TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jardim Botanico

Trabalho Universitário: Jardim Botanico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

sde 1893 o governo passou a desapropriar as propriedades na região no intuito de preservar as nascentes do Rio Ipiranga e a área da Mata Atlântica. Em 1917 a região era propriedade do governo e passou a chamar-se Parque do Estado, as águas das nascentes foram utilizadas até 1928 para abastecer o Bairro paulistano do Ipiranga. Em 1938 com a criação do Departamento de Botânica (atual Instituto de Botânica), o Jardim foi oficializado. Já em 1969 a área de preservação, passou a chamar-se Parque Estadual Fontes do Ipiranga, substituindo a antiga denominação Parque do Estado.

Instalações[editar | editar código-fonte]

Jardim Botânico de São Paulo

O Jardim Botânico de São Paulo é composto pelo:

Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues

Jardim de Lineu e Espelho D'água

Estufas e Orquidário Dr. Frederico Carlos Hoehne

Palmeto Histórico

Bosque das Imbuias

Lago das Ninféias

Portão Histórico

Jardim dos Sentidos

Bosque dos Xaxins, Samambaiaçus, e Lago dos Bugios

Conjunto Escultural à Paz e à Liberdade

Bosque dos Passuarés

Lago das Nascentes do Riacho do Ipiranga

Bosque do Pau-brasil

Trilha de Terra Batida

Bosque das Guaricangas

Instituto de Botânica de São Paulo

Por Cristiana Gomes

Tweetar Seguir @infoescola

Ao término da Segunda Guerra, os EUA eram o país mais rico do mundo, porém eles teriam que enfrentar um rival, ou seja, o segundo país mais rico do mundo: a URSS. Tanto os EUA (capitalista) como a URSS (socialista), tinham idéias contrárias para a reconstrução do equilíbrio mundial, foi então que começou uma grande rivalidade entre esses dois países. Quem era melhor? Esse conflito de interesses que assustou o mundo ficou conhecido como Guerra Fria. Tanto os EUA criticavam o socialismo quanto a URSS criticava o capitalismo.

A Guerra Fria polarizou o planeta entre Estados Unidos e União Soviética.

Europa Ocidental, Canadá e Japão se aliaram aos EUA enquanto que a Tchecoslováquia, Polônia, Hungria, Iugoslávia, Romênia, Bulgária, Albânia, parte da Alemanha e a China se uniram com a URSS.

Na década de 50 e 60 houve a chamada corrida armamentista. Quem seria capaz de produzir tecnologias bélicas mais modernas, EUA ou URSS? Mesmo assim, esses dois países jamais se enfrentaram com armas durante a Guerra Fria, embora apoiassem guerras entre países menores (cada superpotência apoiando um dos lados rivais), como por exemplo, na Guerra da Coréia entre 1950 e 1953.

Na tentativa de provar que o seu sistema era melhor do que o outro, cada lado fez as suas investidas, a URSS enviou um homem (Yuri Gagárin) ao espaço, enquanto os EUA enviaram Neil Armstrong à Lua.

Estas disputas continuavam para ver quem era o melhor, atingindo inclusive a área dos esportes. Nas Olimpíadas, por exemplo, os dois países lutavam para ver quem ganhava mais medalhas de ouro.

No final da Segunda Guerra, a Alemanha foi invadida por todos os lados; além de ter sido separada da Áustria, ficando assim dividida em dois países:

Alemanha Ocidental (ou República Federal da Alemanha – RFA) – capitalista

Alemanha Oriental (ou República Democrática Alemã – RDA) - governada pelos comunistas.

A antiga capital – Berlim, que se localizava no interior da Alemanha Oriental, também ficou dividida em dois:

Berlim Oriental (tornou-se a capital da RDA)

Berlim Ocidental (tornou-se uma ilha capitalista cercada de socialismo).

A briga continuava. Os EUA resolveram ajudar Berlim Ocidental a se reerguer e para isso investiram milhões de dólares na reconstrução da cidade, porém enquanto Berlim Ocidental se reerguia rapidamente, Berlim Oriental não apresentava o mesmo progresso.

Berlim Ocidental (organizada e em processo de reconstrução) representava o capitalismo dentro de uma Alemanha socialista.

Foi então que em 1948, Stálin, dirigente da URSS ordenou que as comunicações entre a República Federal da Alemanha e Berlim ocidental fossem cortadas. Ele achava que o isolamento facilitaria a entrada das tropas soviéticas na outra parte de Berlim. Porém, tal iniciativa não deu certo, pois uma operação com centenas de aviões levando mantimentos da RFA para Berlim Ocidental garantiu que uma continuasse ligada a outra. O Governo não teve outra escolha a não ser aceitar a situação.

Assim, Berlim Ocidental continuou a crescer e as pessoas começaram a comparar Berlim Ocidental e Berlim Oriental e viram que o capitalismo era melhor que o socialismo. Como conseqüência houve uma emigração de pessoas muito qualificadas para Berlim Ocidental e com isso Berlim Oriental ficava abandonada. Claro que o Governo da RDA se irritou e em 1961 ordenou a construção de um muro isolando Berlim Ocidental do restante da Alemanha. Era o Muro de Berlim, que é considerado um dos maiores símbolos da Guerra Fria.

Na conferência de Yalta, realizada logo após o fim da Guerra ficou estabelecida a divisão do mundo em áreas de influência, ou seja, cada parte do planeta ficaria sob o controle de uma das superpotências e uma não deveria interferir na zona de influência da outra.

A década de 50 e 60 foi marcada por momentos de tensão e intolerância, pois os dois sistemas (capitalista e socialista) eram vistos da forma mais negativa possível.Os dois países possuíam armas nucleares; porém, os dois lados estavam cientes que uma guerra naquele momento poderia destruir o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com