TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dom Bosco- Unisal

Trabalho Escolar: Dom Bosco- Unisal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 7

Questões sobre Dom Bosco e São Francisco de Sales

Profa. Elizete Helena Rondini Forte

1. Quem foi Dom Bosco?

- Foi camponês, estudante, aprendiz de vários ofícios, padre, educador.

O Espírito Santo deu-lhe especial sensibilidade para captar, mediante várias experiências, o abandono e os perigos em que se achavam os jovens de seu tempo. Eram jovens que, arrancados da zona rural pelas dificuldades aí existentes, buscavam trabalho na cidade grande.

Onde e quando ele nasceu?

- nasceu em 16 de agosto de 1815 numa pequena fração de Castelnuovo D’Asti, no Piemonte (Itália), chamada popularmente de “os Becchi”.

Como definir a caridade pastoral de Dom Bosco a partir do sonho dos 9 anos? Explique sobre o sonho.

- Aos nove anos teve um sonho profético: pareceu-lhe estar no meio de uma multidão de crianças ocupadas em brincar; algumas delas, porém, proferiam blasfêmias. Joãozinho lançou-se, então, sobre os blasfemadores com socos e ponta-pés para fazê-los calar; eis, contudo, que se apresenta um Personagem dizendo-lhe: “Deverás ganhar estes teus amigos não com bastonadas, mas com a bondade e o amor... Eu te darei a Mestra sob cuja orientação podes ser sábio, e sem a qual, qualquer sabedoria torna-se estultícia”.

2. Qual foi o maior objetivo de Dom Bosco durante sua vida? Comente as razões pelas quais ele viveu.

- A missão que Dom Bosco queria realizar de maneira duradoura em favor da juventude pobre precisava de pessoas decididas a trabalhar com ele. Exigia também instituições que pudessem garantir a continuidade do empreendimento.

3. Quando os Salesianos chegaram ao Brasil e onde se estabeleceram?

-Quando os salesianos chegaram a são Paulo em 1885, elestabeleceram-se no bairro Campos Elíseos.

4. Uma vez no Brasil, o que foi que eles fundaram?

-Fundaram o Liceu Sagrado Coração de Jesus.

5. Quais são os grupos criados por Dom Bosco dentro da Congregação Salesiana?

- a partir de 1854, um grupo de jovens, que recebeu o nome de “salesianos”. Mais tarde Dom Bosco obteve a aprovação da sua sociedade de São Francisco de Sales (Congregação Salesiana) que se compõe de padres e irmãos fraternalmente iguais.

Por volta de 1872, tendo a certeza de que era a vontade de Deus que se ocupasse também das meninas, fundou em Mornese (Itália), com Maria Domingas Mazzarello, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Surgiram assim as irmãs salesianas.

6. O que significa ser Salesiano Cooperador (SC) de Dom Bosco? O que ele pretendia quando criou essa Associação em Roma?

-Compreendeu então que a Congregação Salesiana devia ser como que o fermento animador de vasto movimento de fraternidade, em que homens e mulheres participariam de sua missão e espírito, cada um segundo o próprio estado de vida.

Foi assim que nasceu a Associação dos Cooperadores Salesianos, terceira instituição que se valeria do carisma de Dom Bosco. É um movimento com 25.000 leigos que, com espírito salesiano, se engajam nas atividades pastorais das comunidades eclesiais locais.

7. O que você sabe a respeito da origem da palavra Salesianos? Explique.

- O nome “Salesiano” vem de São Francisco de Sales, Bispo de Genebra no século XVII, conhecido pela sua bondade, paciência e intensa caridade pastoral, qualidades consideradas por Dom Bosco necessárias para o trabalho com a juventude.

8. Com qual idade Dom Bosco foi ordenado padre? Qual foi a influência de sua mamãe Margarida para que esse fato fosse consumado?

- Em 1841 foi ordenado sacerdote

- aos dois anos de idade faleceu-lhe o pai, Francisco Bosco. Mas felizmente tinha ele como mãe Margarida Occhiena, que lembra a mulher forte do Antigo Testamento. Com sua piedade profunda, capacidade de trabalho e senso de organização, conseguiu manter a família, mesmo numa época tão difícil para a Europa como foi a do início do século XIX, dilacerada pelas cruentas guerras napoleônicas.

9. Qual é a relação que existe entre Dom Bosco e Brasília, a Capital do Brasil? Explique.

- Desde a primeira constituição republicana, de 1891, havia um dispositivo que previa a mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país, determinando como "pertencente à União, no Planalto Central da República, uma zona de 14 400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada, para nela estabelecer-se a futura Capital Federal". Fato interessante dessa época foi o sonho premonitório do padre italiano São João Bosco, no qual disse ter visto uma terra de riquezas e prosperidade situada próxima a um lago e entre os paralelos 15 e 20 do Hemisfério Sul. Acredita-se que o sonho do padre tenha sido uma profecia sobre a futura capital brasileira, pelo qual o padre, posteriormente canonizado, se tornou o padroeiro de Brasília.

10. Explique qual foi a contribuição de Dom Bosco para a Educação Salesiana, hoje, espalhada em 129 países por todo o mundo e fazendo o mesmo sucesso.

- Foi de fundamental importância para que tudo tivesse um inicio e se espalhasse da maneira que foi.

11. Como você pode explicar o Método Preventivo de Educação, criado por Dom Bosco e representado pelo tripé: Razão, Afeto,(amorevolleza) e Religião?

- Para Dom Bosco a educação se sustenta em um tripé: o amor, a razão e a religião. Nas reflexões anteriores falamos sobre o afeto e sobre a necessidade da razão (explicar, ensinar, orientar...) no processo educativo das crianças e dos jovens. A terceira perna do tripé é a espiritualidade. Não somos apenas matéria (carne, corpo) e inteligência. Temos também uma alma que necessita de cuidados.

12. Quem foi São Francisco de Sales? Onde e quando ele nasceu?

- Os anos convulsionados na França, depois da Reforma Protestante, formaram o pano de fundo da vida de Francisco de Sales. Ele nasceu no dia 21 de agosto de 1567 de uma família nobre, no reino da Sabóia, situado entre a França, Itália e Suíça.

- estudou em Annecy e na Universidade de Pádua, na Itália, onde recebeu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com