TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Santo Daime e as Linhas-Mães Ayahuasqueiras

Por:   •  10/3/2019  •  Ensaio  •  7.839 Palavras (32 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 32

O Santo Daime e as Linhas-Mãe Ayahuasqueiras

  1. Com o propósito de informar, esclarecer, desmistificar e estabelecer informações sistematizadas e institucionais sobre o uso do Chá da Ayahuasca no Brasil e no mundo afora, em âmbito geral, e sobre o Santo Daime especificamente, apresentamos a seguir um resumo informativo sobre a ayahuasca, o Santo Daime, as Linhas-Mãe Ayahuasqueiras e outros seguimentos que fazem uso do chá da ayahuasca.

  1. Ayahuasca é um nome quíchua de origem inca que se refere a um chá sagrado produzido pela decocção de duas plantas sagradas e de poder espiritual, nativas da floresta amazônica: o cipó denominado Jagube (nome científico Banisteriopsis Caapi), conhecido popularmente como mariri, liana, liana dos espíritos, yagé ou caapi, e a folha denominada Chacrona (nome científico Psychotria Viridis), também conhecida popularmente como Rainha.  A decocção é um processo de extração de princípios ativos e compostos benéficos (medicamentoso ou alimentício) presentes nas substâncias e plantas, pela ação de líquidos em ebulição (normalmente água), ou seja, pelo cozimento em altas temperaturas, para o total desprendimento e absorção dos componentes químicos (seiva, óleo ou extrato) dos materiais em alta fervura.
  1. O chá da ayahuasca é conhecido popularmente por vários nomes, de acordo com a região onde é produzido e a linha religiosa onde é utilizado em seus rituais religiosos e sagrados.  Conforme a região, o chá da ayahuasca é conhecido popularmente como mariri, yagé, nixi, hoasca, caapi, natema, abuelita, vinho das almas, chá das almas, chá misterioso, entre outros nomes. Todavia, o nome mais conhecido destes populares é ayahuasca, que significa “Liana (cipó) dos espíritos”.
  1. O Santo Daime é uma Bebida Sagrada, Sacramental, oriunda da Ayahuasca, um chá Sacramental originado da composição da água pura e duas plantas sagradas, de poder espiritual, o cipó Jagube e a folha Chacrona.  Conforme disse dona Peregrina, “o Daime é preparado e servido no CICLU-Alto Santo no rigor do ritual deixado pelo Mestre Irineu, a partir do cozimento de apenas três substâncias: água, folha e jagube”, o chá resultante é único e padrão, não é feito em tipo, consistência e graduação diferentes.  A Graduação do Santo Daime é espiritual, não é uma pessoa com fórmula especial ou diferente de fazer o chá da ayahuasca, adicionando outros componentes e elementos ou alterando o modo de fazer, que vai produzir um chá mais graduado, com maior efeito e potência de trabalho espiritual.
  1. Quando o chá da ayahuasca é associado a um Rito Doutrinário, recebido espiritualmente por uma pessoa “escolhida” pela espiritualidade sutil, surge aí uma Linha-Mãe Ayahuasqueira, e a ayahuasca produzida por essa linha-mãe é rebatizada e imantada no Astral Superior com outro nome, uma identidade da linha-mãe, da religião, daí que os nomes Daime, Santo Daime, Santa Luz, Vegetal, Hoasca ou Mariri designam ou identificam o chá da ayahuasca de cada uma das linhas-mães ayahuasqueiras, que tiveram um ritual doutrinário recebido espiritualmente, com orientações e ensinamentos espirituais para fundar uma religião e trabalhar espiritualmente em prol da humanidade, cumprindo e praticando as orientações e os ensinamentos transmitidos, todos para o bem, a lisura de caráter, a pureza da moral, a prática do perdão e da caridade.

Observação:

  1. Rito Doutrinário é o conjunto de ensinamentos, normas, regras, comportamentos, orientações e procedimentos a serem cumpridos e praticados pelos membros Daimista, desde a produção do chá do Santo Daime até a realização dos Trabalhos Espirituais; e

