TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Lutero

Trabalho Universitário: Resenha Filme Lutero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  2.705 Visualizações

Página 1 de 4

A cena que antecede a partida de Lutero para Roma o mostra discutindo com o diabo, Lutero muitas vezes achava que podia falar com o diabo, Lutero acha que tem pecados demais para ser padre, ele diz que Deus não é justo pois fez o homem manchado pelo pecado, acha que Deus não é um juiz justo pois zanga-se pelas faltas que o homem comete, e os ameça com o fogo do inferno. Mas Lutero se acha um homem mal por pensar assim. Então Lutero é enviado a Roma para levar alguns documentos (uma petição a qual o filme não explica) e também acham que ele deve sair para conhecer o mundo fora do claustro.

Chegando a Roma Lutero pode visualizar com seus próprios olhos cenas polêmicas referentes às atuações dos representantes de Deus, este identificou, por exemplo, a existência de prostíbulos específicos para os monges, centenas de pessoas entregando o pouco que possuíam para seu sustento em nome da salvação pregada pelos lideres católicos. Lutero não conseguia compreender alguns dogmas da Igreja para com seus súditos, como a oferta de indulgências aos fiéis, em troca da salvação de suas almas do purgatório, entre elas esta a visão do crânio de João Batista, a escalada da escadaria da igreja rezando um pai nosso a cada degrau depois de pagar uma moeda e receber um pedaço de papel, o qual salvaria a alma de algum parente que estivesse no purgatório.

Quando volta de Roma Lutero esta mais indignado ainda, diz que Roma é um esgoto vivo onde compra-se de tudo de sexo a salvação, até as moedas que Judas recebeu eram utilizadas como indulgencia, diz também que soube que até o Santo Papa adora o poder.

Lutero é enviado a Wittemberg para fazer doutorado em Teologia, ao chegar é recebido com desconfiança pelo povo, pois acham que o mesmo veio cobrar alguma taxa, pois toda vez que aparece algum sacerdote novo na cidade acham que foi Roma que enviou para arrecadar dinheiro.

Uma cena marcante é o suicídio do menino e depois Lutero mesmo contrariando as leis da igreja que dizia que suicidas não podiam ser enterrados em solo sagrado, mas Lutero acredita que o menino estava possuído pelo demônio e por isso merecia ser enterrado naquele local, tão qual um inocente que foi assasinado por ladrões na floresta.

Os pricipais pontos da doutrina de Lutero são:

Igreja: proclamava a criação de Igrejas nacionais autônomas. O trabalho religioso poderia ser feito por pessoas não obrigadas ao celibato sacerdotal (obrigação de não casar).

Lutero aceitava a dependência da Igreja ao Estado. O idioma das cerimônias religiosas deveria ser aquele de cada nação e não o latim, que era o idioma oficial das cerimônias católicas.

Rito Religioso: a cerimônia religiosa deveria obedecer a ritos mais simples, reduzindo a pompa existente nos cultos católicos. S Santos e imagens foram abolidos,

Livro Sagrado: A Bíblia era o livro sagrado do Luteranismo, representando a única fonte da fé. Sua leitura e interpretação deveriam se feitas por todos os cristãos.

Salvação humana: O homem salva-se pela fé em Deus e não pelas obras que pratica.

Sacramentos: preservaram-se como sacramento básicos o batismo e a eucaristia.

Logo após a conclusão das 95 teses, Lutero pregou-as na porta da Catedral de Wittemberg. Fiéis da região passaram a ler o que havia nos papéis. Em seguida, os escritos foram publicados em grande escala, atingindo assim, um maior número de pessoas.

Assim que a Igreja ficou sabendo dos pensamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com