TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que a Bíblia diz sobre a inveja

Artigo: O que a Bíblia diz sobre a inveja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  Artigo  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

conceito:

A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física ou seja pelo intelectual.

Dificilmente admitimos ter inveja:

Sempre achamos que a inveja esta presente nos outros, jamais admitimos que somos nós os invejosos. Envergonhamo-nos desse sentimento mais do que de qualquer outro. Podemos admitir que temos ódio, medo, ira, raiva, ciúmes, aversão, repulsa, mas dificilmente declaramos que temos inveja de alguém ou de alguma coisa.

Todos nós sentimos inveja, mas não admitimos porque na crença popular ser invejoso significa ser mau, mas não é, a inveja é um sentimento humano que nos consome e nos destrói. Contudo precisamos ter em mente: se somos humanos e temos veias por onde corre nosso sangue, então temos inveja. Ainda não nasceu uma pessoa que não tenha inveja ou que não tenha todas as características humanas. O que nos difere uns dos outros em termos de sentimentos é só uma questão de grau.

A inveja é um sentimento humano tão dificil de ser compreendido. A admiração, por exemplo, é uma forma de disfarçar a inveja.

O que a Bíblia diz sobre a inveja:

Quando usamos a palavra inveja, estamos nos referindo a ter inveja de alguém por ter algo que não temos. Esse tipo de inveja é um pecado e não é uma característica de um Cristão, isso só mostra que ainda estamos sendo controlados pelos nossos próprios desejos.

A Bíblia nos diz que devemos ter um tipo de amor tão perfeito quanto o que Deus tem por nós. “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal.

Ter inveja indica que não estamos satisfeitos com o que Deus tem nos dado. A Bíblia nos diz que devemos estar satisfeitos com o que temos, pois Deus nunca vai nos deixar ou abandonar.Quando usamos a palavra inveja, estamos nos referindo a ter inveja de alguém por ter algo que não temos. Esse tipo de inveja é um pecado e não é uma característica de um Cristão, isso só mostra que ainda estamos sendo controlados pelos nossos próprios desejos.

A Bíblia nos diz que devemos ter um tipo de amor tão perfeito quanto o que Deus tem por nós. “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal.

Ter inveja indica que não estamos satisfeitos com o que Deus tem nos dado. A Bíblia nos diz que devemos estar satisfeitos com o que temos, pois Deus nunca vai nos deixar ou abandonar.

Identificando a inveja:

Sentimento de ressentimento quando alguém está a frente.

Quando temos uma espécie de crítica incessante ou constantes alfinetadas.

Quando a pessoa não consegue ver nada a elogiar ou a valorizar em outro indivíduo, mas só acha dúvidas “bem, estava bom, mas…” e encontra sempre alguma razão para duvidar da outra pessoa ou derrubá-la.

Quando a pessoa não sossega enquanto não consegue algo que alguém tem, como um bom emprego, carro, cônjuge, etc.

Quando a pessoa se incomoda com inteligência tranquila e a paz de espírito de outra pessoa e se põe a cutucá-la e a provocá-la até que ela perca a calma.

Incapacidade de reconhecer ajuda e informação ou com dificuldade em aprender e fazer trabalho grupal.

Quando a pessoa não tolera escutar o que a outra pessoa tem a dizer, e encontra todo tipo de artifício para parar a conversa, tomando conta do assunto, paralisando-a, porque não consegue tolerar ouvir coisas divertidas, experiências e pensamentos interessantes que venham de outra pessoa.

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com