TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto sobre a igreja luterana

Por:   •  24/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 4

                                                     PROJETO DE PESQUISA

                                              UNIVERSIDADE SANTO AMARO

                                                         CAMPUSII

                               GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM HISTÓRIA

Aluno participante: Douglas Goeking

Professor orientador: jovino

                                             

                                    O surgimento da igreja Luterana em São Paulo

       As diferenças entre luteranismo evangélico, unidas e confissão luterana.

  1. Introdução

  Este projeto tem por objetivo descrever o surgimento do Luteranismo no Brasil e suas vertentes,focando os estudos principalmente na cidade de São Paulo.

  Durante algumas leituras ainda no pré-projeto surgiu um grande interesse pelo tema, após ter seguido algumas leituras como: Max Weber sobre a ética protestante, 1864-1920, o The Lutheran Church-missouri-1847 que vão de encontro com os respectivos pensamentos apontados durante a leitura do assunto.

  Diante da compatibilidade do assunto é de alto agrado que ao desenvolver o tema em torno do conceito do Luteranismo, explicam-se as várias vertentes, o surgimento no Brasil, a religião dentro de suas convicções e liberdades.

  Nos EUA e outros paises na Europa, Ásia e Alemanha, pastores já formados, mesmo nas teologias evangélicas da igreja, procuram as doutrinas e teologias da genuína igreja Luterana.

  É neste contexto que vou abordar o surgimento da Igreja Luterana no Brasil, sua vertente, seu posicionamento perante a sociedade e outras religiões.

2.Problema

 O contexto é muito abrangente, por isso pode-se delimitar o seu processo, analisando somente a etapa do surgimento da Igreja Luterana no Brasil em especial na cidade de São Paulo.

  Estabelecer as diferenças doutrinárias, de costumes, dentro do próprio Luteranismo e algumas religiões.

  Nessa perspectiva busco responder a seguinte questão: Porque existem diferenças entre as igrejas luteranas, quais são, porque se diz que a doutrina Luterana é pura.

3.Justificativa

  Diante do que vimos procuro estabelecer relações entre as denominações luteranas e outras religiões, procurando entender porque especialmente o cristão luterano, não se filia a outras denominações religiosas.

 Para isso iremos investigar suas doutrinas, seus costumes, para então compreender as diferenças doutrinarias.

4.Hipótese

  Convictos da verdade revelada por Deus, os Luteranos não mantém comunhão com organizações ou sociedades, quer abertas ou secretas, declaradamente religiosas ou que praticam certa espiritualidade.

5.Objetivo

  Este estudo servirá para abordar e entender as doutrinas Luteranas e a sua visão perante outros segmentos religiosos em nossa sociedade no intuito de produzir uma análise critica sobre a formação religiosa da sociedade.

6.Metodologia

  Buscando analisar a temática proposta, este trabalho será pautado na investigação a respeito do tema proposto.De forma a atingir a maior veracidade possível no processo de conhecimento da problemática a ser estudada, o trabalho examinará com um olhar investigativo situações referentes ao objeto estudado que no caso desta análise trata-se do surgimento da  Igreja Luterana no Brasil.

  O estudo visa abordar o conhecimento a respeito do luteranismo e a sua posição perante a sociedade atual, para isso se faz necessário direcionar a abordagem em base da utilização de materiais teóricos e pesquisa de campo.

  Após o levantamento do material teórico o estudo seguirá distribuído em:

1º- Análise qualitativa para selecionar o tópico de investigação.

2º- Buscar informações, estudar o ambiente através de uma pesquisa de campo.

3º- Identificar as diferenças e avaliar uma solução.

4º- escrita dos capítulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com