TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paz E Vida

Resenha: Paz E Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

O mundo inteiro vem acompanhando as cenas de violência policial e vandalismo que ocorrem em meio às manifestações populares ocorridas no Brasil, país sede da Copa do Mundo 2014. A atuação de policiais frente à [a] essa onda de protestos gerou uma grande polêmica, [polêmica:] a polícia se excede contra os manifestantes ou cumpre o seu papel?

O comportamento da polícia tem gerado diferentes opiniões na sociedade. Se por um lado, há quem aceite e apoie a interferência policial, bem como o uso da força física. Por outro [física, por outro,] há quem critique e comente que os policiais devem punir quem realmente mereça, como ladrões, assassinos e estupradores.

A verdade é que, quando as manifestações fogem de seu real propósito e deixam de ser pacíficas, é necessária a intervenção de órgãos competentes para acalmar e lidar com os manifestantes, mas, por falta de treinamento e qualificações dos policiais, ao invés de solucionar, isto [isso] só gera mais violências. No mês de fevereiro um cinegrafista da TV Bandeirantes morreu após ser atingindo por um rojão enquanto registrava o confronto entre manifestantes e policiais durante protesto contra o aumento da passagem de ônibus, no Centro do Rio.

Portanto, a polícia cumpre o seu papel ao tentar evitar depredações e desordem, mas é preciso um treinamento para que estes policiais consigam usar outros meios, que não a força física, para acalmar os manifestantes.

Comentário geral

Texto razoável, embora a análise do problema seja superficial e revele alguma imaturidade. A polêmica não é tão simples quanto o autor dá a entender. Além disso, no mínimo, é necessário fazer a distinção entre manifestantes pacíficos e violentos, bem como compreender o que é o papel legal da polícia, que não pune (quem pune é a Justiça) e nem tem de acalmar manifestantes, mas contê-los ou reprimi-los, se eles se excederem no direito democrático de manifestação.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: Cuidado com a pobreza do vocabulário. No mínimo, em vez de "ocorridas", o autor deveria usar "acontecidas" para não recorrer ao mesmo verbo utilizado pouco antes.

2) Segundo parágrafo: A polícia não pune, como já foi dito anteriormente.

3) Terceiro parágrafo: Não fica clara a relação do trecho em vermelho com o trecho que o antecede. Se se trata de um exemplo do aumento da violência, então, é preciso deixar claro com o uso da expressão "por exemplo". Mas será que se pode apontar a morte do cinegrafista como uma consequência da reação policial? É mais provável que ela decorra da inconsequência dos responsáveis pelo uso do rojão.

4) Quarto parágrafo: "Acalmar" é uma palavra inadequada como também já foi dito no comentário geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com