  1. Doutrinário porque tem a função de ensinar e instruir, com o propósito de preparar o Ser humano para etapas de crescimento, desenvolvimento e evolução, tanto material quanto espiritualmente.
  1. A origem do chá da ayahuasca é imemorial, remanescente de antigas civilizações na história da humanidade, é utilizada há milênios por diversas comunidades indígenas da floresta Amazônica.  Nada obstante, a partir do início do século 20, por volta de 1910, a ayahuasca começou a ser difundida pela sociedade urbana moderna, de forma sistematizada, ritualística e sacramental, e, a partir de então, foram criadas algumas Linhas-Mães Ayahuasqueiras que, a partir de meados da década de 1970, deram origem a outros seguimentos religiosos, que passaram a fazer uso da ayahuasca com diversas finalidades, além do sagrado e sacramental, cura e bem-estar físico, mental e espiritual, da busca pelo desenvolvimento, crescimento e evolução espiritual.
  1. Conforme definição anterior, existem basicamente quatro linhas-mães ayahuasqueiras, que produzem e consomem o chá da ayahuasca de forma sacramental e ritualística, seguindo orientações e ensinamentos espirituais, preceitos, valores, usos e costumes, as quais descrevemos a seguir, e todas elas tem suas peculiaridades, especificidades, características e ritual próprio, único e exclusivo. A única coisa que é comum em todas as Linhas, Casas e Seguimentos Ayahuasqueiros é o cipó jagube e a folha chacrona que, juntos em cozimento, dão origem ao chá da ayahuasca. No mais, são diferentes e específicos para cada uma das Linhas-Mães: o próprio chá em sua essência e graduação, o nome do chá, o ritual litúrgico, a egrégora que compõem, as correntes energéticas envolvidas, os preceitos, princípios e valores, a dieta pré e pós uso do chá, o rito doutrinário espiritual, a forma de produzir o chá, de armazenar, preservar e servir a Bebida Sagrada que, para as Linhas-Mãe, é Sagrada e Sacramental, é um corpo Divino, é Luz, é Amor em essência e forma líquida, é uma Sacrossanta Bebida, um veículo sagrado de conexão espiritual, que amplia a consciência de forma consciente, propiciando curas, aprendizados, esclarecimentos, conhecimentos, crescimentos e evoluções espirituais. As quatro Linhas-Mãe Ayahuasqueiras existentes são as seguintes:
  1. a primeira Linha-Mãe Ayahuasqueira, a tradicional, a fonte de onde tudo começou quanto ao feitio do chá, de forma manual e artesanal, e que se tem conhecimento de uso do chá da ayahuasca, é a Linha Indígena do Alto Acre, na Amazônia brasileira, fronteira com a Bolívia, cujo ritual é o Xamânico, com seu trabalho espiritual de pajelança, incorporação de entidades, guias e mentores espirituais, e o chá indígena é a própria AYAHUASCA ORIGINAL, também conhecido como “chá das almas”, produzido de forma manual, simples e humilde e guardado de forma natural, sem refrigeração;
  1. a segunda Linha-Mãe Ayahuasqueira é a Linha do Mestre Irineu, cujo chá é denominado SANTO DAIME, é a ayahuasca associada ao rito doutrinário recebido pelo Mestre Raimundo Irineu Serra (15-12-1892 / 06-07-1971) da Virgem Nossa Senhora da Conceição (Clara), em 1910, cujo chá é produzido de forma artesanal,mediante a maceração manual do cipó jagube, até que suas fibras fiquem totalmente soltas e fragmentadas, para otimizar a total absorção da seiva do cipó pela fervura decoctiva. O Santo Daime é embalado, guardado e servido de forma natural, sem refrigeração, e não precisa, não se recomenda, nem deve ser guardado em geladeira.  Bem engarrafado, lacrado e conservado em local seco e fresco, o Santo Daime dura vários anos, até décadas, em perfeito estado de conservação e próprio para o consumo, preservando todas as suas propriedades físico-química e espiritual. Além de ser o nome do chá, Santo Daime é também o designativo que identifica a Linha do Mestre Irineu, a Missão do Santo Daime, que é uma Religião Espiritualista-Cristã, a Religião da Floresta, a Religião do Terceiro Milênio, foi a primeira Linha-Mãe Ayahuasqueira a implantar e difundir o uso do chá da ayahuasca de forma Ritualística e Sacramental nos centros urbanos.  Com a Missão do Santo Daime o Mestre Irineu reimplantou as Santas Doutrinas de Nosso Senhor Jesus Cristo nesta era vigente, mediante o comungar do Santo Daime no seio da sociedade moderna. A Missão do Santo Daime foi fundada em Rio Branco-AC, cuja Sede é no Alto Santo, no atual bairro Irineu Serra. Na Linha do Mestre Irineu os Trabalhos são sessões institucionais de Concentração e Bailado, com cântico de Hinos recebidos da espiritualidade sutil, um Ritual próprio, único e exclusivo. Existem também trabalhos de Feitio e de Cura.  Para os dias de trabalhos espirituais, é recomendada uma Dieta alimentar, comportamental e atitudinal, com comidas leves, não-gordurosas e nada reimoso, apimentado ou frito, associada com a abstinência do uso de bebidas, drogas, sexo e maus pensamentos, sentimentos, atitudes e ação contra o próximo.  Essa Dieta é a marca exclusiva da Missão do Santo Daime, e dever ser praticada durante os três dias antes e três dias depois de beber a Santa Bebida, nada obrigatório, mas apenas uma recomendação para quem busca a cura ou manutenção da saúde, o aprendizado, crescimento, desenvolvimento e evolução espiritual. Quem segue a Missão do Santo Daime, a conscientização leva a ter essa dieta em caráter permanente quanto aos vícios, mudando toda sua vida.  Os trabalhos espirituais da Linha do Santo Daime são realizados no Astral, não tem incorporação ou trabalhos com entidades, guias ou mentores na matéria, mas trabalha-se com entidades somente no Astral Superior.  A Linha do Santo Daime tem como Mentor espiritual o Rei Juramidan, que é o próprio Mestre Irineu no Astral Superior;

Observação:

  1. Segundo dona Peregrina Gomes Serra, viúva do Mestre Irineu, “Daime foi o nome com o qual o Mestre Raimundo Irineu Serra batizou a ayahuasca, inicialmente, e que outros posteriormente apelidaram de Santo Daime”;

  1. A palavra Daime é um designativo de humildade, de súplica e rogo: dai-me força, dai-me amor, dai-me paz, cuja aglutinação do verbo-súplica “dai” com o pronome “me” – DAI-ME – deu origem ao nome DAIME, o nome da ayahuasca do Mestre Irineu; e
  1. Como informou dona Peregrina, o apelido de SANTO DAIME foi dado em respeito e reconhecimento do chá da ayahuasca como uma bebida sagrada, um sacramento, uma bebida Santa, um santo remédio, uma bebida curadora, que por proporcionar várias curas foi considerada Santa, daí o codinome SANTO foi adicionado ao nome DAIME, que juntos formam SANTO DAIME, o nome que passou a ser conhecido e chamado tanto o chá quanto a religião, a Linha e Missão Espiritual do Mestre Irineu, cuja nomenclatura Santo Daime será utilizada doravante neste informativo.
  1. a terceira Linha-Mãe Ayahuasqueira é a Linha do Mestre Daniel, o Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz, conhecido como BARQUINHA.  O chá da Barquinha é chamado de SANTA LUZ, ou mesmo DAIME, pois tudo começou com o Santo Daime entregue pelo Mestre Irineu ao Mestre Daniel para iniciar sua Missão Espiritual de Luz, depois de uma visão de Daniel, onde as portas de céu se abriram e dois anjos desceram com um livro de cor azul nas mãos e lhe entregaram, contendo sua missão espiritual, para fundar uma Doutrina cristã, junto com o uso da ayahuasca, fundamentada na caridade.  Daniel seguia a Missão do Santo Daime e era discípulo do Mestre Irineu, a quem se dirigiu e relatou a visão e foi por ele aconselhado a cumprir o que lhe tinha sido ordenado.  Então o Mestre Irineu deu para Danielum carneirinho (garrafão de 5 litros) de Daime para ele dar início à Missão da Barquinha.Santa Luz é a ayahuasca associada ao rito doutrinário recebido pelo Mestre Daniel Pereira de Mattos (13-07-1888 / 08-09-1958) da espiritualidade sutil, que fundou a Barquinha em 1946.  O chá da Barquinha é produzido de forma manual, guardado e servido sob refrigeração. A Barquinha foi fundada em Rio Branco-AC, com Sede no bairro Vila Ivonete, onde continua instalada até os dias atuais.  Os Trabalhos da Barquinha são sessões de Concentração, com cânticos de Salmos, recebidos da espiritualidade sutil; Bailado no Parque, com chamadas de abertura e cântico de pontos, também recebidos da espiritualidade; Obras de Caridade (atendimento com entidades, guias e mentores espirituais, que dão passes e fazem limpeza espiritual e quebra de demandas); e Romarias (temporadas de recolhimento, oração, vigília e reflexões).  A Barquinha tem Ritual próprio, único e exclusivo e tem como Mentor espiritual o Rei Juramidan e como Patrono da Missão São Francisco das Chagas.  Depois da passagem do Mestre Daniel para a dimensão espiritual, ele passou a ser chamado de Frei Daniel, por orientação espiritual; e
  1. a quarta Linha-Mãe ayahuasqueiras é a Linha do Mestre Gabriel, conhecida como UDV – União do Vegetal (Centro Espírita Beneficente União do Vegetal). O chá da UDV é chamado de Vegetal, Hoasca ou Mariri, que é a ayahuasca associada ao rito doutrinário recebido pelo Mestre José Gabriel da Costa (10-02-1922 / 24-09-1971) do Rei Salomão, no final de 1959, no seringal Sunta, às margens boliviana do Rio Abunã, na fronteira com o Estado do Acre, mas somente em 22 de julho de 1961 o Mestre Gabriel declarou criada a UDV, com Doutrina e Ritual Estruturados, sem Sede físico.  Em janeiro de 1965 Mestre Gabriel instalou-se em Porto Velho-RO com sua família, onde fundou a primeira Sede da Organização Religiosa UDV.  O chá da ayahuasca da UDV é produzido de forma mecanizada, guardado e servido sob refrigeração. Os Trabalhos da UDV são sessões de Concentração, com chamadas e reprodução sonora de músicas seculares específicas e ensinamentos espirituais, um Ritual próprio, único e exclusivo.  O Mentor espiritual da UDV é Caiano, que é o Mestre Gabriel no Astral Superior.
  1. Especificamente com relação a Missão do Santo Daime, além do Alto Santo, onde morou o Mestre Irineu e está localizada a Sede do CICLU – Centro de Iluminação Cristã Luz Universal, igreja matriz do Santo Daime, existe apenas uma igreja Daimista que foi oficial e pessoalmente autorizada pelo Mestre Irineu a funcionar além do Alto Santo e fora de Rio Branco-AC, o CECLU – Centro Eclético de Correntes da Luz Universal, em Porto Velho-RO, cujos fundadores e dignitários são o casal Francisca Ribeiro Nogueira e Virgílio Nogueira do Amaral, ambos com o nome Rainha Aracy e Rei Gedeão no Astral Superior, respectivamente, assim como o Mestre Irineu é o Rei Juramidan, naquela dimensão espiritual.  Este casal fundador do CECLU-Porto Velho, Francisca Ribeiro Nogueira e Virgílio Nogueira do Amaral, foram ordenados material e espiritualmente pelo Mestre Irineu.

