TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Lutero

Exames: Resenha Do Filme Lutero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  1.054 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS

ACADÊMICA: JACKLINE DA SILVA PEREIRA

DISCIPLINA: CULTURA RELIGIOSA

TURMA:

Resumo do filme Lutero

O filme Lutero é a biografia de Martim Lutero, homem que inspirou a reforma protestante que ocorrida no Século XVI. O desejo de ser padre o motivou a se tornar doutor em teologia, mas a sua profunda religiosidade tomou caminhos revolucionários que confrontaram diretamente a Igreja Romana, que detinha o poder naquela época.

Em alguns momentos o filme expõe certa dualidade do homem, construindo uma imagem de um ser tomado de dúvidas arrasadoras e que dialoga com o diabo, há uma superestimação deste. O filme mostra um homem pragmático que sabia do tamanho de suas intenções e obra, que entendia o quanto interpor-se no caminho da Igreja não era uma tarefa simples e certamente ele tinha conhecimento dos obstáculos que estavam a sua frente.

Ele tirou do seu caminho tudo o que poderia prejudicar a sua grande obra e não hesitou em confrontar seus próprios amigos quando a reforma tomou caminhos violentos, como a agressão contra Igrejas.

Ele tinha consciência que mudaria o mundo, tanto que avisou o seu tutor, deixando claro que não deveria existir espanto se ele de fato conseguisse mudar o mundo. Começou a sua busca e embora fosse um religioso convicto, caiu em profunda decepção ao visitar Roma. Ao visitar o centro do catolicismo se revoltou com a forma como os fieis eram tratados e na grande indústria da indulgência então criada.

O filme mostra também o quanto a Igreja usada da fé de homens e mulheres que viviam em condições sub-humanas, pois aceitavam que eles dessem tudo o que tinham em troca do caminho ao Paraíso. Já naquele momento Lutero tinha em mente que o Paraíso deveria ser acessível a todos os homens, independente de suas condições e posses.

Os sentimentos de Lutero foram resumidos em suas 95 Testes. Esse grande documento foi pregado pessoalmente por ele nas portas da Catedral de Wittemberg. A partir daquele momento suas convicções passaram a ser públicas e confrontaram diretamente a Igreja. Roma imediatamente o chamou para um interrogatório, mas com a oportuna intervenção do Príncipe Frederico o julgamento não ocorreu em Roma. Naquele momento era consenso entre todos a volta de Lutero que uma confrontação não seria oportuna.

Inclusive seus amigos mais próximos o aconselharam a evitar a confrontação pedindo mais tempo. Logo após a pergunta foi repetida insistentemente e ele finalmente respondeu que a Igreja deveria provar que as suas ideias estavam erradas. A partir daquele momento Lutero seguiu um caminho diferente e bem distante da Igreja.

O Príncipe Frederico articulou uma estratégia para Lutero ser capturado antes que a Igreja o capturasse. Isolado, Lutero traduziu a bíblia para o Alemão e enquanto isso, seus seguidores, inclusive amigos mais íntimos deram andamento a revolução, porém de um modo mais agressivo, que contrariou seus princípios. Ao tomar conhecimento, ele foi imediatamente contra os seus amigos e tentou reestabelecer a ordem.

Embora Lutero tivesse boas intenções, ele não pode impedir o banho de sangue que a reforma provocou. As confrontações foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com