TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implicações Do Sistema Preventivo De Dom Bosco Na Educação

Monografias: Implicações Do Sistema Preventivo De Dom Bosco Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  3.937 Palavras (16 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 16

II. RESUMO:

O presente estudo bibliográfico e pesquisa de campo nos centros e casas de acolhimento, e de escolas salesianas. Trata da Influência que o Sistema Preventivo tem na formação dos educadores.

O Sistema Preventivo deve preferir-se ao repressivo. Ele baseia-se nas palavras de São Paulo apóstolo: “Caritas patiens est, benigna est... omnia suffert, amnia sperat, amnia sustinet”. A caridade é benigna e paciente, tudo sofre, mas espera tudo e suporta qualquer incômodo (1 COR 13,4.7). Bíblia Sagrada Africana.

O amor sincero, de actos e não de palavras, o amor de sacrifícios é o mais persuasivo. Quando os educandos percebem que o educador não tem nenhum outro interesse quando vem falar com eles, que não procura nada mais do que lhes fazer o bem, comovem-se, tornam-se reconhecidos, sentem que são amados e então o educador lhe ganha a confiança. As primeiras impressões que recebem as mentes puras e delicadas dos meninos e meninas ficam-lhes gravadas por toda a vida.

O Sistema Preventivo exclui todo o tipo de castigos desde os mais leves até os severos, Dom Bosco, comprova que os educandos necessitam de amor e atenção, não podem ter no educador uma figura autoritária e sim amiga, para que assim ele vá sendo formado e venha a ser futuramente um bom Cristão e honesto Cidadão, oferecendo uma educação integral. Sabemos que muitos pensam e falam na dificuldade e impossibilidade de pôr esse sistema em prática. Já que sua profunda motivação de sua acção é a caridade: o amor de Deus e do próximo, a necessidade de dar uma educação de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE: amor, razão, bondade, religião, prevenir

III. OBJECTO DE PESQUISA

Partindo da premissa que educar é uma tarefa fascinante mas ao mesmo tempo complexa por visar a construção integral da pessoa, este projecto de pesquisa tem como objecto de estudo da Influência que o Sistema Preventivo tem na educação dos educadores. Analisar a influência do Sistema Preventivo na formação dos educadores.

Portanto, por se tratar da educação que está em constante desenvolvimento, sobretudo nos ambientes salesianos, o sistema preventivo torna-se um grande objecto de pesquisa pelo impacto que tem causado na postura dos educadores que o praticam. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objectivo investigar seja as próprias acções práticas dos educadores como as bases a partir das quais o educador, o professor constrói e reflete sua própria prática, sejam essas bases constituídas por teorias implícitas ou explícitas, saberes práticos e/ou teóricos, concepções, percepções, crenças, valores, princípios e atitudes.

Por isso, sem dúvida nenhuma, investigar o que está na origem do sucesso do sistema preventivo de Dom Bosco constitui um grande objecto de pesquisa, cujo resultado trará grande benefício para o desenvolvimento da educação no nosso país.

IV. PROBLEMA DE PESQUISA

Numa sociedade pluralista, como a nossa, existem muitas propostas educativas, contudo chama-nos a atenção os dois sistemas educativos mais comuns nos vários ambientes de educação, que são o sistema repressivo e o sistema preventivo.

O primeiro sistema trata de repreender, supondo que o educando tenha cometido algo, faz o uso de castigos, é autoritário e muitas vezes severo, a ponto de causar possíveis traumas e consequências psicológicas graves no educando, e infelizmente, este sistema está, ainda, muito enraizado na nossa sociedade.

O segundo trata de prevenir os educandos, para que não caiam em falta, por exemplo; dando a conhecer o regulamento da Instituição, (razão) e no esforço de cumpri-lo, acabam por interiorizarem os valores educativos, quando estes são acompanhados pelos seus educadores, com atitudes de carinho, a ponto de tornarem-se modelo para os mesmos, que, felizmente, existe ambientes educativos que estão muito atentos a este aspecto, como posso testemunhar através da experiência que vivi nos anos anteriores, durante a minha adolescência, como voluntária no Centro de Acolhimento Miguel Magone, e nos primeiros anos da minha juventude como educadora, pude conhecer o sistema preventivo e ver os êxitos desse grande sistema, que na verdade, não é um sistema educativo fácil e coloca-lo em prática é ainda muito mais difícil, exige muita dedicação, entrega, e, sobretudo, presença do educador para que funcione e tenha resultados excelentes.

Trabalhando em outros Centros percebi uma grande diferença no confronto entre os educandos e os educadores, não havia muito feedback, como a experiência anterior, apesar do esforço de alguns educadores, sentia alguma coisa que faltava, foi onde comecei a me questionar o que realmente estava faltando, então, percebi que o "tão famoso e comentado Sistema Preventivo de Dom Bosco" de facto fazia mesmo milagres, e esta conclusão ficou ainda mais marcada em mim, quando tivemos a grande oportunidade de aprofundá-lo aqui no ISDB que tem este Sistema como disciplina.

Por esta razão foi escolhido este estudo, porque acredito que a prática do sistema preventivo é de grande valia em qualquer ambiente educativo e por isso fundamental no currículo formativo dos educadores, quem o pratica verdadeiramente, posso afirmar que é um educador realizado.

IV.I DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Dom Bosco dizia que a "educação é coisa do coração", e por isso, como futura pedagoga, quero e preciso dar o meu contributo para a qualidade da formação no nosso pais, e acredito que através do Estudo do Sistema Preventivo, e, consequentemente da sua prática, poderemos ter resultados mais eficazes e a um curto prazo, embora sabemos que por si só o Sistema Preventivo não fará sentido se não tivermos educadores comprometidos e bem formados. Faremos a pesquisa de campo nas escolas salesianas, o Complexo Escolar Dom Bosco, e alguns centros de acolhimento e formação como: Casa Miguel Magone, Centro Cabiri e KalaKala. As entrevistas serão dirigidas tanto aos educadores e educandos. Para vermos até que ponto esse Sistema tem influênciado na educação.

V. QUESTÕES DE PESQUISA

a) A escola, ajuda a promover o íntimo conhecimento do aluno, para dirigir ao bem as suas indicações e corrigir e ou sanar as suas possíveis dificuldades?

b) Esta proposta pedagógica do Sistema Preventivo consegue desenvolver no educador e no educando a compenetração e a vontade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com