TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O livro Etiqueta & Elegância – Homens e Mulheres

Por:   •  10/3/2016  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  1.408 Visualizações

Página 1 de 3

O livro Etiqueta & Elegância – Homens e Mulheres - dicas para todas as ocasiões, de Maria de Fatima Soares Lima, surgiu da necessidade que a autora sentiu quando foi convidada a dar aulas na Escola de Ministros Rhema então, foi buscar na Bíblia a iluminação necessária para aplicar na lapidação de pessoas valorosas.

O livro define etiqueta como um conjunto de regras, estilos, normas e hábitos que vão dar á vida social diária características harmônicas, elegantes e distintas, que é a arte das boas maneiras, e que deve-se compreender que para se ter  caminhos livres em relacionamentos com as pessoas se faz necessário ter cordialidade e boas maneiras, pois isso dará um brilho especial às relações interpessoais. Diz ainda, que a falta desses elementos vai denotar desrespeito ás pessoas que fazem parte de ambientes e relações comuns. O livro traz Jesus Cristo como referencial de boas maneiras, pois Ele sabia perfeitamente como se comportar em meio a pessoas de diversas classes sociais e, mesmo em meio a tensões e agressões que sofria, permanecia doce e humilde de coração. A seguir vem definir elegância como sendo a arte do bem vestir, seguida de boa educação e normas de conduta e caráter exemplar, com atitudes  comuns do dia a dia adequadas a lugares e ocasiões que exigem aprendizado e exercício constantes.

Para serem elegantes as pessoas devem apresentar alguns atributos como: discrição no vestir e no trato, atenção, cordialidade e pontualidade com as pessoas. Ser elegante no vestir traduz em marketing pessoal, deve se, então ser cauteloso nesse quesito. O maquiar se, o vestir se e o  pentear se são hábitos saudáveis e obrigatórios a todos.

A escolha do gênero de roupas deve ser feita considerando o horário e o grau de formalidade de   cada situação. A norma de elegância diz que deve-se vestir para se ficar bem e nunca para chamar atenção, dando atenção as cores, tons e tipos de tecido, sendo tons claros e tecidos leves para eventos durante o dia e tons escuros para a noite. O livro diz que ser chique é a base de um refinamento que engloba atributos como equilíbrio de decência no vestir. O corpo bem higienizado com dentes, cabelos e unhas bem cuidados dará a  uma boa aparência pessoal.

O livro deixa claro a importância da etiqueta e da elegância em todas as áreas da vida. Fala de etiqueta a mesa, desde como deve ser arrumada a mesa, como se comportar, crianças e adultos, como por exemplo, a anfitriã nunca deve terminar de comer antes dos convidados e tomar cuidado com o assunto abordado a mesa, até que tipo de refeição e como deve ser servida cada uma delas, sempre com o cuidado de levar em conta o grau de formalidade. Trata de hospitalidade, de como quem hospeda o deve fazer com excelência e como o hóspede deve se comportar; a etiqueta no lar trata de como o casal deve se tratar mutuamente: o homem deve tratar a mulher sempre com cordialidade e delicadeza, especialmente quando estiverem em público, não criticando - a e evitando discussões na presença dos filhos. À mulher cabe a responsabilidade de manter o lar organizado, bem harmonizado e impregnado de amor, provocando na família o desejo de estarem em casa e a sensação de segurança que todo lar deve oferecer.

No último capítulo, o livro fala de regras básicas de convívio geral em sociedade. De pequenas atitudes que deverão facilitar a convivência de todos dentro de um ciclo social. Exemplo disso é como se comportar no elevador; de dar a preferencia á pessoas idosas; não “furar” filas; sempre responder a uma carta, dentre outras. O livro mostra regras simples e básicas que devem ser aprendidas continuamente seguidas, pois elas têm o poder de abrir caminhos e abrilhantar relações, sejam profissionais, ministeriais ou simplesmente sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com