TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O texto fala das cavernas subterrâneas de Lascaux

Por:   •  29/3/2016  •  Resenha  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 5
  1. O texto fala das cavernas subterrâneas de Lascaux e das várias outras existentes naquela região, e também dos mitos religiosos que nela foram encontrados.  Quando o guia entra nessas cavernas e se depara com a grande quantidade de desenhos místicos lá existentes e como aquele espaço era sagrado para os Paleolíticos. Os desenhos contidos nessas cavernas em grande parte eram retratados em partes, bois e bisões com cavalos, bisões com mamutes, entre outros.
    O texto retrata que esses labirintos encontrados nas cavernas eram lugares sagrados, onde se realizavam algum tipo de ritual, onde a sua finalidade era puramente pragmática.
    O autor relata também que visitar esses lugares era perigoso e cansativo, mas que existem pinturas extraordinárias de 1200 a.C. Essas pinturas mostravam homens que confrontam animais em um estado de transe, com os braços erguidos. Esses homens provavelmente eram os xamãs.  Os xamãs entram em transe durante alguma sessão publica e se acredita que voam para consultar os deuses a respeito da localização da caça.
    E com isso se observa que as pinturas são um ritual de restituição, animais eternos que no mundo superior assumem uma forma física temporária. Existem também estudos dizendo que essas cavernas também serviam para inicialização de meninos para a vida adulta, onde os meninos aprendem a matar de forma sagrada.
    Enfim, o texto trata principalmente das cavernas de Lascaux, religião e arte que lá estão contidas e nos mostra que as duas são inseparáveis, pois como a arte a religião constitui uma tentativa de dar sentido, nos ajudando a encontrar um valor em nossas vidas e que devemos  nos manter sempre perto da religião, mitos ou das artes pois se ficarmos distantes isso ou aquilo parecerá ridículo.
    E preciso cultivar a religião de forma disciplinada, pois assim como as experiências na caverna que começavam com uma desorientação devemos buscar sair dessa forma, buscando experiência que nos toquem.
    2-  Essa história se passa em uma caverna, conhecida como a caverna de Lascaux. A autora descreve como sendo um lugar totalmente escuro, onde não é possível identificar o norte, sul, leste ou o oeste, onde é preciso percorrer tropeços, vinte e poucos metros de um túnel inclinado e penetrar cada vez mais nas entranhas da terra, afastando-se quase 20 metros da superfície do solo e com uma lanterna é possível se observar animais pintados na parede que parecem emergir das profundezas das pedras.
    3- Não, existem várias cavernas parecidas com a de Lascaux, mais ou menos 300 cavernas na região do sul da França e norte da Espanha, onde o sitio mais antigo que fica em Grosse Chauvet existe desde 30000 a.C, todas essas caverna tem pinturas elementares, porem em todas elas as imagens e as suas disposições são basicamente as mesmas.
    4- Para alguns historiadores, as artes nas cavernas registram um conjunto de rituais socialmente concebidos para controlar conflitos pictoriamente codificados para serem preservados e transmitidos de uma geração para outra. Ali existe um sistema ideológico, que vigorou mais ou menos um vinte mil anos, até as cavernas caírem em desuso, por volta de 9000 a.C.
    5- Representam um lugar sagrado, para adoração aos deuses, ritos de passagem, animais eternos, cerimonias de iniciação e todo e qualquer tipo de ritual sagrado para manter e cultivar suas origens, história e crenças.
    6- Xamãs era um povo na África e na Europa, e chegou até a Sibéria, onde se difundiu para a América e Austrália, onde o xamã ainda era o líder religioso dos povos indígena caçadores.
    7-Os caçadores se angustiavam com o abate dos animais que são seus amigos e protetores, e para aliviar esse mal-estar, carcavam a caça de tabus e proibições.  Acreditavam que em uma época muito antiga os animais fizeram um pacto com os homens e agora um deus conhecido como Mestre Animal envia periodicamente rebanhos do mundo subterrâneos para serem mortos nas caçadas, porque os caçadores os prometem realizar os ritos que lhes asseguram a vida póstuma. Caçam em pureza ritual e sentem profunda empatia com sua presa, usam armas leves que mal roçam a pele de suas presas e por isso põe em suas flechas venenos letais que provoca uma morte lenta, o caçador deve permanecer ao lado de sua vitima, gritando junto com ela e participando simbolicamente de sua agonia. Algumas tribos retiram os ossos reconstituem os animais mortos com esqueletos e com a pelagem, outras enterram esses restos não comestíveis, devolvendo o animal ao mundo subterrâneo que ele veio.
    8-Essa iniciação marcava a passagem da infância para a maturidade. Quando chegam a puberdade os meninos são separados das mães e submetidos a provações assustadoras que os transformam em homens, ele precisa abandonar a dependência da infância e assumir os fardos da vida adulta. Para isso é posto em uma tumba, enterrado, informado que logo um mostro ira devora-lo, açoitado, circuncidado e tatuado. Essa iniciação o obriga a buscar dentro de si qualidades que nem mesmo ele achava que possuía e com isso ele enfrentou a morte, ressurgiu do outro lado e agora está psicologicamente preparado para ariscar a vida por seu povo
    9- Assim como a arte, a religião constitui em tentar dar sentindo a vida em face das injustiças e do sofrimento. Criamos religiões e obras de arte para nos ajudarmos a encontrar um valor em nossas vidas. Como a arte, as verdades da religião requerem o cultivo disciplinado de outro modo de consciência.
    10-Toda religião antiga se baseava no que se dominou da filosofia perene. Para a filosofia perene, cada pessoa, cada objeto, cada experiência constitui uma replica de realidade existente em um mundo mais eficaz e duradouro que o nosso.
    11-Esses rituais não eram a expressão de uma crença que deveria ser aceita as cegas. O ritual não era um produto de ideias religiosas, ao contrario, essas ideias que era um produto do ritual. Para ele se um ritual já não o suscita uma profunda convicção do valor ultimo da vida, ele simplesmente abandona esse ritual.
    A religião não era acrescentado a condição humana, não eram um adicional que era incumbido para as pessoas. Quando o homem inventou a agricultura e já não dependia da carne animal, os velhos ritos perderam parte do seu encanto e as cavernas foram abandonadas, mas não se descantou a religião.
    12-Porque em ambas é preciso cultivar e acreditar no que está na nossa consciência, pois no começo nunca sabemos o que uma obra será e nem temos certeza de onde a religião nos levará, então devemos sempre buscar sair do que está imposto à nos e procurar dentro de nós outras formas de acreditar e enxergar alguma coisa. Pois quem não acredita na religião deve acreditar em outra coisa, seja na musica, dança, sexo, arte ou no esporte, mas todos nos acreditamos e cultivamos dentro de nos um determinado ritual que nos fazem bem já que elas tocam o nosso interior de diferentes formas e fazem com que nós nos sentimos especiais, como se fossemos perfeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com