Observação:

  1. A Ordenança é um ato sagrado, bíblico e cristão, é uma outorga material e espiritual de “patente” e “graduação”, com plenos poderes para alguém exercer as suas funções dentro do que lhe fora ordenado, sob um conjunto de normas regulamentares a seguir, ou seja, na Missão do Santo Daime a ordenança é uma autorização, o consentimento para o exercício de suas funções como líder espiritual, com ampla liberdade e plenos poderes de ação e decisão, pois a autoridade que ordenou a pessoa, confiou e sabe que a pessoa ordenada saberá fazer o correto e bom uso de sua autoridade e poderes em nome da Missão, sem jamais colocar em risco ou macular o seu nome e a continuidade da Missão Divinal do Santo Daime, como a descaracterização, desvirtualização, a mudança de critérios ritualísticos, a inclusão de outros elementos além do Santo Daime, nem a exclusão de itens ou elementos do ritual original, a criação de outros valores e preceitos para satisfazer a si ou outrem etc.;

  1. Assim como o Mestre Irineu foi ordenado por Clara, a Virgem Nossa Senhora da Conceição, para criar a Missão do Santo Daime, Ele tem autoridade para ordenar os seus discípulos e seguidores, e foi o que fez com o casal Francisca Ribeiro Nogueira e Virgílio Nogueira do Amaral, do CECLU-Porto Velho, os únicos que se têm notícia, dentre os contemporâneos, de ser ordenado pelo Mestre Irineu pessoalmente para dar continuidade à Religião Daimista, além do Mestre Leôncio Gomes da Silva, a quem deixou encarregado pelo CICLU-Alto Santo e, portanto, ordenado materialmente pelo Mestre Irineu; e

