TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Justiça Divina

Por:   •  29/10/2015  •  Abstract  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Questões referentes ao artigos sobre o caso DASA.

1.Quais são as questões de governança envolvidas neste caso?

As questões de Governança Corporativa envolvidas no caso são, principalmente, Partes Relacionadas, pois várias empresas da família Auriemo prestavam diversos serviços à companhia, de limpeza à construção de imóveis, o que os investidores viam como empecilho à melhora da eficiência operacional, já que o critério para contratação não eram eficária e preço, além de ser questionado pelo mercado. Esse mesmo tema esbarra também na Transparência, uma vez que embora Caio Auriemo alegasse ser mais rígido com seus filhos do que seria com terceiros, pessoas próximas à empresa garantem ter havido falhas significativas nos serviços contratados sem a devida responsabilização, por exemplo. Por fim, cumpre observar a falta do emprego da equidade na postura da empresa pela presença de atitudes discriminatórias, como o desligamento do executivo que pressionava mais duramente a revisão dos mesmos contratos anteriormente citados.

2.Qual foi o papel da contabilidade?

O papel da contabilidade no cenário em questão foi possibilitar a divulgação dos valores dos contratos com partes relacionadas de maneira detalhada nos prospectos das ofertas de ações e também nas notas explicativas dos balanços em todos os anos, o que demonstrava o dispêndio de recursos não ser astronômico, pois consumiam certa de 3% da receita líquida

3- Por que esta AGO foi marcante ao mercado de capitais brasileiro?

Porque neste caso da empresa DASA o mercado viu como resolvida a questão de governança corporativa da empresa com seus contratos com partes relacionadas. Fazia com que a DASA trabalha-se quase que exclusivamente com a família Auriemo.

E o mercado não olha com bons olhos esses contratos

Alguém ligado ao controlador cria-se um ambiente pouco propício a questionamentos e a busca por melhores resultados.

A piora nos resultados financeiros o ano passado foi determinante para o prejuízo da DASA com despesas financeiras, gastos com emissão de títulos da dívida no exterior depreciação em aquisições. Com um maior envolvimento da administração e meritocracia, podemos estar vendo mais um passo numa grande empresa do futuro diz Soares, da Skopos.

4- Qual foi o grande paradoxo neste caso?

A empresa mesmo com contratos relacionados quase exclusivamente com empresas da família Auriemo vinha fazendo sucesso a 10 anos cumprindo a risca as metas prometidas na abertura de capital e crescendo por meio de aquisições. Dr. Caio Auriemo tinha uma visão na frente o futuro. Consolidação de marcar líderes, com crescimento orgânico, ganhos de escala na parte industrial e de logística.

Alinhada com as práticas mais modernas de mercado, mas vista com maus olhos pelo mercado sua estrutura interna era baseada quase que exclusivamente com contratos com empresas da própria família Auriemo.

No pregão seguinte ao anúncio do desligamento do médico do conselho de administração, as ações ordinárias da DASA subiram 11,25% na Bovespa. A empresa tentou passar ao mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com