu-se o tempo e está chegando o Reino de Deus; arrependei-vos e crede no Evangelho”.

Sendo Jesus Deus de acordo com Mateus 12:25 que diz, que Ele conhece os nossos pensamentos, embora Jesus sendo 100% (cem por cento) homem isso não faz com que a sua divindade seja subtraida ou rebaixada, entretanto Ele só não faz uso das suas prerrogativas de modo pleno.

PORQUE JESUS INSISTE NUM ARREPENDIMENTO COMO RESPOSTA?

Na visão Calvinista, os Calvinistas Classicos entende que Jesus insiste num arrependimento como uma prerrogativa humana – porque de fato é uma prerrogativa humana, é o homem quem deve se arrepender – porque uma vez que o homem quebra os mandamentos de Deus, uma vez que o homem se corrompeu desbedecendo a Deus e o único modo para ele ser salvo é se arrepender dos seus pecados e crendo na única provisão de vida para a salvação que é o sangue dos cordeiros do Antigo Testamento, entretanto, mais especificamente o sangue do Cordeiro que tira o pecado do mundo que é Jesus o Cristo. Portanto, quando Jesus prega dizendo: “arrependei-vos porque o reino está perto”, de fato, é dessa forma que deve ser mesmo, devemos pregar, porque o reino de Deus está próximo.

Porém, a responsabilidade de se arrepender e a responsabilidade de crer é do ser humano, porque isso faz parte da doutrina bíblica, entretanto a Teologia Reformada – Classica, ou Calvinismo Classico, sustenta aquilo que a bíblia ensina, ela não procura selecionar as passagens bíblicas, mas sim procura fazer uso da bíblia como um todo, mesmo que alguns momentos, fazer isso prejudique um pouco as consepções da Teologia Reformada Calvinista (concepções racionais). De fato, todos nós somos racionalistas, isso é inegavel, nós somos criados em um mundo racionalista, nós somos filhos do iluminismo quer queiramos ou não. O iluminismo de uma forma geral ensina que duas verdades não podem ser aparentemente contraditórias, se elas forem, uma deve ser verdadeira e a outra a falsa, se temos a letra “x” como verdadeiro, logo a letra “y” como falsa, ou se temos a letra “y” como sendo verdadeiro logo temos a letra “x” como falso. Portanto, existe uma tendencia no meio da Teologia, que diz que ou é verdadeiro que é Deus que decreta todas as coisas que Deus tem os seus escolhidos, que Deus elege, que é Deus quem da a fé, que é Deus quem da o arrependimento, ou é verdade que o homem é quem é responsável, que o homem é livre, porém este ser livre não tem haver com livre-arbítrio, mas sim liberdade de agir. Portanto, é de fato que a bíblia ensina as duas coisas ao mesmo tempo, e as vezes ensina isso em uma mesma passagem, como por exemplo: “Felipenses 2:12. Sendo assim, meus amados, como sempre obedecestes, não somente na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, colocai em prática a vossa salvação com reverência e temor a Deus.” Nessa passagem, vemos o Apostolo Paulo colocando a responsabilidade nos Felipenses dizendo que é de responsabilidade deles desenvolverem a salvação. Se tudo acaba-se apenas com esse versículo, de fato concordariamos que é o homem quem decide no que diz respeito a salvação. Porém, temos o versículo 13 que diz: “pois é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade.” Ou seja, o Apostolo Paulo diz para os Felipenses que eles devem desenvolver a salvação com amor e tremor, entretanto, é Deus quem opera em vocês, tanto o querer – isto é, o vontade, quanto o realizar – ação, realizar. Portanto, não podemos eliminar um dos dois versículos, porque se eliminarmos o versículo de número 12, concluimos que o homem é totalmente livre, é ele quem faz, é ele o único responsável pela sua salvação. Agora, se ficarmos com o versículo de número 13, criamos um Hiper-Calvinismo – que é o que já existe, o homem é apenas uma marionete que se move apenas com o controle dos moveres dos dedos do ventriloco,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com