  1. A palavra “ordenança” é mais utilizada no meio militar, assim como “patente” e “graduação” também são de origem militar. Existem outros símbolos e valores militares que estão presentes e são utilizados nos trabalhos espirituais e rituais da Missão do Santo Daime, como batalhão, soldado, fileira, perfilamento, ordem, disciplina, obediência, hierarquia e continência. Cabe dizer que todos os irmãos seguidores do Santo Daime integram as fileiras do batalhão espiritual da Rainha da Floresta, e não é à toa que todos estes símbolos, simbologias, representações, valores e expressões são utilizados na Missão do Santo Daime.
  1. Ao ordenar espiritualmente a Sra. Francisca Ribeiro Nogueira, no trabalho de bailado do natal de 1969, na Sede do CICLU-Alto Santo, o Mestre Irineu além de autorizá-la como guardiã e continuadora da Missão do Santo Daime em Porto Velho (RO), autorizou também a criação de uma igreja Daimista na capital de Rondônia, para dar prosseguimento à Missão do Santo Daime e à perpetuação dessa Missão Divina.  Ou seja, a Missão do Santo Daime foi entregue pessoal e espiritualmente pelo Mestre Irineu para a Senhora Francisca Ribeiro Nogueira, mas foi dirigida e administrada pelo seu esposo, Senhor Virgílio Nogueira do Amaral, a pedido dela, mas ambos implantaram a primeira igreja do Santo Daime em Porto Velho e fora de Rio Branco, o CECLU, e o casal foi pioneiro e responsável pela construção e nascimento da Cultura e Religião Daimista no Estado de Rondônia, legado este que é continuado, mantido e preservado em toda sua essência pelos filhos do casaljuntamente com os irmãos afiliados.
  1. O CECLU é uma igreja Daimista de responsabilidade legal e administrativa da família Ribeiro Nogueira em Porto Velho (RO), mas para a realização de trabalhos espirituais em benefício de toda a humanidade, livre para quem quiser conhecer, visitar, participar e se tornar um membro Daimista, pois na Missão do Santo Daime não se pode convidar ninguém para visitar, muito menos para participar e se tornar um afiliado da Missão.
  1. Juntamente com a autorização para fundar o CECLU – Centro Eclético de Correntes da Luz Universal como uma igreja Daimista independente e não uma filial do Alto Santo, o Mestre Irineu autorizou ainda ao casal Francisca e Virgílio, a cantar o hinário Santo Cruzeiro e todos os demais hinários daquele Alto Santo no CECLU, como o hinário da esposa, Sra. Peregrina Gomes Serra (Bandeira), e dos irmãos contemporâneos do Mestre Irineu: Zulmira Gomes (Condessa), Antônio Gomes (Amor Divino), Maria Damião (O Mensageiro), João Pereira (Seis de Janeiro), Germano Guilherme (Vós Sois Baliza), Raimundo Gomes (Ramalho) e Francisco Granjeiro (Apuro).
  1. O Santo Daime foi a Linha-Mãe Ayahuasqueira pioneira na sistematização do uso sacramental e ritualístico da ayahuasca no Brasil.  O CICLU-Alto Santo foi a primeira igreja do Santo Daime no Brasil, em Rio Branco-AC, onde nasceu a Missão Sagrada do Santo Daime.  O CECLU – Centro Eclético de Correntes da Luz Universal foi a segunda igreja do Santo Daime e a primeira fora de Rio Branco.  O CECLU foi a primeira igreja ayahuasqueira e do Santo Daime a se instalar oficialmente no estado de Rondônia, com a permissão pessoal do Mestre Irineu, no início da década de 1960.  Somente em janeiro de 1965 a UDV – União do Vegetal (Centro Espírita Beneficente União do Vegetal) foi instalada em Porto Velho (RO) pelo Mestre Gabriel, onde fundou oficialmente a primeira Sede da Organização Religiosa UDV.
  1. O Santo Daime já existia em Porto Velho desde o ano de 1962, mas tinha apenas trabalhos de concentração. No início eram realizados trabalhos informais nas residências das pessoas, sem data definida, depois, a partir de 1965, eram realizados trabalhos institucionais de concentração, dias 15 e 30 de cada mês e alguns especiais, de cura, na casa da pessoa doente.  Somente no início de 1971, com a ordenança do casal Francisca e Virgílio, o Mestre Irineu designou uma comitiva, comandada pelo irmão Francisco Granjeiro, para ir até a Porto Velho e ensinar pessoalmente ao Sr. Virgílio a ir para a mata, buscar o material (o jagube e a chacrona) e fazer o Santo Daime.  Em seguida, o Mestre Irineu enviou o irmão Nonato Mendes, para ensinar o Bailado e a cantar o Santo Cruzeiro, o qual morou por 10 anos na capital de Rondônia e depois retornou para Rio Branco (AC) em 1981, com a família que constitui na cidade rondoniense, quando os trabalhos de bailado já estavam em pleno funcionamento institucional no CECLU.
  1. No início da década de 1990, no dia 13 de fevereiro de 1991, foi instalada na cidade de Ji-Paraná (RO), na chácara Divina Luz (início da estrada RO-135, direção Nova Londrina), um Pronto Socorro espiritual da Barquinha, autorizado e consagrado pelo então presidente da Barquinha Manuel Hipólito de Araújo (10-06-1921 / 17-08-2000) – Velho Pastor Frei Manuel, a primeira igreja ayahuasqueira da Barquinha no Estado de Rondônia, o Centro de Regeneração Espiritual Casa de Jesus e Lar de Frei Manuel, então filial da Barquinha matriz de Rio Branco (AC), sob o comando do Presidente Edilsom Fernandes da Silva (Fernando).  Embora tendo sido criada como uma filial da Barquinha, em meados de 2012 houve uma ruptura entre as igrejas matriz, sob a direção de Francisco Hipólito de Araújo, e filial, sob o comando de Fernando, e então a Barquinha de Ji-Paraná se tornou independente, preservando toda identidade ritualística, valores e princípios da Barquinha-mãe, mudando apenas e tão-somente os dados jurídico-legais e a farda.  Foi a primeira Diáspora naquela linha-mãe ayahuasqueira.  A partir dos Estados do Acre e Rondônia é que as Linhas-Mães Ayahuasqueiras passaram a ser difundidas, disseminadas e instaladas pelo Brasil afora.
  1. Quando o Mestre Irineu ainda estava presente na matéria, mantinha a casa do irmão Wilson Carneiro como pronto socorro espiritual, onde tinha o Santo Daime para ser distribuído a quem necessitasse.  Alguns raros outros irmãos, como o Sebastião Mota de Melo, que morava muito distante do Alto Santo, onde hoje é a colônia cinco mil, o Mestre Irineu lhe concedia um pouco de Santo Daime para ele tomar em casa com seus familiares nos dias de trabalho no CICLU-Alto Santo, com o compromisso de Sebastiao Mota prestar contas depois com o Mestre Irineu, desses trabalhos realizados em sua casa.
  1. Todavia, essa permissão do Mestre Irineu para Sebastião Mota manter o Santo Daime em sua casa, limitava-se exclusivamente para tomar a Santa Bebida com seus familiares e amigos próximos, nos dias de trabalho que Sebastião não fosse no Alto Santo, considerando o carinho e a confiança que o Mestre Irineu tinha para com Sebastião Mota e a distância de sua moradia em relação ao Alto Santo, que muitas vezes inviabilizava a sua participação nas concentrações e bailados na Casa do Mestre Irineu, especialmente nos dias de chuva.
