TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inveja

Tese: Inveja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Tese  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

É por isso que o invejoso, ao invés de aceitar suas carências ou perceber seus desejos e capacidades e assim desenvolvê-los, odeia e deseja destruir todas as pessoas que, como um espelho, lembrem-no da sua privação. Em outras palavras, a inveja é a raiva vingadora do impotente que, em vez de lutar por seus anseios, prefere eliminar a concorrência.

A inveja tem inúmeras formas de expressão: críticas, ofensas, dominação, rejeição, difamação, agressões, rivalidade, vinganças. O psicoterapeuta espanhol José Luis Cano assinala que “na escala individual, a inveja costuma ser parte de muitos transtornos psicológicos e de personalidade; nas relações profissionais e de casal, ela está envolvida em muitos conflitos e rupturas; e na escala social e política, sua influência é imensa”.

Já o catolicismo considera a inveja como um dos sete pecados capitais, uma vez que ela constitui a fonte de outros pecados. O invejoso deseja ter algo que o outro possui, sem se importar em prejudicar a outra pessoa, para obter esse bem. Para o cristianismo, esse sentimento baixo e ignóbil é inaceitável, já que cria uma situação que causa infelicidade e dor para o outro indivíduo.

O poeta italiano Dante Alighieri, na sua obra o Purgatório, o segundo dos três cantos da Divina Comédia, define a inveja como “amor pelos próprios bens pervertido ao desejo de privar a outros dos seus”. O castigo para os invejosos era ter seus olhos fechados e costurados com arame, para que eles não vissem a luz (porque haviam tido prazer em ver os outros sofrerem).

Então, se você deseja ver mais sobre como a inveja extrema corrompe almas, até levar homens e mulheres a cometer os crimes mais terríveis, não perca nesta semana o episódio de Pecados Mortais, quarta às 22h.

Fontes consultadas:

http://www.psicodinamicajlc.com/articulos/jlc/020.html

http://definicion.de/inveja/

http://www.actiweb.es/conocimientointerior/pecados_capitales.html

Tags: Crime, Inveja, Pecados

Conteúdo Relacionado

Curiosidades

CRIMINALÍSTICA: O UNIVERSO DOS DETETIVES

Curiosidades

COLD CASES OU ABERTOS: ESPERANDO A JUSTIÇA

Curiosidades

SEGREDOS: SINAIS E TÉCNICAS PSICOLÓGICAS PARA DESVENDÁ-LOS

Curiosidades

O MUNDO TERRÍVEL DAS FOBIAS

E-mailFacebookStumbleUponTwitterGoogle+1

Publicidade

DISCOVERY ID EM SEU E-MAIL

NOME

SOBRENOME

EMAIL

Cadastrar se

OS MAIS VISTOS

LIMERÊNCIA: A DOENÇA DO AMOR LIMERÊNCIA: A DOENÇA DO AMOR ©ThinkStockPhotos Por P

20 MANEIRAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com