TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteção contra agentes patogênicos

Seminário: Proteção contra agentes patogênicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Seminário  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

1.a) Proteção contra patógenos, levando à produção de fitoalexinas, previne a ruptura da membrana plasmática pela entrada de água na célula, crescimento, intercambio de substancias, condução de substancias, absorção e eliminação de substancias, quando constituída de lignina confere proteção contra herbivoria, portadora de enzimas relacionadas a vários processos metabólicos.

b) É um fuso com aspecto fibroso entre dois grupos de cromossomos que estão se separando para a formação da parede celular chamado de fragmoplasto, iniciado no final da mitose durante a telófase na região equatorial da célula mãe. Formado pela fusão de vesículas originadas dos dictiossomos e do retículo endoplasmático. Esta placa vai crescendo para a periferia, até se fundir com a parede da célula-mãe. Até o contato da placa celular com as paredes da célula-mãe, o fragmoplasto desaparece e a placa vai sofrendo modificações graduais para formar a lamela mediana entre as duas células-filhas.

c) São depressões ou regiões alongadas denominadas de pontuações primordiais onde ocorre a deposição de microfibrilas de celulose permitindo a intercomunicação celular. Podem ser pontuações simples e areoladas.

d) Na pontuação simples ocorre apenas uma interrupção da parede secundaria, sendo assim a cavidade tem quase o mesmo diâmetro. Já a pontuação areolada consiste em uma saliência de contorno circular semelhante a uma calota com abertura central, a abertura da aréola.

2.a) Participa na manutenção da união intercelular, atuam de forma conjunta com outros polissacarídeos como a celulose e hemicelulose contribuindo para adesão entre as células, firmeza e resistência mecânica do tecido. A pectina também é determinante na firmeza dos vegetais, característica que se estabelece durante o seu crescimento, amadurecimento, armazenamento e processamento.

b) A protopectina, os ácidos pécticos e os ácidos pectínicos.

c) A protopectina é insolúvel em água e está presente nos vegetais e frutas verdes, o que confere aos mesmos uma textura compacta. Os ácidos pécticos são solúveis em água e não apresentam metoxilas, são formados a partir da ação da enzima pectina metilesterase sobre as protopectinas. Os ácidos pectínicos, também são solúveis em água, ao contrário dos pécticos, são metoxilados.

3.a) Sua função é de conferir rigidez, impermeabilidade e resistência a ataques microbiológicos e mecânicos aos tecidos vegetais.

b)

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com