TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola De Líderes: A Ética Do Professor

Ensaios: Escola De Líderes: A Ética Do Professor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 10

Escola de Líderes: A Ética do Professor

I Timóteo 4:12 - Ética nos fala do comportamento e da conduta do líder. São os parâmetros ou regras que ele segue para exercer um ofício ou uma função.

Em nosso caso, estamos falando da postura do professor da Escola de Líderes diante da sua turma e da Igreja local.Quando um profissional falta com a ética (conduta), ele põe em risco a sua profissão e o seu futuro; pois ele perdeu a oportunidade de manter uma boa imagem diante das pessoas. Reconstruir uma imagem “maculada” é um processo muito doloroso.Como professores cristãos temos que dar exemplo em todas as coisas que fazemos, pois as nossas atitudes revelam o nosso caráter. Os nossos alunos são aquilo que plantamos. Sem uma conduta de acordo com a Palavra de Deus, vamos transmitir um conhecimento incapaz de gerar transformação na vida dos nossos pretensos futuros líderes.Tito 2:7 - nos exorta a sermos padrão de boas obras, integridade e reverência. Temos que ser líderes cautelosos, para apresentarmos aos nossos alunos um padrão digno de ser almejado por todos aqueles que querem exercer um cargo de liderança na Casa de Deus.O professor da Escola de Líderes é uma peça chave para isso, pois durante alguns meses ele vai estar envolvido diretamente na formação de um grupo de líderes de células dentro da Visão da Igreja em Células na Visão dos Doze. Os seus alunos o terão como padrão e exemplo durante todo o tempo.A ética do professor nos fala do compromisso dele de fidelidade à visão do nosso ministério. Toda a geração de líderes que ele formar vai depender da forma como ele conduziu essa formação.Quando Paulo chegou em Éfeso, por ocasião da sua terceira viagem missionária, ele fez um trabalho estratégico (At 19:8-10). Ao invés de pregar nas sinagogas e praças públicas ele separou um grupo de pessoas e trabalhou com elas durante dois anos na Escola de Tirano. O resultado foi surpreendente, pois através desse trabalho toda a Ásia Menor foi evangelizada.

Com certeza Paulo tinha um padrão e uma ética. Os discípulos seguiram seu exemplo, pois viram nele um padrão digno de um homem que prega a Palavra de Deus.A ética abrange várias áreas do nosso caráter e vamos falar um pouco sobre cada uma delas.1 – A ÉTICA DA FIDELIDADE COM A VISÃO DO MINISTÉRIOUm professor de Escola de Líderes nunca deve entrar numa sala com o objetivo formar líderes para si mesmo. Ele deve estar aliançado com o ministério para dar andamento na visão do mesmo. Estamos na Visão da Igreja em Células na Visão de Discipulado de Doze. Baseado nisto, o professor de Escola de Líderes deve estar ciente que está formando líderes para Deus e para o ministério. Seu propósito deve ser repassar a visão para gerar o crescimento numérico e qualitativo do nosso ministério.O professor tem a responsabilidade de transmitir a fidelidade e o amor que tem ao ministério aos seus alunos. É na Escola de Líderes que recebemos a visão do nosso ministério, é lá que aprendemos a amar a visão e acreditar nos projeto dos nossos pastores presidentes. Se o professor não ama a visão e não é fiel ao ministério, ele vai gerar um grupo de líderes apáticos e indiferentes. Isso é um veneno para visão e, conseqüentemente, para o nosso ministério. Isso é muito sério, pois espera-se que o professor acredite naquilo que está ministrando. Ele não pode falar de uma visão se não acredita nela. O professor de Escola de Líderes é muito mais que um profissional do ensino, ele é um transmissor de vida.2 – A ÉTICA DA CONDUTAA conduta nos fala da apresentação, do comportamento e do testemunho do professor.Durante o período que estiver ministrando, o professor se torna o alvo direto dos seus alunos. Tudo na sua vida é observado e ele se torna um referencial para aqueles que estão sendo ministrados por ele. Os alunos observam tudo, por isso o professor deve ter uma preocupação com sua vida natural, dentro e fora de sala.

Nosso testemunho muitas vezes fala mais alto que nossas palavras, por isso o professor deve ter em mente que seu testemunho influencia também de forma negativa e forma líderes deficientes.* Vida Familiar – O professor deve ter um bom relacionamento com sua família, sem rancores ou mágoas que o prendem no reino espiritual. Deve ser um bom pai, bom filho, boa esposa, bom esposo e ter uma vida equilibrada no lar.

* Vida Financeira – Deve ser uma pessoa que não faz negócios escusos e que não tenha seu nome negativado. Ele deve aprender a gastar apenas aquilo que ganha e nunca ser alvo de cobradores. Isso denigre a imagem de um servo de Deus. Lembre-se: seu nome é o seu maior tesouro. No reino espiritual você é conhecido por aquilo que faz.

* Vida Emocional – Deve ser uma pessoa liberta do poder do pecado. Se for solteiro, que seja equilibrado em suas carências. Se casado, que seja fiel ao seu cônjuge.

* Apresentação Pessoal – Deve ser uma pessoa que se preocupa com a higiene pessoal. Procurar manter uma boa aparência em sala de aula e as mulheres tomar cuidado com o modismo sensual.

3 – A ÉTICA COM A VERDADE

O professor deve sempre ter a Palavra de Deus como referencial em sua vida. A Palavra de Deus é a vontade do próprio Deus revelada a nós e omitir isso dos alunos acarretará em conseqüências drásticas em sua vida e seu ministério. Toda aula, toda ministração e todo desafio que o professor fizer ao aluno deve ter como fonte a Palavra de Deus.

Entre agradar os alunos e fazer a vontade de Deus, o professor deve sempre optar pela segunda alternativa. O professor nunca entra numa sala para dizer o que o aluno quer ouvir, mas sim, o que ele precisa ouvir. Há uma diferença aqui.Se falamos o que os alunos querem ouvir, estamos sempre sendo complacentes com seus erros e jamais seremos levados a sério. Seja para confrontar ou para ministrar amor, o professor deve sempre seguir a direção do Espírito, que está relacionada com a verdade, que é a Palavra de Deus.Ao optar pela verdade e pela integridade da Palavra, o professor está optando em formar o caráter de Cristo em seus alunos. O próprio Jesus confrontou muitas vezes todos aqueles que queriam andar com Ele. Ele jamais se vendeu por causa de uma bajulação ou favor, porque tinha consciência do que era o reino de Deus e o que significava esse reino habitando dentro do coração dos homens.O professor deve sempre ensinar o que é correto aos seus alunos. Fazendo isso ele vai cravar a Palavra no coração de cada um e levar todos a uma frutificação sadia.4 – A ÉTICA DA HUMILDADEO professor jamais deve entrar dentro de sala achando que é o dono da sabedoria e da verdade. A Escola de Líderes é um aprendizado e um treinamento para todos, não só para os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com