TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDULGENCIAS, POR QUE LUTERO ERA CONTRA

Por:   •  24/8/2015  •  Dissertação  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  2.613 Visualizações

Página 1 de 2

Por que Lutero prestou-se contra a venda de indulgências, oferecidas pela Igreja Romana?

R: Lutero era um homem fiel a sua crença e seus valores, a tal ponto que ele se questionava suas ideias, se elas eram corretas aos olhos de Deus ou se ele estava sendo tentado pelo próprio Diabo.

Ao longo do filme Lutero foi incumbido a ele o dever de levar cartas a Roma. Ao chegar a Roma, não foi visto por ele um lugar santo, onde a ordem e o dever com a cristandade eram mantidos, já que o próprio Papa residia neste local; em vez disso, o que foi visto foi um segmento de vários dogmas, assim acreditado por ele, sendo corrompidos, como a própria castidade dos padres, e o que mais tarde foi indagado por ele, que foi a indústria de indulgencias.

Lutero como fiel aos seus ideais questionava-se sobre Deus, e como resposta obtida, ele foi mandado para uma universidade, para estudar teologia, o que por sua vez o fez indagar sobre as indulgencias. Em sua viagem a Roma (quando ele foi levar a carta), ele adquiriu uma indulgência, e viu outros diversos cristãos depositando sua fé nesses artigos.

Lutero ficou indignado, pois as indulgencias estavam sendo ofertadas de forma imoral e sem ética, a Salvação era vendida por algumas moedas de troca simplesmente, e não seria com dinheiro que se alcançaria a salvação, pois como ficariam as outras pessoas que não tinham dinheiro suficiente para compra-las? Estes não iriam alcança a salvação?

Foi a partir deste pensamento que ele escreveu suas 95 teses, explicando ao Papa sobre a exploração da fé do povo, com a oferta imoral de indulgencias e relíquias por membros da igreja, estas 95 teses foram impressas, e o povo passou a ter conhecimento dessas teses. Quando essas teses chegaram ao Papa, Lutero foi chamado para comparecer novamente em Roma, mas simplesmente ignorou o “ilustre convite”, ele continuou a pregar contra essas indulgencias, mesmo sendo acusado por membros superiores da igreja como sendo herege, ele foi enquistado a retratar-se, mas queria provas de que suas teses estavam erradas, porém não conseguiram então membros da Igreja Romana montou um plano para rapta-lo, mas o presidente da universidade prevendo esse movimento da Igreja raptou Lutero antes disto. Então Lutero, preso em um castelo desconhecido, traduzia a bíblia para a língua alemã.

Como Lutero havia desaparecido, sem nenhuma explicação, acreditava-se que ele estava morto, então o povo continuou a reforma, porém de uma forma mais violenta e sangrenta. Quando Lutero teve conhecimento do que estava acontecendo, do banho de sangue que estava sendo derramado, ele log tomou providencias, mas ainda sim continuou com a reforma, mas outras mortes foram inevitáveis.

É claro que tudo não aconteceu como de acordo com o filme. Só que com registros históricos, como as próprias “95 teses” de Lutero, há como confirmar seu desdém pela exploração do povo, usando a sua fé para a venda da “Salvação”, que ficava escrita em mero pedaço de papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com