TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Autoatividades Pastoral Urbana

Por:   •  12/4/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.814 Palavras (12 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 12

NOME: EMILLY NADER


                        
      AUTOATIVIDADES PASTORAL URBANA

                                             CÁPITULO 01

  1. COMO ACONTECE O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA CIDADE?
    As primeiras verdadeiras cidades são por vezes consideradas grandes assentamentos permanentes onde os habitantes não são mais simplesmente fazendeiros da área que os cercam, mas sim trabalhadores de ocupações mais especializadas na cidade onde o comércio, o estoque de alimentos e o poder foram centralizados.
  2. O QUE MARCA UMA GRANDE CIDADE, QUAIS SÃO SUAS ESTRUTURAS DE FUNCIONAMENTO?
    O número de escritórios principalmente das principais empresas, redes financeiras e bancárias, telecomunicações, entre outros fatores. Elas são sedes de poder e é por meio delas que a economia global é administrada, coordenada e planejada.
  3. COMO SE DEU O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO BRASIL?
    Com o êxodo rural, onde trabalhadores migraram do campo para a cidade na revolução industrial com o surgimento da máquina à vapor e poucas pessoas morando nas cidades fazendo-se necessário importar do campo até a cidade, pessoas interessadas em prestar a devida mão de obra.
  4. QUAL FOI O FATOR FUNDAMENTAL PARA PROMOVER O INICIO DAS FAVELAS?
    Quando migraram do campo para a cidade não havia nenhum programa de habitação e os trabalhadores tiveram que viver amontoados em lugares insalubres com moradias precárias, baixa qualidade de vida, falta de saneamento básico e edificações impróprias.
  5. CITE ALGUMAS MUDANÇAS DRÁSTICAS DO CAMPO PARA A CIDADE:
    O que mobiliza o sujeito a sair do campo para o urbano é primeiramente a busca pela sobrevivência, atendimento as necessidades básicas, trabalho, moradia. Educação e saúde, e até mesmo perca de familiares para doenças.

AUTOATIVIDADES PASTORAL URBANA
                    CAPÍTULO 02

  1. ONDE A SUA IGREJA ESTÁ LOCALIZADA?
    Na área urbana próxima do centro de Curitiba, em um bairro em ascensão, originalmente habitada e construída por famílias grandes e tradicionais que mantem residência nas proximidades da igreja. Fazendo o bairro não ter tanta movimentação de vizinhos.
  2. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS GRUPOS INFLUENTES NO SEU BAIRRO?
    Igrejas católicas, comunidades evangélicas e comerciantes.
  3. EXISTE VIOLENCIA EM SEU BAIRRO? POR QUE?
    Existe porque aos arredores do nosso bairro existe uma das maiores favelas da cidade. Fazendo com que a violência, furtos, pontos de venda de droga e o vandalismo aumente. Por mais que dentro do bairro em sí haja muita tranquilidade de pessoas bem intencionadas, acabamos sendo o principal alvo dessas pessoas que não são bem intencionada.
  4. SUA IGREJA É BEM CONHECIDA EM SEU BAIRRO?
    Sim
  5. OS MORADORES DO SEU BAIRRO PARTICIPAM DAS AÇÕES DA IGREJA?
    Sim
  6. SUA IGREJA JÁ DESENVOLVEU ALGUMA AÇÃO DE IMPACTO EM SEU BAIRRO?
    Sim, sendo uma de suas principais o atendimento médico psicológico e psiquiátrico gratuito com distribuição de remédios de alto custo de forma beneficente, evangelismo nos arredores da igreja com distribuição de panetones com mensagem bíblicas. E acolhimento de refugiados de diversos países com acolhimento e ajuda humanitária.

