TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre o Catolicismo

Por:   •  15/9/2019  •  Monografia  •  4.621 Palavras (19 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 19

Universidade Luterana do Brasil

[pic 1]

Cultura Religiosa

Canoas, 9 de maio de 2016.

Cultura Religiosa

Pesquisa sobre o Catolicismo

Leonardo Montiel, Rafael Benelli, Roque Alfredo da Rosa, Eduardo Matos

Sumário

4-......................................................................................................................Introdução

5-..............................................................................................Ideia de vida após a morte

6-.............................................................................................................Ideia de salvação

7-...........................................................................Principais festas ou períodos sagrados

8 & 9-.....................................................................................................Contexto histórico

10 & 11...................................................................................Ordem hierárquica do clero

12, 13 & 14...............................................................................Livros que compõe a bíblia

15 & 16............................................................................................................As cruzadas

17 & 18................................................................................................Santíssima trindade

19 & 20................................................................................................................Juízo final

21.......................................................................................................................Conclusão

22......................................................................................................................Bibliografia

Introdução

O presente trabalho de cultura religiosa é sobre o catolicismo, mais concretamente sobre seu contexto histórico e seus princípios como religião e grupo religioso.

É objetivo deste trabalho o aprendizado sobre a religião católica e a complementação dos fatos entregues no trabalho em que este é baseado.

A metodologia usada neste trabalho foi por meio da internet e por buscas bibliográficas, e é baseado no trabalho previamente entregue.

Ideia de vida após a morte na visão do catolicismo

Na igreja católica acredita-se em um céu, um inferno e um purgatório, onde os atos de cada um definem para qual desses lugares irá a alma após a morte. Os católicos consideram que a alma é única, por essa razão não reencarnam em outros corpos físicos onde os únicos princípios são da imortalidade e da ressurreição, e não da reencarnação.

Se a pessoa obtiver o perdão de suas ações irá para o céu, por outro lado se for condenada irá para o inferno. Por fim, o purgatório serve para purificar a alma das pessoas segundo o catolicismo. Para o catolicismo a morte é vista como uma passagem, como o batismo definitivo para o caminho para a vida eterna. Nos funerais os católicos velam o corpo do defunto com orações e o padre encomenda a vida do defunto ás mãos de Deus. No momento do enterro, há uma benção final dada pelo padre, onde o objetivo é pedir o acolhimento do corpo pela terra. Após a morte, é comum acontecerem celebrações em memória do morto após o sétimo dia de sua morte.

A ideia de salvação segundo o catolicismo

A salvação é oferecida por Deus para todos, e essa salvação conduz o homem à santidade, à felicidade e à vida eterna. A salvação é aceita pelo homem quando ele passa a aceitar Jesus Cristo e, e passa a ter fé na sua igreja, que é o corpo de Cristo.

        A partir do momento em que o homem aceita a salvação, ele começa a tomar parte em uma luta espiritual, que se inicia no batismo e segue pelo resto de sua vida por meio da oração e dos sacramentos.

        O catolicismo acredita que os sacramentos servem para nos livrarmos do pecado, ou seja, somente ter fé na promessa divina de salvação não é suficiente para ser salvo, apesar de ter fé também ser importante para a salvação. Os sacramentos são sete: o batismo a confirmação, a santa eucaristia, a penitência, a extrema unção, as ordenações sagradas e o matrimônio.

        Acredita-se também que mesmo após a morte no pecado, o homem pode ter sua pena purgatória aliviada por meio das rezas de seus entes queridos e pelas obras bondosas que fez durante sua vida.  Alem disso, quando um homem santo faz boas ações que ultrapassam o necessário para sua salvação individual, essas boas ações podem ser utilizadas por outras pessoas que ainda necessitam de salvação divina.

        Por fim, quando a salvação é obtida pelo homem pecador, esse vira santo, e obtêm-se vida eterna em Deus e junto à Deus, num lugar onde o mal não existirá e a felicidade será eterna.

Principais festas ou períodos sagrados.

  • Advento: ocorre nas quatro semanas que precedem o Natal e dá início ao chamado ano Litúrgico para a preparação dos cristãos para o momento do nascimento de cristo.

  • Natal: fixado sempre aos 25 de Dezembro relembra o momento do nascimento

  • Epifania :festa fixada em 6 de Janeiro 12 dias após o Natal celebra a adoração de Jesus Cristo pelos reis magos e para os cristãos ortodoxos é a data de seu batismo.
  • Sexta–feira santa: data variável ocorrendo na sexta –feira imediatamente anterior ao Domingo de Pascoa relembra o sofrimento e a morte de Jesus Cristo.
  • Domingo de Pascoa: por definição é o primeiro domingo após a Lua cheia que ocorre após o equinócio vernal e pode cair entre os dias 22 de Março e 25 de Abril. Celebra a ressureição de Jesus e a sua vitória sobre a morte.
  • Ascensão de Jesus ao céu: Data que também é variável e determina por ocorrer 40 dias após a celebração do Domingo de pascoa e que celebra a presença de Cristo junto ao Pai como intercessor
  • Pentecostes: Data variável mas ocorre 50 dias após a Pascoa e que celebra o aparecimento do Espírito Santo sobre os discípulos conforme está escrito no livro Atos 2.

Contexto Histórico da igreja católica

Fundador

 Jesus de Nazaré nasceu em Belém durante o reinado de Herodes, o Grande no ano romano de 754 ou ano 1 da era Cristã. Durante sua infância e juventude o reino judaico fazia parte do império Romano e até chegar a idade de 30 anos não se tem registros pois foi com esta idade que teve início a pregação pública de seus ensinamentos na crença de um Deus único o monoteísmo. E em seus ensinamentos estava centrada no conceito de um Pai amoroso, no seu próprio sacrifício expiatório no arrependimento e na fé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com