TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IGREJA presbiteriano DO BRASIL LÁ, PARTE INTEGRAL DA ADORAÇÃO DZHEKHOVA NO ANTIGO TIPO

Projeto de pesquisa: IGREJA presbiteriano DO BRASIL LÁ, PARTE INTEGRAL DA ADORAÇÃO DZHEKHOVA NO ANTIGO TIPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.241 Palavras (13 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 13

Rev. José de Souza Filho.

Telefone (084) 30813911.

IGREJA

PRESBITERIANA

DO BRASIL

DÍZIMO, UMA PORÇÃO INTEGRAL DO CULTO

A JEOVÁ NO ANTIGO TESTAMENTO

Rev. José de Souza Filho

Natal/RN

2007

S U M Á R I O

Apresentação 1

Introdução 2

I. A Idéia Germinativa Sobre o Dízimo 3 1. O dízimo não constitui uma obrigatoriedade 3 2. Sedimentação do dízimo no Antigo Testamento 4

II. O Dízimo no Pentateuco 4

1. Uma prática no culto 5

2. O dízimo no sustento dos levitas 5

3. Auxílio aos necessitados 6

III. A Finalidade do Dízimo 7

1. Finalidade do dízimo, agradecimento a Deus 7 2. Finalidade do dízimo, sustento do clero 7 3. Finalidade do dízimo, amparo aos necessitados 8 4. Finalidade do dízimo, amparo ao culto 8

IV. Fidelidade ao Dízimo 9 1. A fidelidade de Abraão 9 2. A fidelidade de José 10

3. Uma promessa de fidelidade 10

Conclusão 12

Conclusão final.

O dízimo, inicialmente era uma prática espontânea. Não havia uma lei que o impusesse. Era um tributo para o templo real; uma dádiva ao rei; um tributo ao dono da terra.

Ele (dízimo) deve ser compreendido como um ato no qual se demonstrava que tudo pertence a Deus.

Como não havia esta compreensão de todos, que tudo pertence a Deus, por causa do pecado, é que surgiu a lei, que tornou o dízimo obrigatório. Esta obrigatoriedade imposta pela Lei Mosaica tinha como fim à demonstração da soberania de Deus através da qual ele exigiu que a Sua casa fosse restaurada e que voltasse à ordem.

A lei favoreceu as diversas finalidades que precisavam ser atendidas por meio da cobrança dos dízimos e das ofertas. Surgiram também exemplos de homens fiéis e comprometidos com Deus, à lei é o que orienta o homem, sem ela não se sabe quem é fiel.

O dízimo deve ser compreendido como um ato de entrega a Deus de forma espontânea e é por este ato que a sua casa é mantida, os sacerdotes pelos serviços prestados são sustentados e os necessitados atendidos na ação social da Igreja.

Atentando para esta compreensão, o dízimo deve ser praticado nos momentos de adoração, gratidão e louvor a Deus, de forma voluntária e com amor ao Senhor.

Por isso é importante e urgente ensinarmos sobre a extensão do dízimo na vida da igreja, família e sociedade. E que a sua aplicabilidade seja sempre um ato de gratidão, amor a um Deus Santo, que nos chama a cultuá-lo em espírito e em verdade.

A P R E S E N T A Ç Ã O

Este trabalho é o resumo da nossa monografia do curso de Bacharel em Teologia. Nossa intenção é apresentar a idéia germinativa do dízimo no Pentateuco.

O dízimo deve ser compreendido como um ato de entrega a Deus de forma espontânea e é por este ato que a sua casa é mantida, os sacerdotes pelos seus serviços prestados e os necessitados na ação social da Igreja.

Atentando para esta compreensão, o dízimo deve ser praticado nos momentos de adoração, gratidão e louvor a Deus, de forma voluntária e com amor ao Senhor. O ato de dizimar não pode ser banido dos cultos prestados a Deus, ele deve sim, ser praticado em todos cultos.

Rev. José de Souza Filho

Natal-RN

2007

INTRODUÇÃO

Este trabalho é um resumo de uma pesquisa extraída do Antigo Testamento.

Confirmar a fidedignidade do Antigo Testamento e do Novo Testamento é necessário, na sua unidade de propósito e de programa que só pode ter sido operado por uma mente divina.

O dízimo significa a décima parte da alguma coisa que é devida por um adorador ao seu Deus, deuses, para o sustento das instituições religiosas e dos seus cleros.

No Antigo Testamento o dízimo era algo praticado muito antes da Lei Mosaica (Gn. 14. 18 – 20), Abrão não dizimou por uma obrigação da lei, mas voluntariamente como forma de gratidão, devoção, respeito, pagamento de voto, pois o ato de oferecer o dízimo era uma forma de agradar a Deus, por conseguinte, um ato de adoração e amor.

Ao ser instituído na Lei Mosaica, o dízimo não se descaracterizou no seu verdadeiro sentido. Se antes se dizimava como forma voluntária, havia uma lei no coração do homem. Essa lei vem favorecer o suprimento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com