TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arraial da Conceição: Projeto de Requalificação para o entorno da Igreja Matriz de Afuá-Pa

Por:   •  31/5/2017  •  Monografia  •  5.267 Palavras (22 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ-UNIFAP

BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

Francisco Roque

Pré Projeto de Pesquisa

SANTANA-AP

2015


FRANCISCO ROQUE - 18 201104015[pic 2]

Pré Projeto de Pesquisa

 [pic 3]

SANTANA-AP

2015[pic 4]


SUMARIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO.......................................... 4

2. JUSTIFICATIVA...............................................................................................6

3. OBJETIVO GERAL..........................................................................................7

3.1 ESPECÍFICOS ..............................................................................................7

4. METODOLOGIA..............................................................................................7

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.................................................................... 11

6. CRONOGRAMA ...........................................................................................24

REFERÊNCIAS.................................................................................................25


INTRODUÇÃO

Afuá situa-se na Zona de Marajó e Ilhas, na extremidade norte-ocidental da Ilha de Marajó. Banhado pelo Canal do Vieira Grande, na “Boca” Oriental do Rio Amazonas. Por volta de 1845, quando Micaela Ferreira, latifundiária, ali se estabeleceu, ocupando uma posse de terras, a que denominou Santo Antônio. Nas proximidades do terreno doado para construção da Igreja, começaram a chegar pessoas advindas de interiores próximos, formando um pequeno aglomerado populacional, que deu iniciou a construção de barracas, que logo se tornaram residências iniciando o processo urbano-populacional do local.

A Ilha de Afuá tem 4 km de comprimento por 1,5 km de largura. Afuá é uma cidade importante na ilha do Marajó, no que concerne a rota comercial: tem porto e é roteiro de viagem para Breves, Macapá e Belém.

O afuaense sempre foi um povo identificado pelas tradições religiosas. Anualmente as pessoas cultuam a festa em homenagem a Santa, através do Arraial da Conceição, enfatizando um forte traço de relação social com o cunho religioso. “[...] O culto aos santos e a valorização das relíquias deram as pessoas comuns um sentido de patrimônio muito próprio, que concerne tanto na valorização dos lugares e objetos como dos rituais coletivos [...]” (FUNARI E PELEGRINI 2006 Pag. 12).

  A festa popular tem grande repercussão no município, e consagra a Padroeira de Afuá: NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. Este festejo e a Igreja Matriz se confundem com a história do município de Afuá. Desde 1870 até o ano de 2007, o Igreja passou por cinco versões construtivas, cinco estéticas diferentes de projetos até chegar a versão atual, está última desde 2007 foi a única que não recebeu o evento em sua essência e no seu local original.  

A festividade acontece desde o ano de 1870 e estende-se (desde o círio fluvial até o dia 8 de dezembro, dia da Padroeira), que começava no 28 de novembro, esta era a data marcada. No dia 8 de Dezembro acontece a tradicional procissão do Círio terrestre, o restante da festividade acontece no Arraial que tradicionalmente acontecia em frente a igreja, e desde 2005 realiza-se na quadra de esportes do município.

O Tema que pretendo utilizar trata-se da qualificação urbana da área da festividade da Nossa Senhora da Conceição de Afuá, onde o objetivo é um projeto de requalificação para a área. Outra vertente é resgatar e expressar a religiosidade do povo afuaense, através do arraial da Padroeira daquele local. Por se tratar de uma relação de patrimônio material e imaterial e uma notória manifestação cultural e social.

TEMA

Arraial da Conceição: Projeto de Requalificação para o entorno da Igreja Matriz de Afuá-Pa.

PROBLEMA

A mudança do Arraial do local original da festividade, que antes (de 1870 a 2004) acontecia na Praça Matriz em frente á Igreja, para a quadra de esportes, trouxe um grande problema para o festejo, que é a resistência do povo em relação ao novo local da festividade, a quadra poliesportiva, pois esta significativa mudança ocasionou uma queda considerável na participação da comunidade católica afuaense, pois esse local não se enquadra nas características que concerne a uma festa de caráter religioso, resultando em uma notável redução da vivência do espaço por parte das pessoas que cultivam a festividade de Nossa Senhora da Conceição de Afuá ao longo dos anos.

HIPÓTESE

            A requalificação da área em frente à igreja proporcionará a melhoria da infraestrutura do espaço, além de resgatar a tradição da festividade da Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Afuá, ao local original. Objetiva-se que este local revitalizado, com estrutura eficiente possa suprir as necessidades urbanísticas do entorno da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Afuá, para que possa trazer a continua participação do povo, que é a essência do festejo anual.

JUSTIFICATIVA

Desde o ano de 2005, a programação da festividade de Nossa Senhora da Conceição acontece na quadra de esportes de Afuá. Trata-se de um espaço que concede diversos eventos, tais como a prática do futebol de quadra, voleibol, basquetebol entre outros esportes, a realização anual do festival do camarã, e de mais eventos artísticos. O espaço não tem aspecto para oferecer um evento de cunho religioso, para conceder o arraial da padroeira de Afuá.

Propõe-se um projeto para área do entorno da Igreja matriz que requalifique o espaço e atenda os preceitos para comportar a população participante, e faça o evento voltar para o local original, que concedeu os festejos do arraial de 1870 a 2004.

Com o intuito de requalificação da paisagem, objetiva-se utilizar as duas áreas: a área que diz respeito ao muro e alambrado que circunda a igreja, e a área da praça existente (Dom Alquilio) e torna-las um só espaço urbano- qualitativo, almejando um projeto com propósito de transformá-las em um espaço social que comporte e traga de volta o arraial para frente da Matriz da conceição de Afuá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (914.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com