TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Visual como ferramenta de ensino

Por:   •  30/1/2018  •  Artigo  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DE SÃO PAULO

VALDEMIR NUNES DA COSTA

PROJETO TCC FINAL

Trabalho sobre Definindo o tema do TCC, no Curso de Bacharel de Teologia, na Faculdade Teológica Batista de São Paulo.

                Prof. Dr. Silas Molochenco

São Paulo

Tema

O Pensamento Visual como ferramenta de ensino

Título

O Pensamento Visual como ferramenta de ensino bíblico

Objetivo geral

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar como o desenho é uma ferramenta de ensino e como o método de desenhos podem ser aplicados no ensino da bíblia. O Pensamento Visual é um método muito utilizado no ensino criativo e no mundo corporativo. Explicar como processamento visual usa o lado direito do cérebro que é emocional e criativo, para organizar as informações de uma forma intuitiva e simultânea. O método desenvolvido por Betty Edwards, artista plástica, doutora em artes e professora de desenho da Universidade Estadual da Califórnia, utiliza técnicas que estimulam a utilização do hemisfério direito, normalmente adormecido na maioria das pessoas, provocando um desbloqueio da "veia artística", abrindo um campo de amplas possibilidades. E por fim, mostrar como o Pensamento Visual é usada para as seguintes objetivos:

  • Organizar Ideias e relações entre pensamentos
  • Descrever Conceitos Complexos
  • Compartilhar Ideias
  • Aumentar o entendimento e a memorização
  • Definir e Criar estratégias
  • Resolver Problemas
  • Analisar e Interpretar Dados

Objetivos específicos

Desenvolver um modelo de Pensamento Visual que possa ser usado para auxiliar no ensino bíblico;

Realizar atividades propostas utilizando o Pensamento Visual no planejamento de aulas na EBD;

Demonstrar para professores e educadores o método do Pensamento Visual para ensinar a bíblia.

 

Justificativa

O tema escolhido pretende refletir sobre a importância do Pensamento Visual (desenhos e imagens) no ensino, sobre tudo, no ensino Bíblico, de modo que seja possível adaptá-los ao novo cenário do ensino e aprendizagem. Trata-se de um assunto que vem ganhado destaque em artigos, estudos e tendências. Várias pesquisas mostram um índice crescente nas redes sociais, escolas e aplicativos (Internet, tablets e smartfones) de comunicação que se valem de imagens como conceito principal de informação. Este acontecimento pode ser parcialmente explicado por duas premissas históricas.

A primeira premissa é que, desde os primórdios, a humanidade utiliza o desenho para se comunicar. Por exemplo, as pinturas rupestres dos homens primitivos. Quem não se lembra dos desenhos de Da vinci, por exemplo? Antes de desenvolver suas invenções, Da vinci usava o recurso dos desenhos para organizar suas ideias e implementar seus projetos. A segunda premissa é a de que o ensino, na era digital, começou a utilizar as ferramentas digitais e visuais no ensino. A soma das duas premissas permite concluir que temos a conjuntura e o timing ideais para a proposição de uma metodologia que utilize os benefícios dos desenhos em prol da comunicação e do ensino bíblico.

A bíblia ensina que Deus deu a Bezalel a capacidade para desenhar e projetar o tabernáculo. O objetivo de Deus era que o povo, naquela ocasião, construísse o seguindo esse projeto artístico. Na minha experiência de mais de vinte anos dando aula na EBD e quase dez anos de em empresas educacionais, já tenho usado o recurso de Pensamento Visual nas minhas aulas.

A partir da somatória das reflexões, pretende-se propor um procedimento para a utilização do Pensamento Visual como ferramenta criativa no ensino bíblico.

Referencial Teórico

Confúcio, famoso filósofo chinês que viveu entre 552 e 479 a.C, já acreditava no poder da comunicação por meio das imagens. É dele a famosa expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras”. O significado deste ditado já é um indicativo da facilidade de aprendizado a partir do uso de recursos visuais e de como pode ser mais fácil explicar algo utilizando imagens.

De acordo com Dan Roam (2011), especialista em desenhos na comunicação, o desenho na aprendizagem para demonstrar que todos podemos utilizar o desenho como uma ferramenta para o ensino. Roam ensina os benéficos de pensar e de se expressar visualmente, e mostra como isso nos ajuda a resolver os problemas mais variados ou mesmo “vender” ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (370.5 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com