TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Livre de Formação em Psicanálise Online

Por:   •  25/8/2015  •  Resenha  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 8

Curso Livre de Formação em Psicanálise Online

Nome do aluno (a) Lucas Paulo de Freitas Oliveira

Resumo da aula nº 1 do Módulo 1

Aula 1

A psicanálise nasce na Áustria outros autores postulam Republica Tcheca e tem como grande criador Sigmund Freud (1856 - 1939), que era médico em Viena e fundamenta a psicanálise na prática médica. O objeto de estudo da psicanálise é o HYPERLINK "http://www.coladaweb.com/psicologia/o-inconsciente"inconsciente, o que quebra com a tradição da psicologia como ciência da consciência e da razão.

A psicanálise é uma forma de psicoterapia e é formada de psiquismo que quer dizer emoção, emocional é uma forma de cura, isto é que leve o ser individuo a restabelecer o estado de normalidade.

O contrario da normalidade leva a desajustes, dores, perplexidades, enigmas e contradições. Há varias patologias que prejudicam o nosso emocional podemos destacar uma que Freud citou em seus livros que é a neurose.

Neurose- conflito emocional que inibe total ou parcialmente as nossas realizações. Existem outras coisas que nos prejudica como é caso do desejo pelos pais. Na vida emocional o desejo é querer pessoas para nós com exclusividade, mas essas pessoas são nossos pais causando-nos uma dependência dos pais no emocional.

A base do estudo psicanalítico se dá infância onde podemos encontrar a criança egoísta má, quer tudo para si, ou seja, polimorfa de muitas formas e que precisam sempre dos pais como suporte.

Suporte são pessoas e situações que usamos para viver nossos desejos infantis se tornando vitimas, pois fazemos tudo o que gostaríamos de fazer com nossos pais.

Situações suporte representadas no emocional:

Bebidas e drogas – causa alienação da verdade emocional fazendo-nos pensar que não sentimos amados.

Excesso de Sexo – quando praticado em exagero está representando a faze simbiótica aquela faze que o bebê se encontra na barriga da mãe.

TV – em excesso representa uma conversando junto aos seus pais, passando a sensação que os pais estão por perto.

Computadores – em excesso representa a busca dos pais uma tentativa de conversa/fala.

Comer demais – sentimento de vazio falta dos pais, trazendo o vazio onde preenchemos com comida.

Cigarro – representa o seio da mãe, como se estivesse nos amamentando a fumaça o leite.

Medicamentos – representa o cuidado em excesso da mãe e aquela sensação de cura que era nos passado.

Celular – representa a uma possível possibilidade de comunicação com os pais a qualquer momento, por isso nunca largamos do celular.

Dinheiro – representa segurança, usam do dinheiro “do ter” para sustentar uma tentativa de suprir a separação dele (a) com os pais. Já o oposto desta situação gasta dinheiro comprando e comprando simbolizando o afeto dos pais.

Carência afetiva

Carência afetiva – quando a mãe deixa seu bebe para fazer outras atividades que seja por alguns estantes ele se sente frustrado com raiva e cria uma ambivalência de emoções ou seja dois valores. Ele ama e mãe mais também a odeia, acontece dentro dele no nosso emocional. A imaturidade emocional afeta direto no afetivo sexual.

Como sabemos o emocional não cresce mais que 3 anos de idade.

Nosso Emocional

Dividido em ID, Ego e SuperEgo.

O ID é a parte inconsciente que podemos chamá-lo de escondido, dentro de nós.

O Ego, ou seja, o eu é a parte consciente.

A psicanálise atua na parte reprimida do ID eliminando sintomas.

Sintomas no Reprimido

- Ações descontroladas;

- Emoções descontroladas;

- Sonhos, pesadelos;

- Medos, ansiedades, vícios, doenças físicas;

- Síndrome do Pânico;

- Atos Falhos;

Fantasias, Reprimido, Libido e Narcisismo.

Fantasias é algo que criamos para simbolizar alguma coisa.

Reprimido sentimentos que não expomos e guardamos no ID.

Libido energia que existe e está a disposição para o uso, responsável por todas nossas realizações. Uma parte da libido fica segurando o reprimido tendo pouca libido para as nossas realizações.

Narcisismo é a libido concentrada em si.

Psicanálise como Ciência.

O principal objeto de estudo para a psicanálise é o reprimido, o método utilizado é a livre associação de idéias e emoções.

Dando fim a nossos problemas emocionais todos os outros setores da nossa vida vão crescendo. As fantasias vão se eliminando através do conhecimento da nossa herança filogenética.

Aula 2

Vamos começar a falar sobre Freud e a descoberta da psicanálise, para mais fácil compreensão usamos o esquema: infância, educação, estudo, família, namoro e noivado.

Nasceu em Frei Berg no sudoeste da Moravia, Áustria em 6 de maio de 1856 a infância de Sigmund não foi nada fácil como muitos pensam, pois em meio a tantos irmãos no total sete com ele sendo cinco meninas e dois meninos, a família judia naquela época não poderia se esperar riqueza e luxos.

Filho de Jacob um negociante que vivia da venda de seus produtos têxteis casado com Amalie que sempre dizia que Sigmund era o filho preferido o apelidando de meu Sig.

De família judaica não tradicional foi um aluno exemplar sempre tirando boas notas conseguindo privilégios e logo na sua juventude já falava o latim, alemão, francês, inglês, grego, italiano e espanhol aos 17 anos começou a sua formação médica e foi considerado acadêmico e estagiário brilhante. Quando jovem, os escritos de Goethe e as teorias de Charles Darwin o inspiraram a estudar medicina.

Em 1877 já tinha apresentado seu primeiro trabalho cientifico, e findando os seus estudos se tornando médico em 30 de março de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com