                                              AUTOATIVIDADES PASTORAL URBANA
                                                                  CAPÍTULO 03

  1. COMO ERA A RELAÇÃO DE PAULO COM OS IRMÃOS DE DIFERENTES CIDADES NAS QUAIS ESTABELECEU IGREJAS?
    Ele tinha colaboradores, sendo ele mesmo, embora fosse líder, um colaborador do trabalho ao lado de outras pessoas. Esse método, mais do que uma estratégia bem definida, era uma exigência do meio urbano, com sua diversidade étinica, cultural e condição social. Faz sentido que equipes formadas por pessoas das respectivas cidades conhecedoras do seu contexto levasse a diante o trabalho estimulado por apóstolos e pelas comunidades já formadas
  2. COMO DEVE SER A RELAÇÃO DA IGREJA COM A COMUNIDADE?
    A igreja se relaciona diretamente com a vida comunitária. Ela vive junto, ora junto e atua em comum, onde cada um coopera para o bem de todos e, através da construção de uma sociedade cristã justa, se deduz qual é o sentido da igreja.
  3. QUAIS ERAM AS PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES DO AP. PAULO?
  1. A paixão por Cristo
  2. A paixão pela igreja
  3. Convicção do seu chamado
  4. Necessidade das pessoas
  5. Convicções teológicas
  1. COMENTE SOBRE A PREGAÇÃO DO EVANGELHO NO PODER DO ESPIRITO SANTO.
    Na vida de Paulo foi o Espírito Santo que o vocacionou para a tarefa missionária, e enviou, capacitou, sustentou. Deus através do Esp. Santo, cuidava e direcionava todo o ministério de Paulo, guiando-o a ponto de dizer onde pregar ou não. Sem o poder do Espírito é impossível sermos eficazes na pregação do evangelho. Sem o Espírito Santo que nutre e dá a vida à mensagem o que falamos se torna ensaio moral, discurso político, desabafo ou frustração emocional. Através do Espirito Santo é que a palavra pode conseguir transformar o coração e dar um intimo relacionamento com Deus, sobriedade e na serenidade do ministério e na autoridade que nos dá.
  2. CITE QUAIS SÃO OS PASSOS APRESENTADOS PARA ESCOLHER LIDERES.
    Discipular pessoas escolhidas
    Investir na formação de novos lideres locais, olhar altruistamente essa nova liderança e empreender mais em sua formação.

                              AUTOATIVIDADES PASTORAL URBANA
                                                 CAPÍTULO 04

  1. QUAL É O NIVEL DE POBREZA DA REGIÃO OU ESTADO QUE VOCÊ MORA?
    Pouco, na região onde moro (e também o mesmo onde é localizada a igreja) não há tantos necessitados pois é um bairro residencial antigo. Contudo, a região encontra-se como ponte de uma favela precária para outros bairros importantes, isso faz com que hajam muitas pessoas que necessitem de ajuda, que não moram, porém transitam pelo bairro. O saneamento básico, condições financeiras, estrutura do bairro, tem o que ser aprimorado mas é de boa qualidade.
  2. QUAL É O SEU CONCEITO DE POBREZA NO SEU MODO DE ENTENDER?
    Necessidade e falta. Pobreza nem sempre é consequência de erros e muito menos de pecados, muitas vezes a pobreza é uma condição herdade e ensinada pelos pais e se dá continuidade pela falta de oportunidade subsequente.
  3. EXPLUQUE SOBRE A CLASSE DOS INDIGENTES.
    Pode-se classificar indigente aquele que não tem escolaridade, profissão, moradia, família, documentos e vivem errantes nos diversos pontos da cidade. O nome INDIGENTE, fala muito sobre nossa sociedade atual, que diz que não considerar alguém como digno de esperança, futuro ou ajuda.
  4. FAÇA UMA PEQUENA NARRATIVA SOBRE OS PROFISSIONAIS DA MISÉRIA.
    Grupo que se aproveita da desgraça alheia, usa as tragédias e as necessidades dos outros para se promover e tirar algum tipo de vantagem. Lembra o urubu da caatinga, bicho que se alimenta da seca, da doença e da fome dos outros. O profissional da miséria não apenas da desgraça como também à promove.
    [pic 1]













5. NO SEU PONTO DE VISTA, QUAIS SÃO OS CAMINHOS PARA A SOLUÇÃO?
Precisamos não só tentar ajudar, mas viver essa ajuda. Scott diz que: “ não podemos nos acostumar com a pobreza, sempre que nos depararmos com ela devemos nos posicionar”. A generosidade faz parte do corpo de Cristo, dar, sacrificar, trabalhar para que a verdade de Cristo se liberte e que a educação mude o cativeiro de quem não tem mais nenhuma saída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (247.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com