TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inveja

Tese: Inveja. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  6.975 Palavras (28 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 28

INVEJA

Uma publicação da Igreja Batista da Lagoinha

Edição Julho/2008

Introdução

“Senhor, que o seu Espírito Santo me oriente para que eu entenda perfeitamente a sua Palavra. Abro meu coração como terra boa para receber a semente da sua Palavra. Quero florescer e, assim, ser como árvore plantada junto aos ribeiros de águas, que no devido tempo dá o seu fruto e cujas folhas não murcham. Em nome de Jesus Cristo, amém!”

Embora eu já tenha participado de muitas reuniões de oração, nunca ouvi alguém confessando o pecado da inveja a Deus. Esse é um pecado muito sutil, porque ele pode ser disfarçado com facilidade. Contudo, a Deus ninguém engana. Lúcifer era um anjo de luz cheio da glória e do resplendor de Deus, mas ele se transformou no diabo, exclusivamente por causa da inveja. Quando observamos o que acontece no mundo hoje, quando ouvimos falar sobre os conflitos, sobre as guerras, a respeito das lutas, das discórdias em um casamento, dos conflitos entre funcionários de uma empresa, de situações difíceis entre vizinhos, percebemos que existe uma raiz comum a tudo isso, que é a inveja. A Bíblia fala muito sobre esse terrível mal. E é sobre ela que falaremos neste livro.

A pressão da Inveja

“então, vi que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja do homem contra o seu próximo. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.” (Eclesiastes 4.4).

Este pecado chamado inveja é um pecado bem escondido, pois você nunca ouviu alguém dizer: “Eu sou uma pessoa invejosa”. Muitos já confessaram pecados de mentira, de lascívia e muitos outros. Todos nós já oramos clamando: “Senhor, perdoe os meus pecados”. Mas confessar-se invejoso, assumir o pecado da inveja é algo que eu ainda não vi acontecer. Preste bem atenção ao que o pregador diz: “Então, vi que todo trabalho e toda destreza em obras provém da inveja do homem contra o seu próximo. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.”

Sempre, no final do ano ou próximo ao final do ano, as fábricas de automóveis lançam seus novos modelos. Esses modelos não são tão diferentes assim, eles colocam apenas alguns itens a mais e acrescentam outros mais sofisticados. Entretanto, embora a estrutura seja a mesma, as pessoas querem sempre mudar de carro. Em todas as propagandas afins, existe uma mensagem subliminar de que você não pode ficar sem aquele novo carro.

Que possuir o tal automóvel vai lhe conferir status e poder e, assim, as outras pessoas terão inveja de você. Outro apelo com uma mensagem bastante subliminar é o referente à moda do vestuário. Roupas são apenas roupas, mas as maneiras como as pessoas se vestem é que demonstra a particularidade de cada um. Entretanto, muitas pessoas compram roupas por causa da etiqueta que elas trazem e que lhes conferem status. Às vezes, a roupa é até muito feia e esquisita, mas a etiqueta “tem nome” e é isso o que importa para essas pessoas, pois a marca provocará inveja em outras pessoas. Quando começamos a observar com mais acuidade, notamos que a fonte de muitos males é a inveja como está escrito: “Vi que todo trabalho e toda destreza em obras provém da inveja.” O texto diz “todo trabalho”, então, talvez você até argumente que, dessa maneira, nunca haverá progresso, pois como progredir sem trabalho? O trabalho é extremamente necessário em todas as áreas de nossa vida, mas temos de discernir a nossa motivação para realizá-lo. As Escrituras dizem “que todo trabalho e toda destreza em obras”, ou seja, aquilo que os homens fazem de maneira efetiva, “provém da inveja do homem contra o seu próximo. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.” A pessoa cujo coração é invejoso será sempre movida pela inveja em tudo o que ela fizer. E, essa pessoa nunca será uma pessoa satisfeita, porque sempre haverá algo mais para ela ambicionar. E essa não será uma ambição saudável, no sentido de buscar melhoria de vida, mas de querer sempre mais para ser melhor que os outros e ter mais que o seu semelhante.

A Palavra de Deus nos exorta a transformar a nossa maneira de pensar. Sendo assim, a nossa motivação nunca poderá ser a de provocar inveja nos outros. A nossa motivação não pode ser um sentimento indigno como a inveja porque temos de viver para o louvor da glória de Deus, o nosso Pai.

Quando uma pessoa vive comparando as coisas que possui com as dos outros e se comparando com outras pessoas, ela vive sob pressão. Ela acha que somente quando tiver essas coisas viverá a plenitude da vida. Mas não é assim. A realidade é que a plenitude da vida independe de coisas, porque ela vem exclusivamente de Deus, da presença dele em nossa vida e do nosso relacionamento com Ele. Isso é o que verdadeiramente conta.

Certa senhora nutria grande inveja de uma de suas vizinhas. Ela sabia até os passos que a vizinha dava, pois ficava sempre observando o que ela fazia. Se a vizinha ia a um determinado supermercado, ela dizia: “Eu tenho de comprar naquele supermercado também”. Ela não queria ficar “por baixo”. Se a vizinha comprava uma geladeira, ela não sossegava enquanto não comprava uma geladeira igual. Só faltava colocar câmeras escondidas dentro da casa da vizinha para saber tudo que ela possuía para que pudesse ter igualzinho também. Certo dia, essa vizinha comprou uma televisão muito grande e instalou uma antena enorme. A televisão era muito cara e a tal senhora não possuía dinheiro para comprá-la, então ela comprou uma antena igual. Assim, quem passasse do lado de fora da casa poderia pensar que ela também tinha uma televisão semelhante. Infelizmente, as pessoas chegam a esse nível de inveja. A pessoa que se alimenta da inveja vive sempre insatisfeita e sempre está a se comparar, não pelos valores da Bíblia, mas firmada em coisas e status estabelecidos pela sociedade.

Por que ele e não eu?

A semente do pecado que brotou em Lúcifer foi: “Ele viu Deus no trono”, então disse: “Por que Ele e não eu?” A raiz da inveja nutre-se exatamente desse pensamento: “Por que ele e não eu?” Esse é um sentimento que destrói pessoas e relacionamentos à medida que vai crescendo porque é um pecado sutil, oculto. O que eu quero que os meus amados leitores compreendam é que a inveja alimenta todos os outros pecados. Quando uma pessoa se converte e vem para Jesus, ela não mais assalta um banco ou uma joalheria,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com