TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVEJA NAS ORGANIZAÇOES

Casos: INVEJA NAS ORGANIZAÇOES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

A inveja nas organizações

A inveja esta presente nos mais diversos tipos de organização, desde as de pequeno as de grande porte. Dentro de uma organização ela é vista com um sentimento indesejável, por atrapalhar nas relações interpessoais dos funcionários e atrapalha no crescimento destes dentro da empresa. Acredita-se ser um sentimento que surge pelo aumento da competitividade do mercado de trabalho e por este formato canibal, cada um por si.

A inveja pode ser caracterizada como um sentimento de comparação com outra pessoa, desejar o que o outro tem; atributos, posse, status, habilidades. Esta comparação sempre é num sentido de inferioridade perante os outros, gerando assim a sensação de tristeza, frustração e mal-estar.

Dentro de uma organização esse sentimento é algo prejudicial pelo fato da pessoa ignorar suas próprias qualidades e se preocupar apenas em botar defeito no que os outros fazem, assim o funcionário se limita a crescer e evoluir na empresa. Outra forma mais prejudicial é quando este sentimento atingi um nível mais alto chegando a ponto de ter atitudes como de sabotagem ou vingança com os colegas de trabalho, muitas vezes por ter um salário ou um cargo inferior ao de outro, isso é um fator extremamente prejudicial no rendimento da empresa, pois provoca menor rendimento dos funcionários além de causas intrigas e mal-estar dentro da empresa.

Desde a era cristã este sentimento é tido de maneira indesejável, considerado um dos sete pecados capitais, para Gare Vidal “quando um dos meus amigos tem sucesso, alguma coisa em mim se apaga”. Para Aristóteles este sentimento de comparação está relacionado á ambição. Este sentimento também pode esta ligado a escassez e a injustiça podendo em casos dele se converter a ações agressivas.

A inveja pode ser classificada em três categorias, a inveja sublima que tem um aspecto de admiração, vontade de estar no lugar do outro, mais o invejoso reconhece este sentimento e usa para tentar se superar e crescer. A inveja neurótica quando o invejoso é a principal vitima de sua inveja, e mesmo assim não fazem nada para mudar sua atitude,tem como características ser pessoas deprimidas, amargas, e ansiosas. E por fim a inveja perversa que tem como característica a vontade de destruição do outro do que a vontade se seu próprio crescimento, este é o nível mais alto de inveja, um tipo bem fácil de conhecer, analisando estes três tipos de inveja percebe-se as varias faces deste sentimento, podendo ter características de senso de justiça, inferioridade, admiração, ódio, raiva, exibicionismo, desdém, desconfiança, soberba, superioridade, dor.

As organizações não estão imunes a este tipo de sentimento que costuma surgir quando dentro da empresa existem pessoas que se destacam e sobressaem sobre as demais, isto gera a inveja. Na intenção de acabar com esse problema de inferioridade e desmotivação de parte dos funcionários, muitas empresas adotam uma atitude de premiação aos funcionários que atingiram as metas, mais isto pode gerar um resultado contrario em alguns casos, quando o funcionário não consegue bater as metas se sente ainda mais inferior aquele que conseguiu.

Por ser algo prejudicial tanto para o invejoso que tem seu nível de produtividade caído quanto para o invejado que é vitima do chamado “olho gordo” dos colegas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com