TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mais um Trabalho Para Ajuda oa Amigos

Por:   •  26/10/2023  •  Artigo  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

          UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO

PROFESSOR: MARCIO SIMÃO DE VASCONCELLOS

ALUNOS:

  1. Cleia Calazans Lima – 0092842
  2. Deyse da Silva Augusto- -0094 810
  3. Eyder Elias Gomes de Castro – 0094484
  4. Ercelino do N. Dos Reis – 0086332
  5. Francisco Carlos Mota dos Santos – 0093584
  6. Laiz Costa de Oliveira Santos – 0093688
  7. Leandro Lemos Laranjeira – 0082233
  8. Leonardo de Mello Mendonça - 0094205
  9. Luisa Secundino Silva do Nascimento – 0093036
  10. Rosana Meira Rodrigues Damasceno - 0092026

ATIVIDADE PRÁTICA 1

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À TEOLOGIA E SEUS MÉTODOS

TEOLOGIA ESCOLÁSTICA-MEDIEVAL

RIO DE JANEIRO

2023

A teologia nunca é realizada em um vácuo. Para se fazer teologia é necessário que alguns aspectos sejam levados em conta, tais como: a própria Bíblia em seus contextos literários e sua cultura, uma vez que a própria Bíblia não fora escrita em um vácuo e seus autores eram atravessados por seus contextos sociais, políticos e culturais; bem como é necessário ser levado em conta os contextos em que os intérpretes estão inseridos.

A tarefa do teólogo se torna árdua ao trabalhar sobre os aspectos citados acima e utilizar-se destes meios para que possa fazer com que seu trabalho teológico se torne um trabalho dialogal com seu próprio tempo (alguns trabalhos teológicos perpassam). Costumeiramente o trabalho teológico faz com sejam trazidas respostas ao próprio tempo do teólogo.

Com isso, fica claro que a teologia é “uma produção da reflexão humana”[1] , homens e mulheres pensam a respeito dos materiais já produzidos, pensam em suas experiências, pesquisam a própria Bíblia em seus muitos aspectos e então produzem teologia. Toda teologia precisa passar por um processo de reflexão nas mais amplas áreas.

Então, com isso, a Teologia Escolástica Medieval também faz parte deste discurso. Produzida em um período extenso de cerca de oito séculos, teve vários desdobramentos e fases, mas seu ponto mais elevado diz respeito ao tempo de São Tomás de Aquino, o mesmo é o nome mais destacado desta produção teológica, autor da Suma Teológica que até os dias atuis ainda são tidas em grande estima.

Este período é marcado por debates teológicos (bem como filosóficos) considerados altamente complexos, que ocorriam nas escolas medievais. O escolasticismo tem em si correntes que o representam, ou seja, o escolasticismo se constitui em um método utilizado na produção teológica onde escolas se utilizaram dessa abordagem para a produção teológica no período de referência. Nas palavras de Alister McGrath:

“o termo “escolasticismo” não se refere a um sistema específico de crenças, mas a um modo particular de se produzir e sistematizar a teologia – um método altamente desenvolvido de apresentação de conteúdos por meio de requintadas diferenciações pretendendo alcançar uma visão abrangente da teologia.[2]

Temos então no escolasticismo uma ênfase, um foco na sistematização teológica e das crenças. O escolasticismo tem ainda um aspecto muito racional, uma vez que, um de seus aspectos é: trazer de forma racional o que estava ligado à religião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (90.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com