TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imperialismo Econômico-Cultural x Fundamentalismo Religioso

Por:   •  5/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI

CURSO DE DIREITO

PROJETO DE PAPER

Crístian Alef Lira Nunes[1]

Eduardo dos Passos Souza[2]

Elton Fogaça3

1. TEMA

Multiculturalismo e Direitos Humanos

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Imperialismo Econômico-Cultural x Fundamentalismo Religioso: uma análise sobre o choque de civilizações ocidentais e orientais e suas diferentes noções de liberdade individual e direitos fundamentais. A partir de pesquisa bibliográfica que abrange as áreas necessárias para tal embasamento: declaração dos direitos humanos, multiculturalismo, existencialismo, etc.

3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Até que ponto a religião pode restringir a liberdade individual em determinada cultura sem ameaçar o direito à dignidade humana? E (no caso da existência dessa ameaça) teria um país estrangeiro o direito ou/e obrigação de intervir nesse paradigma cultural com o intuito de restringir seu caráter nocivo em prol da vida e da liberdade humana? Ou estaria este apenas impondo sua cultura sobre uma que considera ultrapassada?

4. OBJETIVO DE PESQUISA

Encontrar um meio termo aceitável e justo entre fundamentalismo religioso (que, não raramente, ignora direitos fundamentais já previstos e reconhecidos internacionalmente) e a predominância da vontade ocidental que beira o imperialismo econômico-cultural.

5. JUSTIFICATIVA

Os conflitos na era pós-moderna são, em sua grande maioria, mais complexos do que aparentam e uma atenção maior se faz necessária para entendê-los em sua magnitude. Dada a complexidade e a multiplicidade das sociedades humanas na pós-modernidade é imprescindível que, ao se deparar com um conflito de sociedades com culturas distintas, seja adotada uma conduta mais imparcial quanto for possível e que tenha como prioridade visualizar o problema em sua amplitude e de todas as perspectivas envolvidas, não só a que o observador se encontra ou qual este julga mais correta, somente assim a justiça pode ser garantida.

Esta pesquisa se faz relevante em virtude de seu caráter esclarecedor, pois revela uma linha tênue que separa a suposta justiça social que países poderosos afirmam levar à nações em constante conflitos internos e o chamado “imperialismo cultural” que pode ser facilmente descrito como sendo um conjunto de políticas quem tem por objetivo ampliar a esfera de influência geopolítica de um país (geralmente mais poderoso) sobre outro (geralmente mais vulnerável) ou outros (no plural), seja este fim proposital ou não.

O objetivo desta pesquisa é justamente formular um entendimento acerca do caráter injusto do intervencionismo autoritário e do irracionalismo comum no fundamentalismo religioso e, sobretudo, tentar encontrar um meio termo entre ambas as partes para que estes dois extremos (imperialismo e extremismo) sejam naturalmente extintos, ainda que de forma progressiva.

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PRELIMINAR

Etnocídio

Historicamente quando uma determinada sociedade recém-descoberta possuía costumes considerados “ultrapassados”, “antiquados”, “primitivos” ou mesmo “obsoletos” por seus recém-chegados “descobridores” estrangeiros (geralmente tecnológica e politicamente mais desenvolvidos), esta era submetida à um tratamento de conversão cultural, isto é, literalmente, eram obrigados a se converterem ao que os estrangeiros colonizadores julgavam moral e aceitável, nasce aí o conceito de Etnocídio, que por essência se traduz no extermínio deliberado de uma determinada etnia ou grupo ético e, consequentemente, de sua cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com