TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INICIAÇÃO À LEITURA BÍBLICA

Por:   •  1/9/2017  •  Monografia  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

REGIÃO EPISCOPAL DA LAPA

PARÓQUIA Nª SENHORA DA LAPA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

[pic 1]

2012

INICIAÇÃO À LEITURA BÍBLICA

Apresentação da Bíblia.

A bíblia nos fala da criação de Deus com a criatura humana, com a bíblia se aprende a “ouvir” a Deus que se comunica conosco através de toda a criação, dos acontecimentos da vida e, finalmente, através de Jesus Cristo, que apresenta o filho de Deus, que nos chama a ser suas testemunhas até o fim dos tempos.

A sagrada escritura é inspirada por Deus, é útil para instruir, para educar na justiça, a fim e que o ser humano de Deus seja perfeito.

Foram aprendidos três aspectos de analisar os textos bíblicos:

  • Ver de perto o texto;
  • Olhar a situação do povo;
  • Executara mensagem;

Pois o maior ponto é a união entre: pacto, união, que exige amor e fidelidade.

FORMAÇÃO DO POVO BÍBLICO

A bíblia nos fala de pessoas, lugares, fatos, nos conta a história de um povo que foi se descobrindo aos pouco, que sentia presença de Deus em suas vidas. Os antepassados surgiram na região do Oriente Médio (Ásia e África), que já era o berço das grandes civilizações, como a Suméria, Acad, Assíria, Império Hitita, Urartur e Egito.

Egito (parte africana), Israel, Jordânia, Líbano, Síria, Turquia, Iraque, Ira, Arábia Saudita, Emirados Árabes. A formação geográfica de Canaã marcou história do povo de Deus. A região possuía planícies, pois tinha áreas férteis e ficava perto do rio Jordão e do mar. A população que vivia ao redor destas cidades eram compostas por migrantes. Também havia os patriarcas, as migrações e os grupos de Moisés.

A história dos patriarcas

Nos mostra modelo de fé e vida, pois fugiram das cidades tornando-se pastores seminômades nas estepes, pois eles pertenciam ao grupo de Jacó, de Abraão, de Isaac, sendo que Abraão foi o pai de tido povo de Deus.

As migrações

A bíblia relata outras mudanças ou migrações, que aconteciam quando o clã era obrigado a partir para longe, por causa secas prolongadas ou inundações. Exemplo: a história de José no Egito, de Abraão e o grupo de Moisés. Este grupo do povo de Deus tinha um papel fundamental, foram eles que tinham a direção de Moisés, enfrentaram forças poderosas da época, a perseguição do faraó do Egito, enfim, venceram com coragem ao longo do século, tornando-se símbolo e libertadores.

PENTATEUCO

Pentateuco é a presença viva de Deus hoje em nossa história, era formado por um único livro, e foi dividido em torno do século IV a. C. para facilitar as leituras. Essa divisão, encontramos nos cinco primeiros livros da bíblia que são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Muitos textos antigos foram interpretados e atualizados conforme a realidade do povo de Israel durante e após o exílio de Babilônia.

No livro de Gênesis fala da origem do universo, da humanidade e dos antepassados, do povo de Israel. No livro do Êxodo destaca a experiência da libertação da escravidão do Egito pelo poder divino. No livro Levítico fala de diversos tipos de sacrifícios praticados pelos israelitas, como o holocausto. No livro dos Números, ressalta especialmente a caminhada do povo pelo deserto, rumo a terra prometida, e com fidelidade ao Deus da vida, o povo constrói um modelo novo de sociedade, baseado na experiência fraterna e solidaria.  O livro do Deuteronômio é o último livro do Pentateuco, o livro destaca que o mandamento do amor a Deus é a realização concreta da opção pela vida.

PROFETISMO

A bíblia nasceu aos poucos, no chão da vida de um povo que fez uma especial experiência de Deus resentes nos acontecimentos de suas vidas. O conteúdo de um texto bíblico, antes de ser escrito, foi vivido por pessoas concretas: homens e mulheres de todas as classes sociais.

Gente que vivia nos campos e nas cidades, dentro e fora da Palestina, formando as várias tradições. Esta é uma experiência de fé das comunidades do 1º e 2º testamentos. O profeta faz opção pelos pobres e anuncia o Deus que liberta, que faz justiça aos pobres e aos oprimidos.

São pessoas cheias de paixão, suas palavras queimam como tochas.

SALMOS

Na origem de cada Salmo está alguém, que é a comunidade. A comunidade reconhecia a no Salmo a expressão de sua fé e também decorava para cantar guardados na memória, de ano em ano, de século em século.

Os Salmos foram um longo processo semelhante ao que acontece hoje na composição dos livros de cânticos nas comunidades. O livro dos Salmos é o maior da bíblia, pois são 150 Salmos, possível encontrar outros Salmos na Bíblia como, por exemplo, os cânticos de Moisés de Miriam (Ex. 15,1-21), de Débora (Jz. 5,1-31), e de Ana (1 Sm. 2,1-10). E, outros vieram depois como os cânticos de Maria (Lc. 1,46-55), de Zacarias (Lc. 1, 68-79), de Simão (Lc. 2, 29-32) e outro nas cartas de Paulo  Apocalipse. Existem também Salmos que veem desde os tempos de Davi (1010 a 970 a.C.

        SAPIENCIAIS

Sapienciais são chamados assim porque nasceram do ambiente da sabedoria. São seis os livros que os compõem: Jó, Provérbios, Eclesiastes ou Qohelit, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico ou Sirácida. A sabedoria nasce da vida do povo e às dirige. A sabedoria popular em Provérbios e Eclesiástico, Cântico dos Cânticos é uma reflexão sapiencial sobre o amor entre a mulher e o homem. Sabedoria: um discernimento entre o amor.

PALESTINA NO TEMPO DE JESUS

 A história do povo de Deus começou com um pequeno grupo de pessoas que não suportava qualquer tipo de apreensão. Entre eles encontramos o grupo de Abraão que viajava rumo a terra prometida (Canaã).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com