  1. No início de 1971, o Mestre Irineu mandou um pouco de Santo Daime para o irmão Sebastião Mota, ao tempo em que pediu ao emissário para falar ao irmão Sebastião para ele ir até o Alto Santo falar com o Mestre Irineu e prestar contas dos últimos trabalhos em sua casa, conforme comprometido por Sebastião, pois já fazia tempo que Mota não aparecia no CICLU-Alto Santo.  Foi a última remessa da Santa Bebida enviada pelo Mestre Irineu para Sebastião Mota, pois foi quando então Sebastião Mota, numa atitude de independência, tom de ruptura e arrogância, falou para o emissário do Santo Daime dizer para o Mestre Irineu que se ele quisesse conversar que fosse lá na colônia cinco mil falar com ele, Sebastião Mota, que não iria mais no Alto Santo. Na colônia cinco mil, Sebastião Mota já tinha plantio de reinados de jagube e chacrona, sabia como fazer o chá do Santo Daime e tinha como começar sua igreja, de forma independente.
  1. Foi daí que surgiu a primeira e maior Dissidência do Mestre Irineu, da Linha do Santo Daime, a colônia cinco mil, depois foi criado o CEFLURIS – Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra, por iniciativa própria do irmão Sebastião Mota, que rompeu com o Mestre Irineu, hoje comandado pelo Filho Alfredo Gregório de Melo, e se concretizou oficialmente em meados de 1974, com a criação jurídica do CEFLURIS.  Vinte e três anos mais tarde, em 1997, foi fundado o CEFLUAGS – Centro Eclético da Fluente Luz Universal Antônio Gomes da Silva (avô de Dona Peregrina Gomes Serra, viúva do Mestre Irineu), na cidade de Cruzeiro do Sul – AC, por iniciativa do filho mais velho de Sebastião Mota, o Sr. Valdete Mota de Melo, responsável pelo CEFLUAGS, um seguimento ayahuasqueiro da linha do Sebastião Mota, similar ao CEFLURIS, mas este não foi criado por conflitos de interesses, mas sim de forma combinada pelos irmãos para distribuir o poder das igrejas ayahuasqueira do CEFLURIS entre os dois filhos de Sebastião Mota, pois cada um desses seguimentos ayahuasqueiros tem as suas igrejas afiliadas, espalhadas pelo Brasil e no mundo, sob o comando dos dois irmãos Alfredo Gregório de Melo e Valdete Mota de Melo, filhos de Sebastião Mota de Melo.
  1. O CEFLURIS e o CEFLUAGS são os responsáveis pela disseminação massificada do uso do chá da ayahuasca pelo Brasil e no mundo afora, embora, e lamentavelmente, de forma equivocada e com uma visão distorcida do que seja verdadeiramente a Missão do Santo Daime, da forma como fora concebida no Astral Superior e entregue ao Mestre Raimundo Irineu Serra, para ser implantada e seguida sem alterações. Estas duas linhas ayahuasqueiras além de produzir e vender o chá da ayahuasca para as suas igrejas afiliadas e quem queira comprar, permitem o uso de outros elementos seculares e proscritos pela humanidade consorciado com o uso da ayahuasca em suas igrejas, onde realizam seus “trabalhos espirituais”, dentre os quais a erva Cannabis Sativa, a maconha, a qual é carinhosamente chamada, por ambos seguimentos, de “Santa Maria”, é cultuada como um Ser Divino, endeusada como um elemento sagrado e sacramental, a ponto de dizerem que “consagram” a santa maria, em vez de fumarem, como num processo de transubstanciação da maconha em algo espiritual, em energia cósmica.
  1. CEFLURIS e o CEFLUAGS, como maiores dissidentes da linha do Mestre Irineu, tem o maior contingente de igrejas ayahuasqueiras no Brasil e no Mundo, permitem ainda o uso conjunto da ayahuasca com alcaloides e enteógenos diversos em seus rituais espiritualistas, misturando a ayahuasca com drogas e enebriantes proscritos pela humanidade, além da maconha, não menos profanos e maléficos à saúde física, moral e espiritual do ser humano, tais como bebidas alcoólicas, cocaína, craque, rapé, pedra oxi, chá de jurema, pó de anjo ou poeira da lua, pedra oxi de jurema, ibogaína, tchanga, sálvia divinorum, peiote, sananga, argyreia nervosa, joão brandinho, mandrágora etc. e o kambô (a vacina do sapo), até se dão ao luxo de batizar algumas droga com nomes sagrados, como forma de mascarar para os leigos e desapercebidos o uso de drogas em seu rituais internos, batizando a maconha de “Santa Maria”, a cocaína de “Santa Clara”, o crack de “São Jorge”, o peiote de “São Pedro” e a pedra oxi de jurema de “Santo Antônio”, tudo na intenção de esconder e dissimular a estupidez da mistura do pior do profano com o Sagrado.
  1. Os movimentos migratórios religiosos – diáspora, dissidência e êxodo –, assim como ocorre em todo e qualquer movimento social ou sistema institucional que envolva pessoas, acontecem também nas religiões ayahuasqueiras.  A Dissidência ayahuasqueira é a separação voluntária de pessoas ou grupo de pessoas em virtude de divergência de opiniões, conflitos e disputas de interesses, dissenção, discordância de idéias e pensamentos, cisma, cisão, principalmente por interesses pelo Poder de comando da igreja.  É quando um grupo de pessoas se afasta propositalmente de uma igreja ayahuasqueira para fundar a sua própria igreja e, então, têm o comando em suas mãos.  A dissidência ayahuasqueira foi o movimento migratório que primeiro aconteceu e ainda acontece nas igrejas ayahuasqueiras.
  1. A Diáspora ayahuasqueira é a dispersão, a migração de pessoas ou grupo de pessoas, normalmente forçado ou incentivado, em consequência de preconceito, perseguição ou punição administrativa. É quando um grupo de pessoas é obrigado a se afastar involuntariamente de uma igreja ayahuasqueira, e acabam por fundar a sua própria igreja.  A diáspora ayahuasqueira ocorreu muito raramente nas duas últimas décadas.
  1. O Êxodo ayahuasqueiro é a saída, a migração voluntária e espontânea de pessoas ou grupo de pessoas, entre as igrejas ayahuasqueiras, por motivos pessoais, conflitos de interesses, desentendimentos, principalmente incompreensão.  O êxodo ayahuasqueiro é um movimento cotidiano nos dias atuais, mas que tem se verificado a partir das duas últimas décadas, quando já existem várias igrejas ayahuasqueira dissidentes pelo Brasil afora.  Dos três movimentos migratórios ayahuasqueiros, o êxodo é o que mais acontece a cada dia, dada a quantidade de igrejas ayahuasqueiras existentes e a facilidade de movimentação entre elas.
