TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psico sociais

Por:   •  1/5/2015  •  Artigo  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Compreender no texto.        

1 - Por que se faz a distinção entre os estudos sobre a cultura da antropologia e os da sociologia?

A sociologia dedicou-se especialmente ao estudo da sociedade europeia, que enfrentava graves problemas sociais, como o êxodo rural, a urbanização e a industrialização acelerada. Esses fenômenos punham em conflito as tradições e as inovações, o artesanato e a produção tecnológica, exigindo o estudo científico do comportamento humano em coletividade. Já a antropologia desenvolveu-se como área do conhecimento interessada em estudar sociedades não europeias – aquelas com as quais os europeus entraram em contato a partir da expansão colonista.        

2 - Por que os europeus queriam conhecer a cultura dos não europeus?        

Não podemos dizer que fosse apenas uma curiosidade científica – as metrópoles europeias, como França e Inglaterra, tinham interesse em conhecer a língua e os costumes dos povos dominados, especialmente para que a exploração colonial se efetuasse sem muito conflito ou violência. Saber a história desses povos, seu idioma, crenças e formas de poder era de especial importância para os colonizadores.        

3 - Até o inicio do século XX, como as teorias sociais tentavam lidar com as diferenças sociais?

Os sociólogos procuraram utilizar a etnografia para a pesquisa dos grupos sociais minoritários de afrodescendentes ou imigrantes. Aplicando esse método ao estudo de pequenas cidades, bairros e aldeias, tentavam desvendar suas características culturais diferenciais. Usando estatísticas, análise documental, observação e questionários, desenvolviam análises qualitativas em profundidade, de forma semelhante à dos antropólogos entre povos não europeus.


4 - Que fatores contribuíram para que os cientistas sociais no século XX abandonassem a perspectiva que tratava as sociedades europeias como estágios de um mesmo processo evolutivo?

Essas análises mostraram que, em primeiro lugar, a sociedade capitalista caracterizava-se por enormes diferenças e desigualdades sociais, que colocavam as classes subalternas europeias em situação ainda mais adversas que aquela em que viviam povos considerados por muitos autores como primitivos ou selvagens. Em segundo lugar, o estudo do capitalismo e de sua expansão pôs à mostra os processos de dominação que a Europa estabelecia com os demais continentes. A análise crítica dos laços coloniais denunciava à relação perversa estabelecida as metrópoles europeias e suas colônias, mostrando a impossibilidade de se considerar essas sociedades como estágios diversos de um mesmo processo evolutivo.          

5 - Como Ferdinand Tönnies explicou os conceitos básicos de diferenciação social de comunidade e social.  

É importante perceber que, na perspectiva de Tönnies, a comunidade não representa uma organização social primitiva, mas apenas outro tipo de sociabilidade e coesão entre as pessoas. A comunidade também não representa um momento histórico anterior e que procede a sociedade, mais um tipo de relações sociais que se perpetuam pela ação de fatores diferentes daquelas existentes na sociedade – nas comunidades agem a tradição e a proximidade, enquanto, na sociedade, o direito e o Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com