TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião Santo Daime

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

 GESTÃO DA QUALIDADE [pic 1]

 

 MARIA CORDEIRO RODRIGUES

PESQUISA DE RELIGIÃO SANTO DAIME

PARA DISCIPLINA CULTURA RELIGIOSA

GRAVATAÍ

2017

Introdução

O tema que será abordado neste trabalho é a história do Santo Daime onde será passado informações da religião através de uma pesquisa de campo o objetivo deste trabalho é trazer ou buscar informações dessa religião que não é bem Vista pelas pelas pessoas. Por possuir características que são rejeitados pela sociedade por exemplo o seu chá alucinógeno. O que chamou atenção nessa pesquisa foi que um homem simples que se chamava Irineu acreditou em sua visão e levou suas informações ao povo e desde então vem trazendo ate hoje ensinamentos passando de pais para filhos.

Conclusão

Em vista dos argumentos apresentados nesta entrevista, devemos concluir que nenhuma religião deve ser desconsiderada seja ela como for ou qual caminho leva. E que é imprescindível que todos se conscientizem de que ao seguir uma religião não devemos desrespeitar suas crenças os seus métodos de ensinamento.

Pesquisa Santo Daime

  1. Quais são os principais ensinamentos dessa religião? A Doutrina do Santo Daime é basicamente cristã, porém, diferentemente do catolicismo, é reencarnacionista. Surgida no Acre na década de 30, também tem influências do universo do caboclo da floresta e suas crenças regionais de seres encantados. O que diferencia o Santo Daime das outras religiões é a utilização da bebida sacramental ayahuasca, com a finalidade de expansão da consciência.  
  2. O que alguém que segue essa religião precisa saber e crer? Os ensinamentos do Santo Daime são cantados. Não existe nenhum tipo de escritura. Os ensinamentos são orais e se referem a ética cristã.
  3. Tem algum tipo de cerimonia,celebração? Sim. O rito praticado no Santo Daime é um aprendizado disciplinar que envolve disciplina mental e corporal. Os iniciados utilizam um uniforme ritualístico denominado de “farda” e o enfoque simbólico é a comparação com um “exército” de “soldados” de Deus. O arquétipo do guerreiro da paz. O rito é cantado, tocado e bailado, onde os participantes consagram o chá que expande a consciência e recebem os ensinamentos através dos cantos.
  4. Qual a importância daquele ritual,ou para que serve?O rito serve para facilitar e conduzir o transe de expansão da consciência.
  5. Como esse grupo se organiza? Possui algum líder ou sacerdote?O grupo se organiza em forma de uma “família espiritual” e é conduzida por um sacerdote denominado de Padrinho. Existe também um corpo de conselho doutrinário que auxilia o sacerdote nas suas atividades espirituais.
  6. O que se espera alcançar ou receber praticando o ritual? Se espera alcançar a iluminação da consciência, a cura, em um sentido bem amplo (física, mental, emocional e espiritual), a melhoria dos nossos atos e pensamentos através de uma ética espiritual vinda de dentro para fora através da conscientização que é propiciada pelo chá.
  7. Essa religião exige algum tipo de comportamento específico do seguir em termos de alimentação vestimentas, costumes? Fora do ambiente ritualístico onde se utilizam as vestes rituais (farda), no dia a dia as pessoas que são praticantes da religião se norteiam em relação a alimentação e vestuário de forma livre. Espera-se um comportamento coerente com aquilo que se aprende no rito: a prática do bem.

  8. Essa religião proíbe/restringe alguma coisa ex: aborto, eutanásia, etc? Não existe nenhuma restrição. Os membros do Santo Daime exercem sua liberdade de acordo com a sua própria consciência, entendendo que seus atos vão gerar efeitos (karma).
  9. A religião tem um posicionamento ético definido sobre assuntos polêmicos? Não. O Santo Daime é uma religião que afirma a vida, a união entre as pessoas e a defesa da natureza. Tudo aquilo que se opõe a isso é considerado como “ilusão”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com