  1. A cultura e religião Daimista está bem consolidada e disseminada por todo o Brasil e até já bem difundida em vários Países no mundo, visto que os movimentos migratórios daimistas – diáspora, dissidência e êxodo – são fatos inquestionáveis e irreversíveis que ampliou a difusão do uso do chá do Santo Daime e da Cultura Daimista muito além das fronteiras do que se poderia imaginar para a ayahuasca, em tão pouco tempo de existência das religiões ayahuasqueiras, que até o final do segundo milênio existia praticamente apenas nas capitais dos estados do Acre (CICLU-Alto Santo, em Rio Branco) e de Rondônia (CECLU, em Porto Velho).
  1. Assim, os movimentos migratórios daimistas são situações-fato que tem ocorrido nas últimas décadas na religião do Santo Daime, ocasionando, então, a abertura de várias igrejas daimistas dissidentes pelo Brasil afora, além de outros seguimentos religiosos que passaram a fazer o uso da ayahuasca em seus trabalhos espirituais.  Em decorrência dessa dispersão Daimista, o nome Santo Daime e o uso do chá da ayahuasca foram universalizados no Brasil e no mundo e deu origem a outros seguimentos e ramificações daimistas que passaram a fazer uso do chá da ayahuasca com diversas finalidades, além da busca pelo sagrado, pela cura, crescimento, desenvolvimento e evolução espiritual.
  1. As linhas dissidentes ayahuasqueiras do CEFLURIS e CEFLUAGS, ou igrejas daimistas dissidentes, utilizam a ayahuasca como sendo o Santo Daime, o chá da linha do Mestre Irineu, mas, na verdade, usam chá de fabricação própria, com critérios, forma e ritual diferentes de fazer da linha do Mestre Irineu, fazem do jeito deles, sem seguir os preceitos, valores, usos, costumes e tradições do Mestre Irineu, mas chamam também de Daime, inclusive inventaram tipos variados de chá da ayahuasca, com níveis diferentes, conforme o tempo de apuração na fervura, níveis 1, 2 e 3, tendo um deles que é tão concentrado, de alta densidade e viscosidade, que mais parece um creme e não um chá.
  1. Existem outras igrejas e seguimentos ayahuasqueiros, também conhecidos como “Daimista”, vez que o nome SANTO DAIME universalizou-se para designar quando se usa a ayahuasca, mas, embora dizendo-se Daimistas, o chá que usam não é originário de nenhuma das duas igrejas do Santo Daime (CICLU-Alto Santo e CECLU-Porto Velho), não seguem o ritual dos trabalhos espirituais, cultuam outros elementos profanos como sagrado, banalizam e desvirtuam o uso do chá e a visão espiritual e divina da Missão do Santo Daime, conforme ela foi concebida e recebida pelo Mestre Raimundo Irineu Serra para ser implantada e seguida.
  1. As igrejas da linha do Mestre Irineu não produzem o chá para vender ou doar para outras igrejas, e não compram também nem o chá nem os ingredientes, É PROIBIDO vender ou comprar na linha original do Santo Daime, não cobram taxas ou qualquer valor para distribuir a Santa Bebida, todos bebem gratuitamente, que aliás foi um dos pedidos de Clara quando entregou a Missão ao Mestre Irineu espiritualmente, de que não cobrasse pela distribuição do chá do Santo Daime. Claro que, por ocasião do feitio, os irmãos se reúnem e se cotizam para arrecadar recursos para a busca do material na mata e fazer o Santo Daime.  O princípio de sobrevivência das linhas-mãe ayahuasqueiras tradicionais é a auto-suficiência do chá e auto-sustentabilidade da igreja, com plantio de reinados de cipó e folha próprios e fabricação própria do veículo sagrado, não podendo vender e nem comprar o chá, nem tão-pouco os ingredientes para a sua fabricação, o cipó jagube e a folha chacrona. Existem princípios, preceitos, dietas, valores, regras etc. para serem cumpridos no feitio do Chá do Santo Daime, pois a Missão é séria, precisa ser tratada com seriedade e muito respeito.
  1. Estes outros seguimentos ayahuasqueiros que usam o chá da ayahuasca, na grande maioria das vezes é comprado, pois não têm conhecimento nem estrutura para fazer o chá da ayahuasca, compram de Dissidências do Santo Daime, o CEFLURIS e o CEFLUAGS, que produzem o chá da ayahuasca de forma industrial para quem quiser comprar e usar no Brasil e no mundo.  Alguns destes seguimentos ayahuasqueiros deram nome próprio para o seu chá da ayahuasca, como Elixir do Terceiro Milênio, da igreja Pirâmides da Amazônia, em Porto Velho-RO, cujos fundadores são egressos do CECLU, onde aprenderam a usar e fazer o chá naquela igreja pioneira em Porto Velho (RO).  Esta igreja Pirâmides da Amazônia é auto-suficiente na produção do chá da ayahuasca e das plantas sagradas, e ainda vende o chá, seus ingredientes, cipó jagube e folha chacrona, e seus derivados, como banhos e garrafadas do bagaço do jagube e folhas dos feitios do chá.
  1. Estas Linhas ayahuasqueira dissidentes da Linha do Mestre Irineu tem um centro produtor do chá da ayahuasca no interior do estado do Amazonas, na cidade Mapiá, onde a produção do chá e feita em escala industrial, visto que o batalhão de irmãos que vivem naquela comunidade alternativa Daimista, vivem econômica exclusivamente da produção do chá da ayahuasca, que é produzido para abastecer todo o Brasil e igrejas no exterior, vendendo para quem quiser comprar, sem preocupação com o uso e destino de quem vai beber o chá. Das igrejas afiliadas às linhas CEFLURIS e CEFLUAGS apenas algumas raras igrejas, menos de 5%, produzem o seu próprio chá da ayahuasca para consumo, a quase totalidade das igrejas compram o chá do Mapiá.
  1. Tem-se conhecimento de que essas linhas produtoras do chá da ayahuasca está adicionando ao chá da ayahuasca pequenas quantidades de drogas e plantas de poder, conforme o interessado-comprador desejar e solicitar, como cocaína, jurema, pó de anjo ou poeira da lua, ibogaína, tchanga, sálvia divinorum, peiote, sananga, argyreia nervosa, joão brandinho, mandrágora etc., como forma de potencializar os alcaloides adicionados e o efeito enteógeno da mistura e, assim, fazer o uso consorciado, prático e “discreto” do chá da ayahuasca com drogas proibidas, de forma “invisível”, tornando este chá “preparado” uma mistura potencialmente danosa e de alto poder nocivo, que pode causar danos irreversíveis à saúde de quem dele fizer uso, podendo levar inclusive à morte, por uma parada cardíaca, devido a alta concentração de drogas misturada ao chá da ayahuasca.
  1. A partir dessa idéia absurda de colocar drogas diversas misturada com o chá da ayahuasca, é que o mercado traficante de drogas passou a usar o manuseio do chá da ayahuasca para traficar cocaína e outros produtos similares e afins, que podem ser facilmente mascarados misturando-os com a ayahuasca, dada a sua coloração marrom-vinho, e depois, para ser consumida, pode ser diluída em maior quantidade da mistura com o chá ou separada por um processo químico chamado Liofilização, por meio do qual a droga misturada pode ser facilmente recuperada e usada como se não tivesse sido misturada antes. Foi assim que aconteceu em meados de agosto/2017 na Rússia, quando um homem foi preso com 6 litros (6.000 ml ou mais em gramas) dizendo ser ayahuasca, mas, apenas por decantação, a polícia conseguiu identificar 600 gramas de cocaína, 10% da mistura total.
