TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESBOÇO O BRINCAR QUE ENCANTA

Por:   •  24/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O  Trabalho  realizado através desse estudo encontramos algumas dificuldades, em relação a ludicidade na educação infantil, podemos perceber,  quais métodos que  podemos utilizar para a inserção dos jogos coerente para a idade determinada  e  qual é a forma a realidade é levada para dentro do ambiente escolar, trabalhando com o Lúdico.

Através dessa pesquisa podemos analisar compreender e identificar como tudo começou, e como o lúdico era visto no Brasil, usando os principais teóricos sendo: Piaget (1968), Vygotsky (1994) e Emília Ferrero (1985).

. O objeto geral  desse estudo é demostrar a importância de uma inserção dos jogos lúdicos, como um dos modelos práticos de vivência e de uma consciência, visando melhorar a prática de desenvolvimento da criança.

 Podemos analisar a importância do lúdico dentro do ensino das crianças, com a ideia de ter uma sociedade que se volte para esse trabalho importante, que mostre  quais são as possibilidades e os limites da criança, a partir de uma prática, desenvolvida durante o dia a dia, que realize  as atividades com instrumentos práticos e teóricos nas atividades de lucidade nas crianças.

Analisando esse sentido o lúdico na educação infantil, tem como o desafio de entender a riqueza do universo infantil. Para isso é necessário a expansão sobre as concepções da criança, aonde todos entendem suas multiplicas linguagens, e suas peculiaridades.

Esse trabalho esta composta por três capítulos, tendo como uns dos objetivos e o questionamento, sobre as problemáticas com a existência da educação infantil no desenvolvimento da Criança.

O primeiro capítulo, vamos falar sobre a importância do lúdico, seus aspectos, já no segundo capítulo vai abordar, o lúdico na educação infantil, o brincar, as fases do desenvolvimento, e encerrando o trabalho com capitulo três, com a importância do Lúdico no ato educativo, sempre relacionando com as práticas utilizadas.

A abordagem metodológica de pesquisa utilizada foi a qualitativa com revisão bibliográfica onde referenciamos os seguintes autores:

Kishimoto, Tizugo  : O brincar e suas teorias; São Paulo. 2009

Oliveira, Zilma, Ramos Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo  Cortez, 2002

Vygostky, L.S  Aprendizagem, desenvolvimento e linguagem . 2ª ed. São Paulo,. Ícone, 1998

Capitulo 01 – A importancia do Ludico

  1. Aspectos Historicos do Ludico no Brasil.

Essa atividade de infância possui várias concepções teóricas de autores como Piaget ( 1982) onde vimos que sua maneira  nos aponta a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, e a aquisição  de conhecimentos. O Lúdico é trabalhando conforme tradição por tradição, ou pessoa por pessoa, porém sempre com o mesmo objetivo: Brincando e aprendendo.

Para Vygostky (1984) ele nos diz a respeito da importância do brinquedo:

Com  o brinquedo a criança contrói suas relações e com os objetos,

relaçoes de posses,de utilização, abandono de perda, de destruturação,

que consistem na mesma proporção, os esquemas que eles  produzirá,

com outros objetos em sua vida futura. ( Vygostky 1984, p. 64)

Perante isso podemos desenvolver diversas maneiras de se trabalhar o lúdico, tanto com matérias pedagógicos, artes em geral ou músicas, proporcionando assim com que a criança cria experiências  e possa destacar  uma vida educativa e ao mesmo tempo alegre, sendo assim podendo regastar  a autonomia, a liberdade e podendo estimular a criatividade das crianças.

Desde inicio o lúdico sempre teve uma importância para todos os povos, sejam eles portugueses negros ou índios. Esses foram os iniciantes do modelo atual  e das diversas formas de desenvolver o lúdico , que mantém até nos dias de hoje.

Olhando para o ponto de vista cultural, dos últimos anos , com a mistura de várias etnias do brasil, cada uma com sua crença,educação e suas culturas, fazem o nosso país mais rico culturamente.

Os índios tinham uma maneira lúdica se ensinar seus filhos à pescar, dançar, brincar, tendo assim um aprendizado diferente, sendo assim seus filhos conseguiam construir seus próprios brinquedos  com materias que eram extraídos da natureza.

Os negros trouxeram seus costumes, semelhante aos dos índios de uma forma lúdica e criativa, e ao mesmo tempo uma forma de aprendizagem.

Os portugueses quando chegaram ao Brasil eles não tinham um contato com o lúdico como uma forma de educar, e sim de lazer.

O RCNEI ( Referencial Curriculo NACIONAL para Educação Infantil )  em alguns textos , nos traz seus diversos fatores que  devem ser complentados por  a escola de educação infantil, e o brincar  sendo assim :

Considerando as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas,

 das crianças de zero á seis anos , qualidade  da experiencias oferecidas

que podem contruibuir para o exercicio da cidadania, devem ser embasadas

nos seguintes principios: o respeito á dignidade  e aos direitos da criança,

consideradas nas suas diferenças individuais e socias, econômicas,

culturais , étinicas religiosas e etc.,

 

  1. Os aspectos históricos na Educação infantil.

No final do seculo XIX foram criadas as primeiras creches no Brasil, e tinham as oportunidades as crianças que vivam na rua, ou seja, objetivo naquela época era de regastar as crianças abandonadas, restaurando assim os hábitos de higiene, e morais da familia e através disso, diminuir a mortalidade infantil. No século XIX os jardins-de-infância chegaram ao Brasil diretamente nas creches com ideías europeías, e foram fundadas no Rio de Janeiro em 1875 e em São Paulo 1877.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (750.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com