TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório jardim botanico

Por:   •  12/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 7

Aula 1

19/02/2014
Arquitetura moderna é FUNCIONALISTA, vai definir a função dos espaços.  Por exemplo, tenho uma sala de aula-qual a função deste espaço? Ter aulas teóricas,  então o desenho vai ser mais ou menos assim, se fossem aulas práticas,  um ateliê,  o desenho seria diferente. Se fosse um auditório,  um anfiteatro,  o desenho tb seria diferente.
A medida q vou desenvolvendo arquitetura para uma necessidade, uma função diferenciada, a minha forma segue a função. 
Arquiteto Louis Sullivan disse: a forma segue  função.
Arquitetura contemporânea vai ser uma critica a essa funcionalidade - eles vão dizer, os modernos pensaram  que e necessário a funcionalidade, mas como posso pensar em uma nova forma pra uma sala de aula por exemplo. A partir da tecnologia, da estrutura, de  novas técnicas sustentáveis.
Essa análise está relacionada ao processo criativo do desenvolvimento de projeto.
Arquitetura Racionalista -casa racional é uma casa quadrada, entre fazer uma parede curva ou uma reta, a reta é mais fácil.
Hoje o q chamamos de Neo clássico não é, é arquitetura Revivalista -arquitetura que revive o passado clássico , pois as técnicas q temos hoje não são só de Concreto para desenvolvimento de características formais, temos Estruturas metálicas e podemos revestir com outro tipo de material, posso usar outras técnicas dentro da construção,  como um ar condicionado.
Criatividade histórica- qdo algo nunca foi feito, e alguém desenvolve algo novo,
Criatividade pessoal - e quando eu nunca desenvolvi aquilo, e aquilo é algo totalmente novo pra mim.
Eduardo Longo -projeto casa bola
Na Holanda Casas Cubo do arquiteto Piet Blom - Projeto de 1978, construção 1984.
Arquitetura clássica - arq. antiga greco romana
Colunas - ordens: dórica, jônica - volutas, coríntia - arabescos, e composta (jônica e arabesco). Estas ordens estão ligadas a hierarquia social. Quando faço um edifício falo um pouco de pra quem esse edifício é,  pra q ele serve e pq ele esta lá,  e pra quem é. 
Arquitetura relacionada com relações harmônicas do homem, do corpo humano - homem vitruviano (antiguidade clássica) 
Vitruvius -primeiro arquiteto q escreveu sobre arquitetura e 4 aC. Tratado da Arquitetura é um docto q ele fez, para registrar os detalhes da construção para o imperador Augusto de Roma. Ele vai falar a essência do espaço que projetamos. E Leonardo da Vinci vai desenvolver  o homem vitruviano, com as relações harmônicas do corpo, q os gregos e os romanos já desenvolviam dentro das construções deles.
Polegada, pés de construção que depois vai gerar o pé direito.

A sociedade muda em função da arte.

TRABALHOS: Camiseta Bauhaus

Porta caderno Frank loyd

Porta treco – Mies van der Rohe

VISITAR 10 OBRAS DE ARQUITETURA MODERNA E FAZER CROQUIS –

PROVA E ENTREGA CROQUIS 23 ABRIL

Arquitetura Medieval – Passagem do clássico para o medieval que é a Bizantina, depois Românica e Gótica.

As cargas poderiam cair de um ponto distribuída em 4  -Arcos ogivais (Arq. Gótica) conseguiram vãos maiores, com distribuição de cargas, e economizaria estrutura.

Gótico – igrejas altas – queriam alcançar Deus

Renascimento – Cúpula renascentista- os romanos já tinham desenvolvido a  cúpula formada por anéis, que iam diminuindo,  cúpula circular, mas eles não sabiam como funcionava os esforços de tração ( na base que faziacom que abrisse a cúpula) e compressão (era necessário um anel de tração para evitar que essa base se abrisse).

Ex. se pegar uma bola de futebol e aperto, ela fica meio ovalada, não era uma cúpula perfeita, ela ia se abrindo, dependendo da carga que era colocada em cima ela começava a ovalar a construção, aí não era mais aquela cúpula redondinha,ela ia se abrindo.

 No Renascimento, os construtores descobriram que se fizessem um anel de tração com estrutura metálica na base, eles conseguiam fechar essa cúpula,  então criaram o que a gente chama de cúpula renascentista.

CÚPULA RENASCENTISTA – FECHAMENTO COM ANEL DE METAL NA BASE

Com a cúpula conseguiram vãos maiores dentro das igrejas, e assim dá pra por mais gente dentro das igrejas.

A importância de se saber quem tá fazendo arquitetura pra quem tá fazendo essa arquitetura, pra saber o que vou utilizar de técnicas construtivas.

 A transição entre os períodos  Medieval e Renascentista,  a profissão de arquiteto caiu em desuso

No renascimento, grandes pintores, Michelangelo e outros desenvolvendo grandes projetos de arquitetura.

Na revolução francesa – profissão pra alta burguesia – que desenvolvesse projetos – aí retorna a profissão de arquiteto.

Por isso acham que arquiteto é caro e engenheiro mais barato.

1ª grande guerra mundial 1914 – lutas de poderes entre as nações para criar uma nova sociedade.

Rev. Indl vai surgir como uma forma de pré fabricar materiais, técnicas construtivas, máquinas (máq. a vapor, tear..), só que vai gerar tb poder bélico, para o desenvolvimento dessa guerra.

O berço da Rev. Indl vai ser na Inglaterra, mas os grandes produtores industriais vão ser Alemanha e França.

Êxodo rural – pois as pessoas veem nas cidades poder aquisitivo maior, e os países, por sua vez, tem que produzir para exportar, então as fábricas e inds vão precisar de mais mão de obra. Quando as pessoas vem do campo  pra cidade, vão morar onde ? alguns  pra cortiços, outros pra casa de  famílias, outros na rua, nas periferias, isso cria uma cidade caótica, suja, anti higiênica, peste bubônica, e a  partir daí surge a necessidade de criar novos traçados urbanos, desenhar cidades que sejam mais higiênicas.

O número de pessoas que vem pras cidades, é maior do que é absorvido, ou seja, acaba não tendo emprego pra antas pessoas.

Dentro da arquiterura vão ser utilizadas todas as técnicas da revolução indl pra desenvolvimento de novos processos construtivos.=

--------

ARQUITETURA ORGÂNICA

Arquitetos orgânicos dizem : Não existe homem ideal – existe homem real, que tem suas necessidades específicas dele.

Arquitetura Orgânica vai falar: qual é a cultura do lugar, quais seus costumes, qual o contexto, qual o material que tem mais próximo desta construção,  - Arquitetura Vernacular aquela produzida com materiais locais, técnicas construtivas tradicionais – o projeto feito assim é único. Por exemplo- não dá pra replicar a casa da cascata em outro lugar, pq preciso de uma cascata, de uma pedra, o projeto é daquele lugar pra aquela família pra aquele contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com