  1. A Missão do Santo Daime é uma Religião e não uma seita! O CECLU é uma igreja Daimista, Espiritualista-Cristã.   Daimista porque faz uso Sacramental da Bebida Sagrada do Santo Daime. É uma Igreja, porque reúne pessoas para a realização de trabalhos litúrgicos espirituais, falando em nome de Deus.  É Espiritualista, porque seus trabalhos são realizados no Astral, em conexão com o astral superior, mediante conexão propiciada pelo chá do Santo Daime, o qual é tomado materialmente, mas se trabalha espiritualmente, no Astral Superior, físico somente a pessoa.  É Cristã, porque confia e segue os ensinamentos do nosso Mestre Maior, Nosso Senhor Jesus Cristo, e confia nas suas promessas de salvação, ou seja, os irmãos daimistas buscam seguir os exemplos de Nosso Senhor Jesus Cristo e viver de acordo com os seus ensinamentos, praticando a caridade, o amor ao próximo e a solidariedade fraterna. Além de se uma Religião Espiritualista-Cristã, o Santo Daime é considerado a Religião do Terceiro Milênio, a Religião da Floresta, devido o chá ter origem na flora. A Religião do Santo Daime é amor, a Doutrina do bom viver.
  1.  Os Ensinamentos bíblicos são aceitos, seguidos e assimilados pela Missão do Santo Daime, cujos livros, capítulos e versículos são lidos em todos os trabalhos litúrgicos espirituais, que tem ritualística cristã própria e específica, assim como toda igreja tem a sua forma de pregação bíblica.  A Religião do Santo Daime tem ajudado muitas pessoas em diversos tipos de tratamento e cura de doenças da matéria e da alma e abandonar vícios, como o uso de drogas, o abuso de álcool e a compulsão sexual, entre outros vícios da matéria e patologias da alma, como depressão, mal de parkinson, Alzheimer, esclerose e Síndrome de Asperger (parte dos espectros autistas), para as quais a ciência já tem comprovação científica da eficiência e efetividade do chá do Santo Daime, tudo de forma terapêutica-espiritualista, bem como para diversos outros estudos científicos e acadêmicos.  Os Daimistas se esforçam em ser uma boa referência e influência para outras pessoas, respeitar ao próximo e os animais, proteger a natureza e o meio-ambiente e ser ecologicamente correto.  
  1. Como Religião, a Missão do Santo Daime é ainda uma Escola, Hospital e Quartel.  É uma escola porque todos os irmãos aprendem com os ensinamentos e palavras sagradas contidas nas mensagens e hinos, que são cantados como louvor à espiritualidade, com instruções melodiosamente sonoras, enfim, é uma escola espiritual porque se aprende com o Santo Daime, Professor dos professores.  Os hinos recebidos do Astral Superior são os ensinamentos bíblicos da Religião do Santo Daime.    É um hospital ou pronto-socorro porque recebe todos que lá chegar (encarnados e desencarnados) e precisar de ajuda para tratar suas doenças e patologias materiais e espirituais, do corpo e da alma.  É um Quartel porque a pessoa que decidir ingressar nas fileiras do Batalhão da Rainha da Floresta, assume o compromisso de servir e ajudar ao próximo, fazer a caridade, trabalhar em benefícios dos mais necessitados e menos protegidos, enfim, decide assumir a Missão do Santo Daime como Religião, obedecendo e respeitando todos os seus princípios, regras e valores Cristãos, principalmente a humildade e fazendo a caridade.
  1. Vale lembrar que a Missão do Santo Daime é uma estrutura similar a um Quartel Militar, onde todos os irmãos seguidores da Missão são Soldados do batalhão da Rainha da Floresta, daí a sigla CRF – Centro Rainha da Floresta no bolso da blusa da farda das mulheres. Um quartel espiritual, comandante espiritual, trabalhos espirituais, curas e ajudas espirituais. Todos os soldados são disciplinados, obedientes, lutadores dos interesses do seu batalhão, desbravadores, prestativos, ordeiros e organizados, prestam ajuda social, comunitária e humanitária, às comunidades sociais, enfim, todos os soldados tem sempre um dever a cumprir ou um compromisso a honrar, de forma digna, honesta e pacífica, sempre em prol da Missão e do próximo, em nome da paz e do amor.  Os soldados deste quartel espiritual têm bom caráter e postura condizente com a ética, moral e bons costumes, barba feita, cabelos cortados, unhas aparadas, higiene pessoal.  Na Missão do Santo Daime o livre-arbítrio de todos os irmão é respeitado, ninguém é obrigado a nada na Missão do Mestre Irineu, todos que desejarem e quiserem participar dos Trabalhos Espirituais podem participar voluntaria, livre e espontaneamente.
  1. Nada obstante, o uso do Chá da Ayahuasca está universalizado, no Brasil e no mundo, não tem mais como voltar atrás, motivo pelo qual temos que cuidar para, tendo o conhecimento e a consciência destas situações de risco, não sermos enganados e sofrermos consequências terríveis e irreversíveis à nossa saúde com esses chás “preparados”, que colocam em riscos de danos à imagem todas as igrejas ayahuasqueiras, comprometendo, inclusive, o funcionamento daquelas que são institucionais e trabalham sério, com propósito de desenvolvimento, crescimento, evolução espiritual e ajuda à humanidade.
  1. Existem novos seguimentos e ramificações ayahuasqueiros, simpatizantes do "Santo Daime", que adotam o uso do chá da ayahuasca em suas igrejas e templos sagrados de forma ritualística e sagrada, como algumas sinagogas e centros umbandistas e candomblecistas, nos seus rituais religiosos e em suas comunidades alternativas, em perfeita sintonia com os seus preceitos, doutrina e fé.  Dentre estes seguimentos e ramificações ayahuasqueiros, existem Templos Budista, cujos monges fazem uso do chá da ayahuasca em suas meditações, no interior de São Paulo, Templo Judaico que comunga a ayahuasca em seus rituais com a Cabala, em Uberlândia-MG, comunidade Hare Krishna fazendo uso do Santo Daime, conhecidas como Haredaime, Centros Espíritas, Umbandistas e Candomblecistas que realizam trabalhos de Umbandaime com o chá da ayahuasca, Casas Espíritas Universalistas cujos médiuns fazem uso da ayahuasca em suas sessões espíritas, Terapeutas Holísticos e Reikianos que usam o chá com os seus pacientes nas terapias, fazendo alinhamento de chacras e outras práticas exotéricas.  Existem ainda Centros de Tratamento de Dependentes Químicos e Adictos que usam o chá da ayahuasca no tratamento terapêutico dos pacientes, Associações de Ajuda Humanitária que usam a ayahuasca para tratamento terapêutico de presidiários e outros necessitados, e por ai vai o uso do chá da ayahuasca, que já está sendo usado para vários tipos de tratamentos alternativos e curas de doenças.
