TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para Além Da Inveja Do Tenis

Trabalho Escolar: Para Além Da Inveja Do Tenis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

Texto "Para além da inveja do tênis"

Autor: Renato Ribeiro

 O texto tenta explicar o porque dos assaltos e das mortes em assaltos, por causa de tênis de grife, da década de 90. E, nos dias de hoje, podemos fazer uma "ligação" com as manifestações, que ocorreram em junho de 2013, e os rolezinhos.

 O termo 'Para além da inveja do tênis' explica como algo supérfluo, como um tênis, algo para conforto, pode mobilizar paixões que a luta por grandes necessidades da vida nem sempre desperta.

 Nas manifestações de maio e junho de 2013 marcaram uma grande novidade em nosso país, pois vimos multidões indo as ruas para traduzir suas necessidades, suas carências, seus desejos em política, tais como a educação, a saúde, o transporte, a segurança e o emprego.

 Os rolezinhos voltam a lógica do tênis(lógica do consumo), onde os jovens vão aos shoppings para clamar sua integração na sociedade de consumo, querem desfrutar do prazer, assim como pessoas de sua idade fazem. Usando um "charme" nisso, que inclui o verbo "pegar" (de ficar, beijar).

 3 características do rolezinho, de acordo o autor: 1º são ações coletivas e não individuais. 2ª as convocações claramente repudiam o crime. Os rolês são chamados para serem atos não-violentos. 3º são atos políticos. com ou sem consciência disso, os participantes se reúnem para exigir direitos.

 Essas manifestações são um fenômeno social de uma parcela da sociedade.

o A classe C ou a nova classe média.

o Antes essa classe não tinha acesso á informação, a mesma tecnologia que a classe A e B tem. E agora querem mostrar que podem fazer parte, que podem se "misturar", entrar, na classe A.

 O autor quando parece que esta defendendo a inclusão social, na verdade, ele esta criticando por essa inclusão ser pela lógica de consumo e dizendo que isso já chegou no limite. Que essa inclusão deve ser feita pela educação e cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com