TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendimento de cultura religiosa

Por:   •  11/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

Leitura Complementar do texto Dos Canibais

     Nesta leitura podemos observar que o autor faz uma comparação dos povos, mostrando que as pessoas tem dificuldade de aceitar as diferenças do outro, onde cada um pensa de uma forma, vê o mundo de uma forma diferente do outro, tem uma ideia diferente da outro ,e o autor nos mostra que na nossa sociedade ninguém tem o pensamento igual a ninguém, ,e  pelo fato das pessoas terem um pensamento diferente , começa a haver um conflito entre elas.

Leitura Complementar do texto Papo-Furado  

  Observa-se no texto uma conversa entre duas pessoas, onde um dos personagens se sente superior ao outro. No texto, um dos personagens pronuncia a palavra iminência, onde tem o significado de que algo ou alguma coisa esta prestes a acontecer, mas a outra pessoa se acha tão superior a ela, que passa a corrigi-la dizendo que ela queria pronunciar a palavra eminencia, onde tem o significado de superioridade. Muitas pessoas hoje em dia se acham tão superiores as outras que não tem a audácia de procurar entender o que o outro esta querendo lhe falar. Este texto pode nos mostrar muito bem essa situação. Apenas uma letra da palavra foi trocada,e o outro não teve a audácia de procurar entender o significado,que é totalmente diferente.Uma pessoa se achando superior a outra e não aceitando o que o outro esta tentando dizer.

GABRIEL

No topico tres “O Agir humano: a cultura” do capitulo 4, a linguagem humana, a palavra, é ao mesmo tempo fator que aproxima e distancia a humanidade. Distancia pois permite fazer registros na historia que se divergem do contexto original e aproxima pois é por causa delas que temos acesso ao passado e transformar o mundo. No tópico, o autor também destaca a diferença entre os seres humanos e animais, afirmando que nós não podemos chamar o mundo em que vivemos de natural pois o transformamos e moldamos em cultura. Cada sociedade tem sua cultura, diversas formas de agir, valores diferentes, maneiras variadas de enxergar o mundo. O autor também levanta a questão do individualismo, como ter opinião própria se já nascemos sujeitos a um certo tipo de cultura. Ele diz que apenas passando por confrontos e impasses em nossas relações pessoais é que podemos alcançar a consciência individual.

No tópico quatro, “Uma nova sociedade?” do capitulo 4 o autor cita o surgimento da internet e como essa revolucionou o modo como a cultura é disseminada. Atualmente a informação circula numa velocidade extraordinária e isso pode ser tanto um ponto positivo quanto negativo. A questão imposta pelo autor é saber selecionar o tipo de informação que queremos ter acesso para não acabarmos alienados sobre as questões que realmente importam.

FRANCO

O que é uma linguagem?

É um meio de passar para o outro, a visão que temos do mundo, e é com ela que nomeamos objetos, damos nomes às pessoas e sentimentos.

A linguagem é um sistema de signos. Segundo o filósofo Charlees Sanders Peirce, " signo é uma coisa que está no ligar de outra sob algum aspecto."

O signo é uma representação do que vemos. Por exemplo: Quando ouvimos um latido, nós entendemos como " há um cachorro em algum lugar." Os signos podem ser fotografias, palavras, desenhos, ou seja, tudo que represente algo.  Há o signo do tipo ícone, que ocorre quando o desenho de algo o representa. Há vários outros tipos de signos, que nos permite saber o que são as coisas, e a identifica-las no meio em que vivemos.  

Todos são capazes de criar linguagens. Animais, objetos, sentimentos, mas o único capaz de criar a linguagem arbitrária, é o ser humano.

Unidade 2 – Antropologia Filosófica

Capítulo 5 – Linguagem e Pensamento

Neste capítulo, podemos entender que o pensamento e a linguagem estão diretamente relacionados, pois ambas estando ligadas, uma vez que a linguagem necessita do pensamento para ser efetuada. É através da linguagem e da interação, que se adquire um conhecimento nas relações entre pessoas. A linguagem é simultaneamente um processo individual e um processo social. Sendo assim, a fala humana é um comportamento dos mais importantes ao longo de nosso desenvolvimento. Pois através da linguagem a criança supera as limitações que existem no meio em que vive, podendo controlar seu próprio comportamento. Por meio da linguagem o indivíduo consegue expor o pensamento e se comunicar, assim, se diferenciando dos outros seres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com