TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  22/3/2021  •  Artigo  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: CARLOS EDUARDO MOCELIN – RA: 1161482

CURSO: HISTÓRIA - LICENCIATURA

PROJETO SOCIAL

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PROFESSORA: KELLY DOS REIS CANAVEZ

BATATAIS

2021

1. Festival de Pipas Claretiano - Colégio São José

Em condições ideais e com todos já vacinados contra a covid-19, considera-se a realização do Festival de Pipas Claretiano - Colégio São José. Um evento com o objetivo de premiar cinco categorias: pipa mais exótica, pipa mais bonita, maior pipa, maior rabiola, pipa destaque. Serão convidadas casas de adoção de crianças, além, é claro, da presença de motociclistas, pipeiros etc. A proposta é trazer a diversão para as aulas de História e Artes do Colégio São José, a fim de que os alunos aprendam História brincando.

2. Introdução

Quem já não viu as pipas colorindo os céus da cidade? Pois bem, quem as vê tão serelepes entre as nuvens, não imagina que sua origem remonta da China antiga, cerca de 3 mil anos atrás. De lá pra cá foi usada pelos chineses nas batalhas para avisar a presença dos inimigos. Muito, muito tempo depois, já no século XVIII, os cientistas as usaram para estudar as condições do tempo. Até Benjamim Franklin usou a mocinha para provar que os raios eram um tipo de eletricidade. Já foi usada também para espionar os inimigos na Segunda Guerra Mundial. Haja história com essa menininha. Uma pipa bem feita, com rabiola, seda bonita, esticada e lisinha, é motivo de alegria de meninos e meninas, e de grandinhos e grandinhas também. Sua popularidade não a poupou de ter vários nomes e formatos: papagaio, pandorga, quadrado, arraia e barrilete. Soltar pipa, além de diversão, oferece às crianças e pré-adolescentes, a possibilidade de conhecer um pouquinho da história humana. O Festival de Pipas Claretiano - Colégio São José tem como objetivo integrar crianças e pré-adolescentes com uma brincadeira já milenar. Em sintonia com grupos de motociclistas e conscientizando sobre os perigos da linha chilena e cerol.

3. Objetivo Geral

Contextualizar e apresentar por meio do projeto a importância da brincadeira de infância de milhões de pessoas às crianças e pré-adolescentes.

3.1 Objetivos Específicos

  • Apresentar a história da pipa em sala de aula e oferecer oficinas de pipas aos estudantes;
  • Compreender a relação da história da pipa e a evolução humana através das aulas de História do Colégio São José em Batatais, SP;
  • Refletir sobre o uso de cerol e linha chilena e os acidentes decorrentes em motociclistas.

4. Metas

Considerando um esforço em conjunto da Comunidade Interna e Externa do Claretiano - Colégio São José, acredita-se ensinar uma brincadeira milenar na prática e teoria em sala de aula.

5. Justificativa

Justifica-se a realização do evento para revelar que a história humana encontra-se em constante evolução. O ser humano produz cultura e a história da pipa, além de agradar crianças e pré-adolescentes, é uma boa oportunidade de aproximar pais e filhos. A conscientização do uso de cerol e linha chilena também é uma excelente oportunidade de ensinar responsabilidade pela vida humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com