TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Resultantes da Industrialização

Por:   •  13/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  3.500 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Designadamente, a origem da Sociologia surgiu a partir da chegada posterior das visões como o racionalismo, o empirismo e o iluminismo e das modificações econômicas e sociais sucedidas precipuamente desde o século VI, consagrada pela variação e inúmeras crises que caracterizaram a Europa nesta época. Sob esta confusa análise, a Sociologia surgiu como um guia para tentar informar e responder as incertezas da sociedade.

Mudanças Resultantes da Industrialização

O capitalismo, em desenvolvimento na Europa, conduziu uma modificação significativa para a Primeira Revolução Industrial, tais como: o surgimento do proletariado, melhor contribuição política, apuração e progresso do urbanismo e o abandono do campo.

A primeira alteração da industrialização foi a remodelação social, por meio do surgimento de dois grupos opostos: a burguesia e o proletariado. Além disto, a remuneração do serviço começou a ser realizado por meio de salário, incluso em uma equivalência monetária.

Desta forma, com o desenvolvimento descuidado das metrópoles surgem as complicações das cidades, como a carência de alimentos, a ausência de higiene, baixa imunidade, etc. Contudo, essas questões especialmente os mais necessitados. Este contexto foi apaziguado em meados do século XVIII, com a chegada das revoluções industrial e agrícola ocorridas na Inglaterra. As péssimas condições de trabalho, cargas horárias absurdas, entre outros fatores foram responsáveis pela baixa expectativa de vida dos trabalhadores. A aglomeração e as péssimas condições de higiene elevaram a taxa de mortalidade da população. Somente com as revoluções industriais e agrícolas, que promoveram o aumento da oferta de alimento e a melhoria das condições de higiene, a taxa de mortalidade foi reduzida e a população aumentou. As condições de trabalho também melhoraram; Outra mudança significativa ocorreu na instituição familiar, em questões relativas ao controle das propriedades por partes das mulheres, autonomia dos filhos. Ainda, com a modernidade, passou a surgir o casamento por uma escolha mútua, o reconhecimento da infância e da adolescência; a percepção do tempo também foi modificada, levando a um registro mais preciso deste.

Antecedentes Intelectuais da Sociologia

A reestruturação manifestante foi uma fase de muito valor ao contrariar a soberania e a rigidez da Igreja. A fé na imparcialidade, isto é, capacidade da justiça, e no estilo do entender, encaminhou a autonomia do cidadão quanto ao poder geral e do Templo Cristão, conduzindo a ele um êxito de benefícios e autossuficiência. A Revolução Francesa também foi muito importante para o surgimento da sociologia: a base da revolução francesa foi o Iluminismo, um movimento de ideias de liberdade e ações racionais que trariam ordem ao mundo. Montesquieu e Rousseau foram importantes percussores deste movimento.

As principais ideias de Montesquieu eram a valorização do conhecimento histórico e empírico, a comparações entre sociedades, a caracterização da esfera social como campo diferenciado e a procura de leis que regem o movimento da sociedade. As principais ideias de Rousseau eram a teoria do pacto social, a lei como legitimadora da desigualdade, o Estado como resultante de um processo histórico, a propriedade como elemento fundador da vida social e geradora de desigualdade e a fé na capacidade humana de progredir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com