TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamentos

Seminário: Pensamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Seminário  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

Pensamento. Palavra tão pequena, mas tão dificil de descrever seu significado. Para isso é necessário pensar o que por si a torna um fim em si próprio.

Ao longo da história humana, inumeros individuos demonstraram sua visão do significado da arte de pensar, tendo cada um deles dentro de sua época, procurado traduzir da melhor forma seu real significado. Tais posicionamentos estão inseridos no que consideramos “clássicos” universais.

Dentre eles podemos citar conforme extraido da enciclopédia digital

Wikipedia, alguns pequenos excertos:

Penso, logo Existo.

De há muito tinha notado que, pelo que respeita à conduta, é necessário algumas vezes seguir como indubitáveis opiniões que sabemos serem muito incertas, (...). Mas, agora que resolvera dedicar-me apenas à descoberta da verdade, pensei que era necessário proceder exatamente ao contrário, e rejeitar, como absolutamente falso, tudo aquilo em que pudesse imaginar a menor dúvida, a fim de ver se, após isso, não ficaria qualquer coisa nas minhas opiniões que fosse inteiramente indubitável.

Assim, porque os nossos sentidos nos enganam algumas vezes, eu quis supor que nada há que seja tal como eles o fazem imaginar. E porque há homens que se enganam ao raciocinar, até nos mais simples temas de geometria, e neles cometem paralogismos, rejeitei como falsas, visto estar sujeito a enganar-me como qualquer outro, todas as razões de que até então me servira nas demonstrações. Finalmente, considerando que os pensamentos que temos quando acordados nos podem ocorrer também quando dormimos, sem que neste caso nenhum seja verdadeiro, resolvi supor que tudo o que até então encontrara acolhimento no meu espírito não era mais verdadeiro que as ilusões dos meus sonhos. Mas, logo em seguida, notei que, enquanto assim queria pensar que tudo era falso, eu, que assim o pensava, necessariamente era alguma coisa. E notando esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as extravagantes suposições dos cépticos seriam impotentes para a abalar, julguei que a podia aceitar, sem escrúpulo, para primeiro princípio da filosofia que procurava.

René Descartes, in 'Discurso do Método'

Os Pensamentos Intraduzíveis

É sabido que comboios completos de pensamento atravessam instantaneamente as nossas cabeças, na forma de certos sentimentos, sem tradução para a linguagem humana, menos ainda para uma linguagem literária... porque muitos dos nossos sentimentos, quando traduzidos numa linguagem simples, parecem completamente sem sentido. Essa é a razão pela qual eles nunca chegam a entrar no mundo, no entanto toda a gente os tem.

Fiodor Dostoievski, in 'Uma Anedota Sórdida'

O tema é filosoficamente tão amplo que se procurarmos nas diversas fontes de pesquisas iremos encontrar inesgotáveis explicações e teorias para explicar nossos pensamentos, entretanto, todos ao fundo estão fundamentados em que desenvolvemos pensamentos, como forma de explicarmos de forma pessoal e exclusiva qualquer fato, acontecimento ou coisa que nos cerca. O terreno é fértil, como o presente posicionamento que tento descrever. De todo modo nossos pensamentos são indissolúveis com nossa condição de seres detentores de alma interligada em nossa condição física e terrena. A partir da simples ação de respirarmos, quando passamos a existir já estamos emitindo pensamentos.

Pensamentos são em sua maioria intrínsecos e outros que exteriorizamos a partir de ações ativas ou omissivas, falas ou mesmo por silêncio. Sim, digo isso, pois a fala “um tostão pelos seus pensamentos” em todas as ocasiões nosso interlocutor a partir de nosso silêncio consegue observar que em algo estamos pensando. O ser humano formula pensamentos a todo instante, até quando está dormindo, se traduzindo em sonhos que podem ser bons como os devaneios ou maus como os pesadelos, mas de toda forma é uma modo que nosso organismo, por ser um ente vivo, consegue conviver com o verdadeiro turbilhão de pensamentos que nos ocorrem à todo instante em quantidade tal, que nem todas as mídias existentes no planeta conseguiriam armazenar o que é pensado por uma só pessoa ao longo de sua existência.

O fato de pensar já foi e é utilizado por determinadas religiões como freios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com