TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Se dá a representação do Independência Shopping para os moradores do Dom Bosco

Por:   •  22/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA

Como se dá a representação do Independência Shopping para os moradores do Dom Bosco

JUSTIFICATIVA

Dentro dos conceitos de desenvolvimento trabalhados nas aulas da disciplina “Desenvolvimento e Turismo”, a relação do bairro Dom Bosco com os empreendimentos construídos em seu entorno - um deles, o Independência Shopping - foi abordada algumas vezes, despertando interesse sobre o assunto. O bairro está localizado em uma área de grande crescimento e desenvolvimento da cidade de Juiz de Fora, entretanto, parece não estar incluído no status desse desenvolvimento.  

OBJETIVO GERAL

Compreender a representatividade do Independência Shopping para o bairro Dom Bosco e a relação que os moradores possuem com ele, partindo da premissa de exclusão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Saber se os moradores frequentam o Shopping
  • Entender a percepção que os moradores têm do Shopping
  • Compreender o que o Shopping representa para os moradores
  • Compreender o que os moradores consideram que o Shopping representa para o bairro Dom Bosco
  • Confirmar ou refutar a hipótese de exclusão

METODOLOGIA

A metodologia escolhida para esta pesquisa acadêmica foi a qualitativa. O conhecimento foi baseado nas experiências e para isto foram realizadas entrevistas abertas dentro da comunidade do bairro Dom Bosco e dentro do Independência Shopping.

Foram abordadas aleatoriamente três pessoas dentro do independência shopping, de faixas etárias diferentes, para responderem duas perguntas: o que achavam do shopping estar localizado ao lado do bairro Dom Bosco; e se elas conheciam o bairro.

A primeira, mulher, 27 anos, disse não ver problema algum e alegou só ter passado pelo bairro. O segundo, homem, 32 anos, disse não ser relevante o shopping estar localizado ao lado do Dom Bosco e ainda elogiou por estar próximo ao centro. Porém também conhece o bairro só de passagem. A terceira, mulher, 56 anos, disse não se sentir segura, porque apesar de não conhecer o Dom Bosco, ouve falar muito sobre os assaltos na redondeza e alegou não ter segurança nenhuma. Mencionou também sobre quase não ir ao shopping.

Já no bairro Dom Bosco, as perguntas feitas foram: “você frequenta o independência shopping?”, “o que o shopping representa para você?” e “o que você considera que o shopping representa para o bairro Dom Bosco?”.

Duas pessoas responderam livremente. O primeiro, homem, 59 anos, disse que não frequenta o shopping, só alguns de seus familiares. O segundo, homem também, 47 anos, é cego e tem paixão por filmes e por isso ele vai ao shopping só por causa da loja Saraiva.

Os dois entrevistados comentaram sobre uma certa relação de hostilidade do independência shopping com a comunidade. Um dos exemplos citados foi que na abertura do independência tinha segurança que ficava vigiando a população, com “implicância”, pois generalizam a comunidade pressupondo uma violência por parte dos moradores. Os entrevistados mencionaram também a delimitação do bairro e afirmaram que o shopping pertence ao Dom Bosco e na mídia o local aparece como sendo do bairro Cascatinha.

Por estes motivos eles não se sentem pertencendo àquele empreendimento.

DESENVOLVIMENTO

O trabalho foi desenvolvido em formato de mini filme informativo, com recortes de vídeos que possuem imagens do bairro Dom Bosco, principalmente as que compreendem o Independência Shopping e seu entorno. Também compõem a filmagem um trecho do  vídeo sobre o Shopping e sua ampliação ocorrida depois de sua inauguração[1], além da entrevista com moradores do bairro Dom Bosco e áudios de entrevistas gravadas com frequentadores do Shopping. Todo material foi obtido com auxílio de smartphones e para a compilação e edição final foi utilizada a plataforma “Vegas” de edição de vídeos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com