TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Religiao

Casos: Psicologia Da Religiao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

A RELIGIÃO DA INFÂNCIA

Religião da criança é extremamente complexo. De modo muito simples, porém, podemos dizer como Pratt, que a religião da criança se origina da influência de pessoas maiores, principalmente da influência dos pais, do ensino formal do

comportamento religioso e do desenvolvimento natural da mente da criança.

Na infância não tem como fazer uma avaliação sistemática, por motivos de sua inocência nos fatos ocorridos na religião. A criança não consegue assimilar conteúdo ou mesmo algum fenômeno da religião. Então são necessários os pais como referencia

influenciar ela neste meio social, para ela assimilar tais coisas.

No período da infância que está em formação sua personalidade, e atitude de confiança e desconfiança, principalmente nos pais, assim ele vê a religião como uma forma agradável de conviver com relacionamentos interpessoais. “Grande influência no seu conceito de Deus e, conseqüentemente, na qualidade de sua vida religiosa, que depende grandemente do tipo de experiência emocional que o símbolo paterno evoca.”

Outra coisa interessante na religião da criança, cabe aos pais apresentar a sua divindade “ Deus”, através da suas experiências e convívio com as outras pessoas assim a criança vai compreender a existência de Deus , tendo ele como uma figura masculina , nisso o pai tem que ser sua referencia na busca de Deus.

“O mesmo diga-se da vida religiosa. Quanto mais cedo à criança for exposta ao ensino do comportamento religioso, mais efetivo ele se tornará em sua vida. A sabedoria do escritor dos Provérbios é sobejamente comprovada pela moderna psicologia: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dêle" (Prov. 22:6).”

A RELIGIÃO DA ADOLESCÊNCIA E DA MOCIDADE

A religião desempenha um papel importante na formação moral e cultural do adolescente e jovem, por propiciar-lhe, dilatando-lhe a compreensão em

torno da realidade da vida e dos seus objetivos essenciais. A religião contribui com ética, e espiritualidade do caráter e na afirmação da personalidade do jovem em desenvolvimento.

"A experiência religiosa é enriquecida por meio de reverência mais profunda e maior satisfação na comunhão com Deus. Os símbolos eclesiásticos, as tradições e a comunhão com o grupo religioso tornam-se significativa e misteriosamente atraentes. O culto que, uma vez, significava mera repetição formal, agora tem algo de vívido e de mistério fascinador. A oração pode levá-lo ao êxtase, à meditação e a realizações de heróicos sacrifícios. A vida se transforma num verdadeiro arco-íris de cores brilhantes. Não é de estranhar que o interesse religioso se acentue tão vivamente na adolescência, pois nessa idade o homem adquire a capacidade de experimentar, de modo mais rico e mais profundo, os valores da vida."

Todavia, a adolescência é uma fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico mental e social. É nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. A adolescência é uma época de imaturidade em busca de maturidade. E nesta fase que busca na religião a verdade, e aquilo que aprendeu na sua infância fica superficial. Com tanto

conflito e questionamento dentro de sua mente em busca de emoção, razão e novas experiências em todas as áreas.

São influenciadas pelo seu convívio social, suas expectativas são grandes. Tem desejos variados, conhece Deus como seus pais ensinaram ou até mesmo obrigaram a seguir com uma vida religiosidade. Contudo querem buscar da sua própria forma, elaboram perguntas, confrontam a si mesmo. Deixar com que nossos adolescentes entrem sintonia com sua religião e, conseqüentemente, com Deus de forma apaixonante e não temerosa.

Alguns estão empenhados na comunidade, participam de Grupos de Jovens, outros até são lideranças sérias. Mas, também há aqueles que nem querem ouvir falar disso tudo. Contudo, venho amadurecendo a idéia de que a sintonia dos adolescentes com Deus deve acontecer livremente, sem pressões, e desfrutando do exemplo dos educadores: pais, amigos, líderes, professores, enfim, de toda a comunidade.

A RELIGIÃO DO ADULTO

Na fase adulta o homem já tem sua personalidade pelas suas experiências já vivida, e sua historia vida. Contudo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com