TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discipulado Capítiulo

Por:   •  6/5/2015  •  Dissertação  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

CURSO LIVRE EM TEOLOGIA

SOLANGE CRISTINA DA SILVA CRACO

A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO RESULTADO NA FORMAÇÃO ÉTICA

CAMPO MOURÃO

2015

SOLANGE CRISTINA DA SILVA CRACO [pic 1]

A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO RESULTADO NA FORMAÇÃO ÉTICA

Paper apresentado ao Instituto Teológico Quadrangular, como requisito para obtenção parcial de nota do módulo I à disciplinas de: Introdução à Educação do Curso Livre em Teologia.

CAMPO MOURÃO

2015

RESUMO

Atualmente com as novas tendências e avanço da sociedade a educação torna-se indispensável na orientação para o enfrentamento de novos padrões de produtividade e competitividade, e a educação cristã em meio a estas transformações aborda uma conduta ética imprescindível para o convívio humanizado da civilização. A transmissão de conhecimento, o conhecimento adquiridos pelo convívio em sociedade aliados a prática cristã é suficientemente capaz de formar um individuo ético, integro para viver e conviver com as práticas da sociedade e do mundo não cristão, pois este, a partir do momento que têm sua base construída em uma educação cristã, não se corromperá mediante as diversas situações do cotidiano. Cabe ao professor ser o facilitador e intermediador deste conhecimento.

Palavras chaves: Educação; Educação Cristã; Ética.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente com as novas tendências e avanço da sociedade a educação torna-se indispensável na orientação para o enfrentamento de novos padrões de produtividade e competitividade, e a educação cristã em meio a estas transformações aborda uma conduta ética imprescindível para o convívio humanizado da civilização.

Para que mudanças sejam relativamente notadas e efetivamente direcionadas ao investimento da educação, cabe ao professor ser o primeiro a por os pés e se integrar na sociedade do conhecimento confiando na busca contínua do aperfeiçoamento pautado na conduta ética.

Todavia o aluno deverá possuir incentivos internos que o leve a buscar qualificação ideal para a excelência profissional e pessoal.

        Portanto estes dois elementos devem trabalhar para novas descobertas transpondo as barreiras que existem entre eles, para que desta forma então seja alcançados os objetivos próprios e da coletividade social, de forma integra e humanizada. E a educação cristã, como base de apoio e liderança deste processo deve permanecer sólida e crédula.

         Possuímos hoje vários métodos para atingir os nossos objetivos, porém se mantivermos a educação cristã e a ética moral constante aliada a motivos intrínsecos produzirá resultados satisfatórios e compensatórios para a nossa evolução.

        O professor segue seu papel de facilitador, de intermediador entre o conhecimento e o aluno. Cabe ao educador à forma que ira moldar o caráter do seu aluno e a forma de educação que irá transmitir.

2 O PROFESSOR PARA O ALUNO  E O ALUNO PARA O PROFESSOR 

 Hoje o professor não deve se distanciar do mundo, deve romper as barreiras entre o mestre, o aluno e a sociedade, e principalmente manter a busca por novos conhecimentos, porém deve estabelecer critérios éticos para a formação do caráter do indivíduo.

O professor deve ser ativo dinâmico e motivado, traçando assim conquistas coletivas e beneficiadoras de novas teorias  e qualidades de vida para a sociedade.

O aluno ainda mantém uma postura  inerte, ou seja, espera que o professor traga tudo a ele, ainda aguarda com  aulas expositivas, e com provas decorativas, possui insegurança em criar  suas próprias ideias e pensar por si.

O professor deverá hoje fazer um  auto-exame e tirar conclusões sinceras de si analisando qual o tipo de profissional que esta sendo, pois os alunos vêem o docente como exemplo a ser seguido então, isto é muito sério levado em  conta que, esta  sociedade em que vivemos onde a base esta corrompida (a família), o aluno possui uma alta confiabilidade neste professor e este pode ser um transformador na vida e educação do aluno.

Além disso, estamos em meio a uma sociedade do conhecimento, que  espera encontrar indivíduos formadores de pensamentos. Para Duarte (2009) muitos são os conceitos necessários para uma constituição  teórico crítica onde cita que a dialética, a historicidade, a universalidade, a humanização, o conhecimento empírico dentre outras.

Ao tornar-se um pensador, o professor e o aluno passam por diversas transformações, a primeira delas é manter-se ligado ao mundo e aos acontecimentos sempre inovando e indagando, buscando. O não ter medo de expor idéias e receber críticas e com elas procurar crescer, mantendo-se uma postura flexível e dinâmica, e principalmente estar sempre empolgado com sua profissão, permitindo que  o avanço  sempre ocorra, e as transformações aconteçam cotidianamente.

A sociedade do saber vem crescendo por vários anos assim como ela nos também devemos sempre manter os olhos voltados para a busca do saber, e principalmente mantendo o equilíbrio com ajuda de nossa inteligência emocional vendo nosso semelhante de maneira holística dentro de um universo  cheio de mudanças.

 

3 A EDUCAÇÃO

Estamos numa era de mudanças não somente pela chegada da era cibernética, mas também com novas exigências do mercado. A educação é algo que caminha junto à humanidade desde seus primórdios, sendo aplicada de acordo com as particularidades de cada período. A educação seguiu seu percurso avançando de acordo com as necessidades da humanidade, sendo esta modificada e aplicada de conforme as condições locais e culturais de cada civilização.

Conforme Daunis (2000) o homem não é autossuficiente, ele necessita receber educação e conhecimentos provenientes de outros para garantir sua sobrevivência física, espiritual e social, e com a educação recebida adquire discernimento para tomada de decisões.

Desta forma, o ser humano adquire seu conhecimento por meio do convívio e experiências adquiridas, este por sua vez é responsável pelo crescimento e desenvolvimento da sociedade.

Segundo o dicionário Aurélio, educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”. Isso nos faz refletir sobre a educação como processo contínuo e constante, que busca melhoria da qualidade de vida do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com