TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exegese e Eisegese

Resenha: Exegese e Eisegese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Resenha  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

Exegese e Eisegese

Neste texto o autor da uma orientação daquilo que se deve observar quando quere3mos entender o que o texto esta dizendo. Ele fala que para compreendermos o sentido das palavras do texto, muitas vezes precisamos conhecer o momento social, político e histórico em que ele foi escrito, e que entrar no texto com sentido pré- estabelecido vai dificultar o entendimento daquilo que o autor esta falando.

A bíblia no entendimento dele foi escrita levando-se em, consideração toda essa ideia, o momento histórico, político, social e espiritual do povo da época, ou mais precisamente o povo de Israel.

Quando a lemos hoje devemos ter a preocupação em conhecermos toda essa situação, para uma atualização do seu sentido. A pergunta no parágrafo ou tópico três é: A revelação da palavra de Deus esta somente naquilo que esta escrito na bíblia? Ou devemos observar Deus falar através dos acontecimentos atuais ?

Quando lemos a bíblia, no anúncio do profeta quando este fala de um acontecimento, ele esta na verdade fazendo uma leitura dos acontecimentos e traduzindo ao povo como palavra de Deus.

Talvez o povo da época de Jesus não reconheceu porque buscavam o messias na palavra, na lei “Torá”, e não o viram no acontecimento, a sua fé estava na Torá.

Este texto trás importante esclarecimento, sobre tudo na forma de interpretação, mostrou que para um bom entendimento de qualquer texto precisamos levar em consideração o seu contexto histórico, social político e literário. O leitor não deve entrar no texto querendo ver aquilo que quer entender, mais sim procurar entender o que o texto esta dizendo levando em conta todo o contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com