  1. O Santo Daime não é alucinógeno, não é um chá que provoca alucinações.  O chá do Santo Daime é uma bebida sagrada e sacramental, comungado com fins estritamente religioso, espiritual e de cura, de forma exclusivamente ritualística, o qual propicia uma conexão com a espiritualidade sutil, mediante uma expansão consciencial, de forma consciente, um despertar da consciência para o desenvolvimento de virtudes divinas, despertando virtudes adormecidas, o compromisso de cada um consigo mesmo, com Deus, com a natureza e com os seus semelhantes, visando alcançar o equilíbrio interior, o aprimoramento e evolução espiritual, em conexão direta com o Poder Superior, pois o trabalho é espiritual, no Astral Superior, cuja expansão da consciência pela Força e Luz Divina do Santo Daime, eleva o espírito a dimensões inimagináveis, a qualquer lugar no tempo, no espaço, na consciência e até noutras vidas, passadas e futuras, dependendo da necessidade, merecimento, desenvolvimento e preparação de cada pessoa.
  1. Para uma analogia e comprovação de que o Santo Daime não é uma droga nem alucinógeno, façamos a seguintes interrogação: qualquer pessoa que usar a maconha, cocaína, o crack, oxi, LSD e quaisquer outras drogas sentirão o efeito imediato do seu uso?  A resposta será sempre SIM, qualquer pessoa que usar uma destas drogas citadas terão e sentirão o efeito imediato, sensações inerentes a cada tipo de droga e, dependendo da quantidade utilizada, terão alucinações e poderão até ficar dependentes quimicamente da droga, já no primeiro dia que usar, somente com um único uso.  A alucinação é um processo de expansão da consciência de forma inconsciente, tanto que é um álibi de defesa jurídica no Brasil dizer que o réu estava inconsciente durante a prática delituosa, que agiu sem saber, pois estava sobre efeito de drogas, para ter uma pena amenizada, sem caracterização de dolo, pois estava sobre efeito de alucinógenos.
  1. Já o Santo Daime mil pessoas pode comungá-lo, ingeri-lo sem preocupação, pois somente algumas pessoas poderão sentir algum efeito vibracional, outras poderão nada sentir, permanecer como se nada tivesse ingerido, ou seja, o Santo Daime não é droga, não causa efeitos sempre e para todos que usá-lo.  A droga causa efeito sempre e padrão para qualquer pessoa que dela fizer uso, invariavelmente, sem distinção.  O efeito vibracional do Santo Daime pode ser com ou sem visões de imagens, ambientes, temporalidade, pode ser apenas uma sensação energética, uma irradiação vibracional, mas pode apresentar “miração”, visões virtualmente reais, como um sonho, tudo de forma consciente, que pode ser vista de olhos fechados ou abertos, depende da pessoa e de sua evolução espiritual, a pessoa pode de repente desconcentrar, se levantar e fazer algo, conversar, beber água, e depois se concentrar novamente e dar continuidade à sua miração, ao seu “sonho” de realidades, voltar à sua miração.
  1. O Santo Daime propicia materialmente às pessoas uma gama enorme de aprendizados, experiências e melhora de comportamento, atitudes e postura, na saúde física e mental, nas formas de pensar etc., influenciando, assim, as diversas formas de viver da pessoa, que faz uma retrospectiva de sua vida, um balanço consciencial, um repensar das formas de viver do passado para melhorar enquanto pessoa humana e social que é, influenciando toda uma mudança do ser em sua nova forma de viver, passando a ter uma visão mais humanizada, holística, caridosa e humanitária, com princípios e valores éticos e morais bem consolidados e alinhados com os princípios cristãos, enfim, uma reforma íntima permanente, uma transformação através do Divino, ascendendo etapas mais evoluídas de entendimento, compreensão, aceitação e prática do bem.
  1. O Santo Daime estabelece uma conexão em sintonia fina e clara do homem com o Criador, permitindo-lhes ser mensageiras de fé, amor, incentivo e esperança a todos os seus semelhantes. Pode transformar e melhorar a si próprias e auxiliar o próximo a se transformar e a se melhorar, como consequência do despertar da consciência de que somos fonte fecunda de força e luz, por trazermos em nossa essência íntima a centelha divina.  Deus se manifesta no Universo, nas mais diferentes formas, uma delas é através do Santo Daime.
  1. O chá da ayahuasca está sendo usado pelo Brasil afora quase que de forma indiscriminada e sem controle, sem regra nenhuma de qualquer órgão governamental, motivo pelo qual precisamos estar atentos e vigilantes para sabermos onde andar e beber este chá de forma segura.Não devemos julgar, bem sabemos, mas também não podemos esconder nem omitir que isso é uma terrível praxe na quase totalidade das igrejas ayahuasqueiras fora dos Estados do Acre e Rondônia, em igrejas ayahuasqueiras que não seja da UDV ou da Barquinha, a maioria permitem o uso dessas drogas, embora saibamos também que, apesar da liberação de drogas junto com a ayahuasca nestas igrejas, muitos membros destas igrejas ditas “daimistas” são pessoas honestas, de família, de caráter que frequentam estas igrejas ayahuasqueiras mas não têm nada a ver com o uso de drogas, são pessoas do bem, que frequentam junto com a sua família, com propósitos altruístas, espiritualistas, em busca do crescimento e evolução espiritual, mas possivelmente nem se aperceberam do problema ou do risco onde estão vivenciando o uso da ayahuasca.
  1.  O Santo Daime, o chá da ayahuasca feito dentro dos princípios e valores que lhe foram ordenados e autorizados pela espiritualidade sutil, é uma caixa de remédios para a cura de várias doenças, mas o uso indiscriminado, sem preceitos nem controle pode causar problemas pra quem trabalha sério e honestamente, com propósitos sagrado e divino e objetivos de desenvolvimento, crescimento e evolução espiritual. Fica a informação e a dica, não somos dono da verdade mas a verdade nos libertará, como disse Jesus Cristo.

Brasília (DF), 10 de março de 2015

Francisco Ribeiro Nogueira

PS: Documento encaminhado ao Jornal de Goiás em março/2015, por tratar o Santo Daime como alucinógeno.  Este informativo foi alterado e atualizado apenas para a inclusão do episódio ocorrido na Rússia, em agosto/2017, com a prisão de um traficante com o chá da ayahuasca contendo cocaína misturada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.4 Kb)   pdf (216.7 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com