TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Compreender Nossa Postura

Por:   •  16/6/2022  •  Dissertação  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 8

Compreender para entender nossa postura em um mundo doente.

                

        É muito difícil para qualquer líder religioso hoje em dia orientar os seres humanos, em ter que abordar assuntos básicos de comportamentos sociais, que pressupõe que todos deveríamos saber de cor e saltiado no que se refere ao bem estar,

        É deprimente para qualquer sacerdote ter que chamar a atenção das pessoas por desvio de conduta, e mais, avisar, insistir em orientar que, tudo que essa pessoa estiver fazendo tem que conduzi La ao bem estar, não só pessoal mas sim coletvo.

        Quando estou realizando um osè, me apresento a frente de todas e assim, sigo minha função à evocar èsù, assim como todos os òrìsà.

        No intuito de ensinar à todos a minha ação repetidora em proclamar o bem estar comum para todos nós. Parecendo mais um aluno repetente que não aprendeu a dura lição da vida.

        Em perceber que nem sempre esta utopia será abstraída ou praticado por todos.

        Mas o que me resta como consolo está em saber que tudo aquilo que eu ensino ou reproduzo para os outros é absorvido muito mais para mim, e que é o que realmente preciso das continuidade pela convicção de ser o caminho do bem estar.

        Para todos vocês que praticam a religião dos òrìsà o que faltam saber ou terem consciência, pelo motivo no qual vocês cultuam os òrìsà, o motivo pelo qual vocês se iniciaram.

        O motivo pelo qual vocês decidiram seguir a filosofia e cultura dos òrìsà. Em meio a uma sociedade doente, em fase de terminal.

        Entendo que a humanidade nos dias atuais se encontra a beira do caos, pedindo socorro, e nesta condição inclui-se a todos nós.        

        Hoje o vírus ameaçador aparente é o COVID19, mas como a história nos ensina, passaremos por mais uma pandemia. Foi assim com a peste negra, a gripe espanhola, a H1N1, o HIV e tantas outras.

        Sou convicto que logo nos livraremos desta enfermidade.

        Agora existe ao meu entender a pior pandemia existente que é a convivência. Com tudo o  que estou vivendo nestes dias, seria ótimo ter como exemplo uma máscara que me blindasse da convivência humana no que se diz aos males da vida.Sem ter a percepção do quanto somos socialmente doentes.

Doentes na alma, na mente, no caráter, no consenso, na prudência, no equilíbrio, com a ausência total de bem estar e sanidade mental.

        Meu intuito neste texto é chamar a atenção não só dos iniciados do Egbe Ase Ifa Gidi Gidi, mas de todos os iniciados no culto ao òrìsà . Não importa se por via tradicionalista ou no candomblé. Somos todos filhos e filhas de òrìsà.

        Vou deixar escrito aqui, algo que serve para todos nós cultuadores de òrìsà.

Todo dia de culto ou osè é o dia de reverencia aos òrìsà , correto? Não! Todos os dias devem ser de devoção e não somente nas festas, oro npa ou osè.

Basta compreender que todo òrìsà é parte da natureza, e a natureza é o pulmão da humanidade.

        Cada òrìsà tem sua virtude que é compatível com variadas necessidades da vida humana. Uma difícil missão tendo em vista que o ser humano transborda de perversidade.                  E é justamente nesta questão que se ocorre o conflito.

        Quando escolhemos a filosofia ou a cultura dos òrìsà para nossa vida, devemos incorpora lãs, ou seja, pratica lãs em nosso cotidiano. Assim quando compramos um remédio supõe se que lemos a bula antes de usar a medicação, mas em nossa maioria, assim como em tudo na vida, somos negligentes, não lemos a bula, não cumprimos regras, não seguimos as orientações básicas para  nos curarmos de nossas enfermidades.Sem dar a mínima para os efeitos colaterais. Apenas usamos.....

        Assim como a grande maioria faz no culto aos  òrìsà. Apenas usamos ...... Sem termos o conhecimento que no culto aos òrìsà existem uma infinidade de bulas.

Essas bulas podemos entende lãs como regras, orientações e ewò (proibições). E que nada tem haver com imposições, tendo a consciencia que o objetivo desta bula é único  exclusivamente o bem estar, e o bem estar não se impõe a ninguem.

        Éo direito natural de toda criatura humana. Sendo visto desta forma, entende se que todo bem estar deve ser exercitado diariamente, pelo simples  exercício de se praticar o bem comum.

        O que vemos é em se confundir a saúde física com bem estar. E que não é deste bem estar em que estou me referindo aqui.

        Ifa nos ensina que, aquele que resiste correr mil quilômetros nem sempre consegue resistir ao aborrecimento de um dia.

        A força da natureza inclui infelizmente o tão terrível ser humano.

        Neste onto é que encontramos outro ponto de incompreenção natural dos cultuadores dos òrìsà, que esta em ter consciência que o òrìsà que habita em mim também é o òrìsà que habita no outro ser humano, veja só que ironia da natureza.

        A pessoa que eu odeio e que faço tudo para destruir, o mesmo òrìsà que reverencio também está presente naquele sujeito.

Pois bem ! Quero deixar isso bem claro para vocês .

        Atentar contra os seres humanos é o mesmo que atentar contra os òrìsà. Voce pode até não concordar, mas esta é a dura realidade.

        Uma conclusão um tanto indigesta saber que quando ofendo o ser humano eu ofendo o òrìsà.

        Basta você parar para pensar, para chegar a esta conclusão.

        Vamos observar esta questão com um olhar voltado para Ésù e Ifa.

        Èsù é o primeiro da ordem, considerado o òrìsà Olopa (policia) do Universo.

        Não teremos ordem antes de se instalar a desordem.

        Toda transformação, mudança, ciclos de vida, são questões ligadas à dinâmica de èsù. DInamica em muitas vezes respeitadas por nós.

        Está encorporado no comportamento humano a negação.

        Caso você perca o emprego, o namorado, o amigo que você desencadeia uma série de atitudes ruins. Atitudes de que não tem conhecimento de sua capacidade de transformação. De saber quem realmente se é, de ter ciência de sua real importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com