TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enredo A Historia de Ana Nery

Por:   •  13/4/2023  •  Tese  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

Enredo A Historia de Ana Nery

Fala do locutor:

- Ana Justina Ferreira Neri, a primeira enfermeira voluntaria brasileira, nascida em 13 de Dezembro de 1814 na vila cachoeira de Paraguaçu na Bahia. Casou se aos 23 anos com capitão de fragata Isidorio  Antônio Neri, ficou viúva aos 29 anos, se tornou independente e direcionou seus 3 filhos, Justiniano NériIsidoro Néri,  Pedro Antônio Néri , dois primeiros se tornaram medico e Pedro Antônio militar. Em 1865 seus filhos e alguns familiares foram convocados para lutar no campo de batalha na guerra do Paraguai.

(Nesse momento os filhos entram e falam que foram convocados a guerra)

Filhos:

- Mãe, fomos convocados para a guerra e estamos indo ainda hoje. (os filhos dão um abraço em Ana e saem)

Ana:

- Vão com deus meus filhos, eu lhi amo muitos, que deus os protejam dos inimigos. ( Diz  ana enquanto abraça os três filho e os beija na testa). (neste momentos os filhos saem e ana se senta em uma cadeira com um papel e um lápis na mão)

Fala do locutor:

- Inconformada com a separação escreveu uma carta ao presidente de província oferecendo seus serviços para cuidar dos feridos em quanto a guerra dura se.

(Neste momento o capitão entra e senta na mesa do outro lado da sala com um papel e lápis na mão, já com a carta de ana em suas mãos, porem no outro lado ana está escrevendo a carta e lendo em voz alta).

Leitura de Ana na Carta:

-“ Excelentíssimo senhor  tendo já machado para o exército dois dos meus filhos além de um irmão e outros parentes e já vendo se oferecido o que me restava nessa cidade, aluno do sexto ano de medicina, para também seguir na sorte de seus irmão e parentes na defesa do país, oferecendo seus serviços médicos como brasileira, não podendo ser indiferente ao sofrimentos dos meus compatriotas e como mão, não podendo resistir a separação dos objetos que me são caros e por uma tão longa distância desejava acompanha los  por  toda a parte mesmo no teatro da guerra, se isso me for  permitido, mas opondo se a este meu desejo, a minha  posição e meu sexo não me impede todavia esses dois motivos que eu ofereço os meus serviços em qualquer dos hospitais do Rio Grande do Sul, onde se façam precisos  como o satisfarei ao mesmo tempo os impulsos de mãe e os deveres da humanidade para com eles que horas sacrificam suas vidas pela honra e brilho nacionais e integridade do império, digno vossa excelência de acolher benigno a este meu espontâneo oferecimento ditado tão somente pela voz do coração.

Bahia, 8 de agosto de 1865, Deus guarde a vossa excelência.

 ilustríssimo excelentíssimo senhor Doutor Manoel pinto de Souza dantas. Muito digno presidente desta província”.

( após a leitura da carta Ana Neri entrega alguém e essa pessoa entrega ao presidente)

Fala do entregado ou soldado:

- Com sua licença senhor, chegou está carta para você.

Presidente:

- Obrigado!

Resposta do Presidente da província:

- “O rasgo do patriotismo e de abnegação com vossa mece depois de ter visto seguir para o campo de guerra em que se achava empenhado pais um um irmão e dois filho que agora, o terceiro como medico se oferece para acompanhandos para nobre missão, prestar serviços a humanidade compatíveis com seu sexo e idade, nos hospitais do rio grande do sul, não pode ser benevolente acolhido por está presidência, que folga de louvar o seu sentimentos, com vossa mercê, por este ato tão importante e digno de inveja se recomendável ao país, aceito pois tão espontâneo oferecimento vão ser expedida ordens aos conselhos, primeiro comandante das armas com quem se entenderá vossa mece para ser contratada como primeira enfermeira e brevemente seguir para o rio de janeiro.”

- Leve está carta o mais rápido possive. ( o presidente entrega ao soldado, que a leva com a Ana Nery)

Ana recebe a carta com a resposta e faz uma leitura breve.

- Obrigado! – Diz ana ao soldado. Sai de cena

Loucutor:

- seu pedido foi aceito então, deixou a bahia em 1865 e foi auxiliar o corpo de saúde do exercito. Onde adquiriu conhecimento com as irmãs de caridade da irmandade de São Vicente de Paulo noções básicas de enfermagem, tornando se a primeira mulher enfermeira do Brasil. Ana Nery ariscava sua vida cuidando de todos inclusive dos soldados inimigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com