TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinóquio Às Avessas - Uma História Sobre Crianças e Escolas para Pais e Professores

Por:   •  12/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 6

PINÓQUIO ÁS AVESSAS E AS ABORDAGENS DE ENSINO

 INTRODUÇÃO

O tema a ser abordado neste Trabalho é referente à análise do livro PINÓQUIO ÁS AVESSAS E AS ABORDAGENS DE ENSINO. Apesar de Pinóquio ser um personagem bem conhecido, o livro Pinóquio ás avessas é uma estória ao contrario do original, que pais e professores deviam ler e assim refletir nessa excelente leitura.

No livro conta a estória de um menino chamado Felipe, que por meio de suas expectativas e suas experiências, é possível analisar as diferentes metodologias de ensino.

O autor mostra situações que podem ser consideradas “normais” do dia-a-dia, porém com o conhecimento de abordagens como tradicional, comportamentalista e humanistas é possível perceber suas diferentes características e assim compreender cada uma delas.

Em nosso trabalho destacamos as abordagens e relacionamos com o texto, retirando trechos com base no livro e explicamos o porquê de se enquadrar em cada abordagem.

ABORDAGEM TRADICIONAL

A abordagem Tradicional da ênfase no ensino centrado no professor, onde o aluno é apenas um "adulto em miniatura" que precisa de conhecimento, que são fornecidos pelos professores com conteúdo exteriormente já pronto para o ensino. É uma abordagem muita respeitadora da ordem e das regras impostas, onde muitas vezes o diferente é visto com maus olhos e considerado errado, trazendo para ela um aspecto rígido e autoritário.

Logo no começo do livro vemos o pai de Felipe lhe contado uma historia de dormir, em uma parte ele diz "-Pinóquio fugiu da escola, preferia brincar. Ai lhe cresceram orelhas e rabo de burro. Quem não vai á escola fica burro"; Nesta parte notamos claramente a abordagem tradicional onde fala que quem não vai para a escola fica burro, ou seja, Pinóquio seria uma " tabula rasa" e que nada sabia e nada aprendia já que não ia para a escola e preferia brincar. Um pouco mais a frente vemos os pais de Felipe planejando seu futuro, quando Felipe ainda é um bebê, eles pensam em como ele seria um bom aluno, com boas notas e assim passaria no vestibular para a faculdade e seria “alguém no futuro";

Afirmando a ideia de que apenas na escola se adquiri o conhecimento para o futuro. Mais tarde Felipe vai para a escola com ânsia de conhecimento, ele queria perguntar, e queria que suas perguntas fossem respondidas; Queria principalmente aprender sobre os pássaros, mais foi impedido por sua professora que lhe disse “- Agora não é hora de pensar em pássaros”. Os nomes dos pássaros não estão no programa de português. “Na aula de português, temos de pensar e falar sobre aquilo que o programa manda.” A professora impõe o ensino tradicional de forma rígida, dando a entender que o aprendizado tem hora, lugar e conteúdos previamente escolhidos e moldados, e esses conteúdos são os únicos que devem ser falados na sala de aula sem uma reflexão mais aberta sobre o tema. Felipe então começa a acreditar que havia hora certa para pensar, seguindo este ritmo moldado tradicionalmente importo sobre ele. “Felipe cada vez vai ficando mais velho, com o tempo se tornou um ótimo aluno sempre prestando atenção no professor e tirando boas notas, e acreditava que assim deveria ser para se tornar “Gente”; Se esquecendo do que mais gostava porque “ não era hora de pensar".

O ensino fundado na abordagem tradicional restringe o aprendizado dos alunos deixando de lado seus próprios saberes e impondo a eles um ensino moldado onde à participação do aluno não é levado em consideração, já que o aluno seria aquele que nada sabe, e o professor seria o único com o conhecimento em sala. Após a leitura podemos ter uma reflexão do nosso dia-a-dia onde o tradicionalismo é muito comum no nosso desenvolvimento na escola, no trabalho, e na sociedade em geral.

ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA

Para a abordagem comportamental o conhecimento é uma descoberta para o aluno, mas o que foi descoberto já existia no meio externo. O conhecimento é uma cópia do que é dado no mundo externo, é o resultado da experiência. O aluno é um recipiente de informações e reflexões e o ambiente molda seu comportamento, esse comportamento é pré-estabelecido, os alunos têm metas a serem cumpridas e têm que atingir um objetivo, sendo assim eles não se desenvolvem.

Na estória de Rubem Alves podemos observar exemplos da abordagem comportamentalista, como no trecho: “ – Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes dos pássaros não estão no programa de português. Na aula de português, temos de pensar e falar sobre aquilo que o programa manda.... – A escola não é para você aprender aquilo que quer – disse a professora. – A escola é para você aprender aquilo que deve aprender. O que você deve aprender é aquilo que disseram os homens inteligente do governo. Tudo na ordem certa. Uma coisa de cada vez. Todas as crianças ao mesmo tempo. Na mesma velocidade...”

Através deste trecho do livro “Pinóquio às avessas” é possível observar claramente como funciona a abordagem comportamentalista, ela é embasada na estruturação dos elementos, dos conteúdos, para a experiência curricular. Os alunos deverão seguir pelo caminho imposto até que cheguem ao comportamento final desejado, atingido o objetivo final.

ABORDAGEM HUMANISTA

Na abordagem humanista o ensino centrado no aluno, dá ênfase no sujeito como principal elaborador do conhecimento e o professor sendo assim o facilitador da aprendizagem.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com