TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Gestão em Educação

Por:   •  1/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.760 Palavras (12 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso: Pedagogia

Disciplina: Fundamentos da Gestão em Educação

Gestão educacional e suas implicações para a Educação Brasileira

Profº.  Marcele Rocha Lamos Rodrigues

Cícera Roberta dos Santos Lima RA-397693

Elizangela Matos Santos RA-386584

Suely Maria de Lima RA-383663

Elayne Cristina Rodriques de Oliveira RA-378690

JUAZEIRO DO NORTE / CE

2015

                 

INTRODUÇÃO:

Esse relatório tem o objetivo estudar a gestão educacional e suas implicações para a organização e o desenvolvimento do trabalho escolar. Estudamos sobre Luck,  que considera a gestão educacional como fato que vem ocorrendo no contexto das organizações e do sistema de ensino, como parte de um esforço fundamental para a mobilização, organização e articulação do desempenho humano e promoção da interação coletiva.

Gestão educacional e suas implicações para a Educação Brasileira.

A gestão educacional e suas implicações para a organização e o desenvolvimento do trabalho escolar, representou um estudo temático sobre a gestão escolar, a partir de uma nova visão de organização do trabalho e desenvolvimento das ações democráticas do gestor e supervisor em sintonia com a equipe escolar. Atualmente a realidade está marcada pelas desigualdades sociais, incertezas e tensões. Desta forma a escola necessita rever sua organização para atingir seu real objetivo que é ensinar, democratizando os conhecimentos da ciência e da tecnologia. Assim, não é mais possível trabalhar de forma fragmentada e hierarquizada, é preciso que os membros da escola se apropriem da nova perspectiva de se trabalhar em equipe e de fato apliquem esta teoria na prática do cotidiano escolar. Foi a partir destas implicações que surgiu a necessidade de buscar respostas para a seguinte problemática: Como é desenvolvida a gestão educacional para a organização e o desenvolvimento do trabalho escolar? Diante desse problema levantado, a pesquisa tem como objetivo geral investigar a gestão educacional e suas implicações para o desenvolvimento do trabalho escolar. Desta forma, pretende-se dar uma contribuição acadêmica e social ao tema, pois a gestão educacional é o pilar do desenvolvimento ou Sucesso dos resultados educacionais. Ela faz acontecer e mover esse processo que levará durante toda vida do cidadão, pois toma decisões que direcionam o andar educacional, logo merece atenção e investigação detalhada.

Gestão Pedagógica, tem objetivos para o ensino, gerais e específicos. Define as linhas de atuação, em função dos objetivos e do perfil da comunidade e dos alunos, propõe metas a serem atingidas,  elabora os conteúdos curriculares e companha e avalia o rendimento das propostas pedagógicas, dos objetivos e o cumprimento de metas. Avalia o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo. Suas especificidades estão enunciadas no regimento escolar e no projeto pedagógico, também denominado proposta pedagógica da escola. Parte do plano escolar, também inclui elementos da gestão pedagógica: objetivos gerais e específicos, metas, plano de curso, plano de aula, avaliação e treinamento da equipe.

 O papel do gestor escolar não se resume em cumprir e fazer cumprir as leis e regulamentos ,as decisões, os prazos para desenvolvimento dos trabalhos e transmitir a seus subordinados a estratégia a ser adotada no desenvolvimento desses trabalhos.

O gestor deve ser democrático, opinar e propor medidas que visem o aprimoramento dos trabalhos escolares, o sucesso de sua instituição, além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica, pensando  na valorização e desenvolvimento de todos na escola.

A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida e exercida a cada dia.
O gestor escolar deve agir como  líder, pensando no progresso de todos que fazem parte de sua equipe.
Um gestor líder é capaz  de desenvolver o potencial de trabalho de toda sua equipe, fazendo com que a mesma sinta-se capaz de transformar e realizar com sucesso todos os projetos desenvolvidos pela instituição de ensino.
Para conduzir sua equipe o gestor competente sempre tem uma propósito a ser concretizado e uma estratégia de ação para conquistar seus objetivos. Esse é o ponto de partida para que as ações da equipe escolar sejam bem sucedidas e quando uma de suas estratégias falha, o gestor educacional incentiva sua equipe  a descobrir o que é necessário fazer para dar um passo a diante.
O gestor escolar deve ter consciência de que sua equipe não limita-se a alunos, professores e demais funcionários internos da instituição. A equipe escolar é composta também pelos pais dos alunos e por toda a comunidade de forma geral, que deve ser mobilizada para que juntos  possam promover o principal objetivo de toda equipe escolar:  a aprendizagem dos alunos.
É fundamental ao gestor a habilidade em gerenciar conflitos, pois toda instituição escolar, assim como qualquer outra instituição muitas vezes se depara com conflitos que podem ocorrer entre os membros da equipe, já que cada ser humano possui características individuais. Conflitos esses que podem ser  ocasionados por fatores externos ou internos ao ambiente de trabalho.
Por outro lado, é necessário acreditar  no potencial que cada indivíduo possui, mesmo que esse potencial ainda precise ser desenvolvido e  ouvir o que as pessoas têm a dizer  é essencial quando se pratica a liderança, pois acredito ser impossível para um líder desenvolver trabalhos e conquistar sozinho seus objetivos. O ponto de vista de cada integrante da equipe é importante para a conquista de objetivos em comum. O trabalho em equipe, as opiniões diferenciadas e o pensamento individual de cada um são fundamentais para que se construa o sucesso coletivo.


Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica

Pública.

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública tem como objetivos: Formar, em nível de especialização, gestores educacionais efetivos das escolas públicas da educação básica, incluídos aqueles de educação de jovens e adultos, de educação especial e de educação profissional. Contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (233.3 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com