TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dom bosco

Por:   •  12/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 3

No dia 16 de agosto de 1815, nasce João Bosco em Murialdo, um pequeno lugarejo dependente da comuna e da paróquia de Castelnuovo D´Asti 82, mais precisamente, na localidade chamada Becchi. O primeiro momento da sua vida foi marcado pelo ambiente rural de sua família piemontesa

Dom Bosco ele apresenta um trabalho diferenciado, pois vê o jovem e a criança primeiramente como ser, que precisa ser respeitado e amando do jeito que ela é. E esses aspectos são de extrema importância para a nossa educação.

A realidade e os problemas que Dom Bosco enfrentava com os jovens naquela época, são os mesmo que vemos hoje em dia. Jovens se perdendo nas drogas, bebidas e prostituições, violência e falta de interesse  nos estudos.

O sistema preventivo que Dom Bosco usava era para transformar as crianças e os jovens em protagonista de suas vidas, fazendo eles se sentirem importante, interagindo com eles, ouvindo, conversando e aprendendo com eles. É dar sentido, dar autonomia para eles enfrentarem  a vida e o educador esta ali para orientar quando precisar.

Dom Bosco nos ensina uma educação que não se preocupa só com conteúdo, mas com o contexto do aluno, dentro e fora de sala de aula. Ser presença, estar no meio deles, ser exemplo, com postura ética saber respeitar. Mas só fara sentido ao jovem se for feita com amor, entrega e sinceridade. Dom Bosco foi um grande mestre  que nos transmite: amor, trabalho, e  alegria. Ser firme sem perder a doçura, Ser sincero sem ser ameaçador. Dom Bosco construiu o sistema preventivo a partir de suas experiências com os jovens, oferecendo a eles uma oportunidade de recomeçar, de fazer diferente. Tendo como base uma educação libertadora.

Paulo Freire nasceu em uma das regiões mais pobres do país. Trabalhou inicialmente no Sesi (Serviço Social da Indústria) e no Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife. Ele foi quase tudo o que deve ser como educador, de professor de escola e criador de idéias e “métodos”. Sua filosofia educacional expressou-se primeiramente em 1958, na sua tese de concurso para a Universidade do Recife, e, mais tarde, como professor da História e Filosofia da Educação daquela Universidade, bem como em suas primeiras experiências de alfabetização como a de Angicos, no Rio Grande do Norte.

Paulo freire criou uma metodologia de alfabetização dando oportunidade de ler e escrever, dando sentido ao aluno. Segundo Paulo Freire a educação é um ato de ação e reflexão constante, e como somos seres inacabados sempre temos algo a aprender, nunca estamos pronto. O professor deve criar oportunidade para construção do conhecimento, partindo do real, da experiência que levamos para dentro de sala. O conhecimento liberta o indivíduo assim o educador deve estar preparado para essa missão, tendo compromisso com o que faz e buscar o que se fala. O conhecimento quando se tem por base trocas de experiência entre educador e educando, torna –se um conhecimento critico, criando autonomia, um ser capaz de agir sobre sua realidade.

Dom Bosco e Paulo Freire a transformação do mundo é dar sentido ao ser humano,  e para isso é preciso conhecê-lo, dar possibilidade do ser humano agir com valores, deveres e direitos. Essa proposta da educação libertadora e considerar o indivíduo como o sujeito do seu conhecimento, do seu desenvolvimento no mundo, como pessoa livre, de humaniza-Las .

Débora Mariane de carvalho

2º ano de pedagogia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com