TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epistemologia

Por:   •  12/10/2015  •  Ensaio  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

A Harmonia existente entre a Epistemologia e a Ontologia.

    Tratar de assuntos como Epistemologia e Ontologia no mesmo contexto é desafiador. Visto que a Epistemologia trata-se de: um investigador observando e explorando a ciência contida no objetivo que está a sua frente. Enquanto a Ontologia trata-se, da busca do ser em si mesmo. Ou seja, estamos falando de uma teoria de conhecimento científico palpável, visível e concreto; e de uma matéria que trata diretamente daquilo que é impalpável, invisível e abstrato. No entanto, vamos definir primeiramente o que significa cada uma dessas matérias, e enfim encontrarmos a conexão existente entre elas.

Epistemologia

   Epistemologia significa: “Teoria do conhecimento científico” e trata-se de explorar a habilidades humanas, que cada um de nós tem de, desencavar verdades, conhecimentos e ciência, através da observação daquilo que está diante de nós. Um músico comumente utiliza a observação para aprender a tocar com outro músico, os biólogos utilizam a observação para entender o comportamento dos animais e assim saber mais sobre eles; um psicólogo utiliza a observação para entender o comportamento humano e enfim diagnosticar um tratamento corretivo; o Pastor observa o seu rebanho a fim de orientá-los a terem atitudes que o levem a ser um rebanho de excelência. Enfim, a Epistemologia, é uma teoria de conhecer cientificamente o que quisermos conhecer. Pois a ciência está na capacidade de pensar que Deus nos delegou, como disse Jó “Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz entendido” (Jó 32:8). Perceba que neste verso, Jó afirma que Deus pôs em nós, a capacidade de pensar, raciocinar e enfim extrair ciência daquilo que está diante de nós; seja uma imagem diante dos olhos, um som diante dos ouvidos, um objeto diante do tato, ou um cheiro diante do olfato. Podemos utilizar a Epistemologia para conhecer e desvendar qualquer característica, ação, reação ou qualquer outra coisa que possa ser percebido pelos nossos sentidos. A palavra Epistemologia parece ser um tanto estranha, no entanto podemos perceber que a usamos sempre, e que está diretamente ligada á nosso dia a dia.

A Epistemologia, a Teologia e Clodovis Boff

   Visto que a Epistemologia é a “Teoria do conhecimento científico”, que é construído através da observação e experimentos laboratoriais; torna-se difícil a aplicabilidade desta teoria no fenômeno Teológico. Visto que, a Teologia é o conhecimento das coisas de Deus. Como pois poderíamos observar Deus? Como experimentá-lo? Se cremos que Deus é invisível e Todo-Poderoso, como manipulá-lo para estudo? Pois bem, estas incógnitas irão se resolver com a proposta de Boff. Pois este vai tentar dar uma resposta aos imperativos científicos, e propõe a teologia como “práxis”. Ou seja, teologia prática. Eu entendo, que Boff quis dizer, que a Teologia é a ciência de Deus que se expressa através do ato de praticar no dia a dia os ensinamentos de Jesus Cristo.

Ontologia como fenômeno Teológico

  Pois os ensinamentos de Jesus com relação a: amor, compaixão, caridade, perdão, são uma valorização ontológica, pois Jesus sempre valorizou o ser mais do que o ter. O primeiro sermão de Jesus dizia “Bem aventurado sois...” (Mt 5), outrossim, por mais que ontológico, era possível estudar Epistemologicamente os ensinamentos ontológicos de Jesus através do praticar esses ensinamentos. Jesus realizava uma mudança interior nas pessoas através de sua palavra, poder e atitudes, isto é uma obra ontológica; pois, a transformação começava no abstrato, no âmago da alma das pessoas; o ser delas era, iluminado, regenerado e verdadeiramente transformados em pessoas que a cada dia se assemelhavam mais e mais com o Senhor Jesus em atitudes. Sendo assim, a Ontologia como fenômeno Teológico mexeu fortemente na sociedade como um todo, nas famílias, nas instituições, na política; nas relações interpessoais e até mesmo na relação intra-psíquica. A Teologia só demonstra poder, autoridade e força, quando é capaz de ser “práxis”, ou seja, praticada, de nada vale saber se não for para praticar. O Apóstolo Tiago já dizia isto “Irmão, se algum de vós, afirma ter fé; e não tiver obras? Porventura esta fé pode salvá-lo?” (Tg 2:14). Este verso fala dos três elementos abordados até aqui: ONTOLOGIA, TEOLOGIA PRÁXIS (Clodovis Boff) E EPISTEMOLOGIA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com